Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nora, Paulo dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em identificar e analisar os Conceitos Transversais (CT) contemplados em questões de Ciências do PISA, em especial aquelas que abordam conteúdos químicos. As questões investigadas correspondem aos anos de aplicação entre 2000 a 2015, totalizando 59 questões. Foram analisados os enunciados das questões bem como as respostas esperadas descritas no site do INEP. Trata-se de um estudo predominantemente qualitativo em que se fez uso dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. Os CT podem ser considerados como conceitos unificadores que têm aplicação em todos os domínios da ciência, a saber: CT1 – padrões; CT2 - causa e efeito: mecanismo e previsão; CT3 – escala, proporção e quantidade; CT4 - sistemas e modelos de sistema; CT5 - energia e matéria; CT6 - estrutura e função; CT7 - estabilidade e mudança. Os CT foram utilizados, nesta pesquisa, como categorias a priori sendo que os mais evidenciados nas questões analisadas foram o CT2; CT3 e o CT5, uma vez que se encontram diretamente ligados ao conceito de letramento científico e às competências científicas avaliadas pelo PISA. Mediante as análises, consideramos que por meio dos CT pode ser possibilitado aos estudantes, ideias norteadoras, que contribuem para melhor investigar, modelar e compreender o mundo, ajudando na compreensão de fenômenos científicos e valorizando a aprendizagem científica como um processo.
id UTFPR-13_be1ac73434ca15c834c69f04e6311d23
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6991
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversaisEnsino de CiênciasConceitos Transversais; PISA; Letramento Científico; Ensino de CiênciasO objetivo deste artigo consiste em identificar e analisar os Conceitos Transversais (CT) contemplados em questões de Ciências do PISA, em especial aquelas que abordam conteúdos químicos. As questões investigadas correspondem aos anos de aplicação entre 2000 a 2015, totalizando 59 questões. Foram analisados os enunciados das questões bem como as respostas esperadas descritas no site do INEP. Trata-se de um estudo predominantemente qualitativo em que se fez uso dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. Os CT podem ser considerados como conceitos unificadores que têm aplicação em todos os domínios da ciência, a saber: CT1 – padrões; CT2 - causa e efeito: mecanismo e previsão; CT3 – escala, proporção e quantidade; CT4 - sistemas e modelos de sistema; CT5 - energia e matéria; CT6 - estrutura e função; CT7 - estabilidade e mudança. Os CT foram utilizados, nesta pesquisa, como categorias a priori sendo que os mais evidenciados nas questões analisadas foram o CT2; CT3 e o CT5, uma vez que se encontram diretamente ligados ao conceito de letramento científico e às competências científicas avaliadas pelo PISA. Mediante as análises, consideramos que por meio dos CT pode ser possibilitado aos estudantes, ideias norteadoras, que contribuem para melhor investigar, modelar e compreender o mundo, ajudando na compreensão de fenômenos científicos e valorizando a aprendizagem científica como um processo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nora, Paulo dos SantosBroietti, Fabiele Cristiane Dias2017-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/699110.3895/actio.v2n3.6991ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 60-78ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 60-782525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991/4624Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:15Zoai:periodicos.utfpr:article/6991Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:15Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
title Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
spellingShingle Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
Nora, Paulo dos Santos
Ensino de Ciências
Conceitos Transversais; PISA; Letramento Científico; Ensino de Ciências
title_short Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
title_full Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
title_fullStr Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
title_full_unstemmed Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
title_sort Um estudo das questões de ciências do PISA: analisando os conceitos transversais
author Nora, Paulo dos Santos
author_facet Nora, Paulo dos Santos
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author_role author
author2 Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nora, Paulo dos Santos
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Conceitos Transversais; PISA; Letramento Científico; Ensino de Ciências
topic Ensino de Ciências
Conceitos Transversais; PISA; Letramento Científico; Ensino de Ciências
description O objetivo deste artigo consiste em identificar e analisar os Conceitos Transversais (CT) contemplados em questões de Ciências do PISA, em especial aquelas que abordam conteúdos químicos. As questões investigadas correspondem aos anos de aplicação entre 2000 a 2015, totalizando 59 questões. Foram analisados os enunciados das questões bem como as respostas esperadas descritas no site do INEP. Trata-se de um estudo predominantemente qualitativo em que se fez uso dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. Os CT podem ser considerados como conceitos unificadores que têm aplicação em todos os domínios da ciência, a saber: CT1 – padrões; CT2 - causa e efeito: mecanismo e previsão; CT3 – escala, proporção e quantidade; CT4 - sistemas e modelos de sistema; CT5 - energia e matéria; CT6 - estrutura e função; CT7 - estabilidade e mudança. Os CT foram utilizados, nesta pesquisa, como categorias a priori sendo que os mais evidenciados nas questões analisadas foram o CT2; CT3 e o CT5, uma vez que se encontram diretamente ligados ao conceito de letramento científico e às competências científicas avaliadas pelo PISA. Mediante as análises, consideramos que por meio dos CT pode ser possibilitado aos estudantes, ideias norteadoras, que contribuem para melhor investigar, modelar e compreender o mundo, ajudando na compreensão de fenômenos científicos e valorizando a aprendizagem científica como um processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991
10.3895/actio.v2n3.6991
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6991/4624
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 60-78
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 60-78
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985607278592