Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maniesi, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Pura Lúcia Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683
Resumo: Este artigo aborda uma pesquisa-ensino voltada às práticas pedagógicas dos professores e às práticas de estudo de estudantes de Física do Ensino Médio, tendo como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática. Tem como objetivo trazer para reflexão a Sistematização Coletiva do Conhecimento como alternativa de ensino e de estudo nesta área do conhecimento. Os dados foram   produzidos por meio das falas e textos elaborados pelos estudantes, na vivência de quatro momentos do processo metodológico Sistematização Coletiva do Conhecimento, tendo como base referenciais teóricos pré-estabelecidos, com os participantes da pesquisa descrevendo, analisando, problematizando, discutindo, explicando e compreendendo tanto suas práticas de estudo quanto as práticas pedagógicas dos professores de Física do Ensino Médio. O estudo mostra que a desconstrução e reconstrução do ensino pautado na transmissão-assimilação tanto na prática do professor como nas práticas de estudo dos estudantes pode ser modificado se realizada a Sistematização Coletiva do Conhecimento, favorecendo a apropriação crítico-reflexiva dos conteúdos inerentes à Física.
id UTFPR-13_c8fcd5ec6536ad12293546ff43340861
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13683
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimentoPhysics teaching in high school through the collective systematization of knowledge7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensinoPhysics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical PracticesEnsino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas PedagógicasEste artigo aborda uma pesquisa-ensino voltada às práticas pedagógicas dos professores e às práticas de estudo de estudantes de Física do Ensino Médio, tendo como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática. Tem como objetivo trazer para reflexão a Sistematização Coletiva do Conhecimento como alternativa de ensino e de estudo nesta área do conhecimento. Os dados foram   produzidos por meio das falas e textos elaborados pelos estudantes, na vivência de quatro momentos do processo metodológico Sistematização Coletiva do Conhecimento, tendo como base referenciais teóricos pré-estabelecidos, com os participantes da pesquisa descrevendo, analisando, problematizando, discutindo, explicando e compreendendo tanto suas práticas de estudo quanto as práticas pedagógicas dos professores de Física do Ensino Médio. O estudo mostra que a desconstrução e reconstrução do ensino pautado na transmissão-assimilação tanto na prática do professor como nas práticas de estudo dos estudantes pode ser modificado se realizada a Sistematização Coletiva do Conhecimento, favorecendo a apropriação crítico-reflexiva dos conteúdos inerentes à Física.This article addresses a research-teaching focused on the pedagogical practices of teachers and the study practices of high school physics students having as its epistemological axis the concept of theory as an expression of practice. Its objective is to bring to reflection the Collective Systematization of Knowledge as an alternative for teaching and studying in this area of knowledge. The data were produced through the speeches and texts prepared by the students in the experience of four moments of the Collective Systematization of Knowledge methodological process, based on pre-established theoretical references with the research participants describing, analyzing, problematizing, discussing, explaining and understanding both their study practices and the pedagogical practices of high school physics teachers. The study shows that the deconstruction and reconstruction of teaching based on transmission-assimilation both in teacher practice and in student study practices can be modified if the Collective Systematization of Knowledge is carried out favoring the critical-reflective appropriation of contents inherent to Physics.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Maniesi, Paulo SérgioMartins, Pura Lúcia Oliver2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1368310.3895/actio.v6n3.13683ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683/8668https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2076https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2077Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/13683Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
Physics teaching in high school through the collective systematization of knowledge
title Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
spellingShingle Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
Maniesi, Paulo Sérgio
7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensino
Physics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical Practices
Ensino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas Pedagógicas
title_short Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
title_full Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
title_fullStr Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
title_full_unstemmed Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
title_sort Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
author Maniesi, Paulo Sérgio
author_facet Maniesi, Paulo Sérgio
Martins, Pura Lúcia Oliver
author_role author
author2 Martins, Pura Lúcia Oliver
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
dc.contributor.author.fl_str_mv Maniesi, Paulo Sérgio
Martins, Pura Lúcia Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensino
Physics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical Practices
Ensino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas Pedagógicas
topic 7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensino
Physics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical Practices
Ensino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas Pedagógicas
description Este artigo aborda uma pesquisa-ensino voltada às práticas pedagógicas dos professores e às práticas de estudo de estudantes de Física do Ensino Médio, tendo como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática. Tem como objetivo trazer para reflexão a Sistematização Coletiva do Conhecimento como alternativa de ensino e de estudo nesta área do conhecimento. Os dados foram   produzidos por meio das falas e textos elaborados pelos estudantes, na vivência de quatro momentos do processo metodológico Sistematização Coletiva do Conhecimento, tendo como base referenciais teóricos pré-estabelecidos, com os participantes da pesquisa descrevendo, analisando, problematizando, discutindo, explicando e compreendendo tanto suas práticas de estudo quanto as práticas pedagógicas dos professores de Física do Ensino Médio. O estudo mostra que a desconstrução e reconstrução do ensino pautado na transmissão-assimilação tanto na prática do professor como nas práticas de estudo dos estudantes pode ser modificado se realizada a Sistematização Coletiva do Conhecimento, favorecendo a apropriação crítico-reflexiva dos conteúdos inerentes à Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683
10.3895/actio.v6n3.13683
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n3.13683
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683/8668
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2076
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2077
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-18
2525-8923
10.3895/actio.v6n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984966598656