Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683 |
Resumo: | Este artigo aborda uma pesquisa-ensino voltada às práticas pedagógicas dos professores e às práticas de estudo de estudantes de Física do Ensino Médio, tendo como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática. Tem como objetivo trazer para reflexão a Sistematização Coletiva do Conhecimento como alternativa de ensino e de estudo nesta área do conhecimento. Os dados foram produzidos por meio das falas e textos elaborados pelos estudantes, na vivência de quatro momentos do processo metodológico Sistematização Coletiva do Conhecimento, tendo como base referenciais teóricos pré-estabelecidos, com os participantes da pesquisa descrevendo, analisando, problematizando, discutindo, explicando e compreendendo tanto suas práticas de estudo quanto as práticas pedagógicas dos professores de Física do Ensino Médio. O estudo mostra que a desconstrução e reconstrução do ensino pautado na transmissão-assimilação tanto na prática do professor como nas práticas de estudo dos estudantes pode ser modificado se realizada a Sistematização Coletiva do Conhecimento, favorecendo a apropriação crítico-reflexiva dos conteúdos inerentes à Física. |
id |
UTFPR-13_c8fcd5ec6536ad12293546ff43340861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13683 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimentoPhysics teaching in high school through the collective systematization of knowledge7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensinoPhysics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical PracticesEnsino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas PedagógicasEste artigo aborda uma pesquisa-ensino voltada às práticas pedagógicas dos professores e às práticas de estudo de estudantes de Física do Ensino Médio, tendo como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática. Tem como objetivo trazer para reflexão a Sistematização Coletiva do Conhecimento como alternativa de ensino e de estudo nesta área do conhecimento. Os dados foram produzidos por meio das falas e textos elaborados pelos estudantes, na vivência de quatro momentos do processo metodológico Sistematização Coletiva do Conhecimento, tendo como base referenciais teóricos pré-estabelecidos, com os participantes da pesquisa descrevendo, analisando, problematizando, discutindo, explicando e compreendendo tanto suas práticas de estudo quanto as práticas pedagógicas dos professores de Física do Ensino Médio. O estudo mostra que a desconstrução e reconstrução do ensino pautado na transmissão-assimilação tanto na prática do professor como nas práticas de estudo dos estudantes pode ser modificado se realizada a Sistematização Coletiva do Conhecimento, favorecendo a apropriação crítico-reflexiva dos conteúdos inerentes à Física.This article addresses a research-teaching focused on the pedagogical practices of teachers and the study practices of high school physics students having as its epistemological axis the concept of theory as an expression of practice. Its objective is to bring to reflection the Collective Systematization of Knowledge as an alternative for teaching and studying in this area of knowledge. The data were produced through the speeches and texts prepared by the students in the experience of four moments of the Collective Systematization of Knowledge methodological process, based on pre-established theoretical references with the research participants describing, analyzing, problematizing, discussing, explaining and understanding both their study practices and the pedagogical practices of high school physics teachers. The study shows that the deconstruction and reconstruction of teaching based on transmission-assimilation both in teacher practice and in student study practices can be modified if the Collective Systematization of Knowledge is carried out favoring the critical-reflective appropriation of contents inherent to Physics.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Maniesi, Paulo SérgioMartins, Pura Lúcia Oliver2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1368310.3895/actio.v6n3.13683ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683/8668https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2076https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2077Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/13683Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento Physics teaching in high school through the collective systematization of knowledge |
title |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento |
spellingShingle |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento Maniesi, Paulo Sérgio 7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensino Physics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical Practices Ensino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas Pedagógicas |
title_short |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento |
title_full |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento |
title_fullStr |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento |
title_sort |
Ensino de física no ensino médio pela sistematização coletiva do conhecimento |
author |
Maniesi, Paulo Sérgio |
author_facet |
Maniesi, Paulo Sérgio Martins, Pura Lúcia Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Pura Lúcia Oliver |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Paraná. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maniesi, Paulo Sérgio Martins, Pura Lúcia Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensino Physics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical Practices Ensino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas Pedagógicas |
topic |
7.08.04.02-8 Métodos e técnicas de ensino Physics Teaching; High school; Indicators for Pedagogical Practices Ensino de Física; Ensino Médio; Indicadores para as Práticas Pedagógicas |
description |
Este artigo aborda uma pesquisa-ensino voltada às práticas pedagógicas dos professores e às práticas de estudo de estudantes de Física do Ensino Médio, tendo como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática. Tem como objetivo trazer para reflexão a Sistematização Coletiva do Conhecimento como alternativa de ensino e de estudo nesta área do conhecimento. Os dados foram produzidos por meio das falas e textos elaborados pelos estudantes, na vivência de quatro momentos do processo metodológico Sistematização Coletiva do Conhecimento, tendo como base referenciais teóricos pré-estabelecidos, com os participantes da pesquisa descrevendo, analisando, problematizando, discutindo, explicando e compreendendo tanto suas práticas de estudo quanto as práticas pedagógicas dos professores de Física do Ensino Médio. O estudo mostra que a desconstrução e reconstrução do ensino pautado na transmissão-assimilação tanto na prática do professor como nas práticas de estudo dos estudantes pode ser modificado se realizada a Sistematização Coletiva do Conhecimento, favorecendo a apropriação crítico-reflexiva dos conteúdos inerentes à Física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683 10.3895/actio.v6n3.13683 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n3.13683 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/13683/8668 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2076 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/13683/2077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v6n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984966598656 |