A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bastiani, Rafael
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berghauser, Neron Alipio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198
Resumo: Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. Na Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos de aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.
id UTFPR-8_21685925186fbed2c636399606083e9b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5198
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinotecnologias; mídia; ensino; matemática.Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. Na Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos de aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)De Bastiani, RafaelBerghauser, Neron Alipio C.2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-519810.3895/recit.v8.n19.5198Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5198Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:56Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
spellingShingle A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
De Bastiani, Rafael
7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias; mídia; ensino; matemática.
title_short A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_full A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_fullStr A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
title_sort A utilização de recursos multimídia na disciplina de matemática: ensino fundamental
author De Bastiani, Rafael
author_facet De Bastiani, Rafael
Berghauser, Neron Alipio C.
author_role author
author2 Berghauser, Neron Alipio C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bastiani, Rafael
Berghauser, Neron Alipio C.
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias; mídia; ensino; matemática.
topic 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
tecnologias; mídia; ensino; matemática.
description Diante da disseminação de recursos tecnológicos na maioria das atividades modernas, a escola não ficaria para trás por muito tempo. Defendidos por alguns e criticados por outros, os artefatos tecnológicos passaram a compor grande parte das aulas e precisam ser conhecidos em sua aplicação e resultados gerados para o aprendizado tanto do aluno quanto do próprio professor. Na Matemática, os recursos computacionais surgem como estratégias potenciais para complementar os processos de aprendizado por meio de práticas que envolvem o raciocínio lógico. A finalidade deste trabalho foi levantar a percepção dos professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental sobre o uso de recursos de multimídia e os resultados no cotidiano escolar. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a cinco professores de Matemática de uma escola de Ensino Fundamental da região Oeste do Paraná e para a interpretação dos dados foi usada a técnica de análise do discurso do sujeito. A pesquisa apontou que os professores têm um bom conhecimento sobre a infraestrutura disponível na escola; também demonstraram que sabem usar muitos recursos didáticos, mas não o fazem por conta das limitações encontradas na instituição. Também se levantou que, pelo olhar dos professores, as principais áreas com possibilidades de aplicações computacionais em sala são trigonometria e geometria além de frações, funções e matemática financeira. Os professores foram unânimes em declarar que percebem diferenças no aprendizado de alunos quando utilizam recursos pedagógicos informatizados, mas que, acima de tudo está a dedicação, o monitoramento contínuo e, se possível, um contato individualizado junto ao aluno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198
10.3895/recit.v8.n19.5198
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.5198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-5198/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284251719303168