Seguindo o rastro do tempo: um estudo ator-rede de performances de práticas de ensino de licenciandos em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Gabriel Menezes, Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11915
Resumo: Neste texto, apresentamos resultados de uma pesquisa que investigou performances em uma disciplina denominada “Prática de Ensino de Ciências”, em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade situada no estado de Minas Gerais. Com referências nos estudos de Sørensen e Latour, entendemos como performances os agenciamentos entre atores humanos e não humanos e os movimentos decorrentes destes, os quais permitem atingir um determinado fim. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação-participante com registro em caderno de campo, em áudio e em vídeo, em um total de nove aulas, no período de agosto a outubro de 2017. A disciplina observada estava localizada no sexto período do curso, porém contava com a participação de estudantes de outros períodos. Em nossas análises, identificamos que as performances das práticas de ensino foram compostas por entidades com as quais os licenciandos interagiam em seus planejamentos de aulas. Uma delas, o tempo, foi seguida nas modulações verbais que levaram os professores em formação a se moverem ao passado, presente e futuro. Além disso, atores humanos e não humanos figurados nessas performances de aulas fizeram emergir uma escola imaginada por eles, a qual contingenciava suas ações. Se, por um lado, isso ofereceu possibilidades de se flexibilizarem os planejamentos de aula adequando-os às diferentes realidades escolares, por outro, limitou, impediu, fragilizou e/ou conferiu certa angústia às suas possibilidades de atuação no contexto escolar. Destacamos a relevância de disciplinas acadêmicas como a investigada, uma vez que se configuram enquanto espaço-tempo curricular especial em programas de formação de professores, nos quais se permite melhor compreender os complexos e intricados processos de preparação para a docência.
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Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação-participante com registro em caderno de campo, em áudio e em vídeo, em um total de nove aulas, no período de agosto a outubro de 2017. A disciplina observada estava localizada no sexto período do curso, porém contava com a participação de estudantes de outros períodos. Em nossas análises, identificamos que as performances das práticas de ensino foram compostas por entidades com as quais os licenciandos interagiam em seus planejamentos de aulas. Uma delas, o tempo, foi seguida nas modulações verbais que levaram os professores em formação a se moverem ao passado, presente e futuro. Além disso, atores humanos e não humanos figurados nessas performances de aulas fizeram emergir uma escola imaginada por eles, a qual contingenciava suas ações. Se, por um lado, isso ofereceu possibilidades de se flexibilizarem os planejamentos de aula adequando-os às diferentes realidades escolares, por outro, limitou, impediu, fragilizou e/ou conferiu certa angústia às suas possibilidades de atuação no contexto escolar. Destacamos a relevância de disciplinas acadêmicas como a investigada, uma vez que se configuram enquanto espaço-tempo curricular especial em programas de formação de professores, nos quais se permite melhor compreender os complexos e intricados processos de preparação para a docência.In this text, we present the results of a research that investigated teaching practices performances in a Science Teaching Practices course in a Biology and Science Teacher Education Program at a university located in the state of Minas Gerais-Brazil. Based on references in the studies of Sørensen and Latour, we understand as performances the assemblages between human and non-human actors and the movements resulting from them, which allow reaching a certain result.  The research data were collected through participant observation, recorded in a field notebook, audio and video, totaling nine classes, from August to October 2017.  The course was located in the sixth semester of the Biology and Science Teaching Program but had the participation of students from other semesters. In our analyses, we identified that the performance of teaching practices was composed by entities with which the undergraduate students interacted in their lesson plans. One of them, the time, was followed in the verbal modulations that led the teachers in formation to move to the past, present and future. In addition, human and non-human actors featured in these class performances aroused a school imagined by them, which restricted their actions. If, on the one hand, this offered possibilities to make the lesson plans more flexible, adapting them to different school realities, on the other hand, it limited, prevented, weakened and/or conferred some anguish to their possibilities of acting in the school context. We highlight the relevance of academic disciplines such as the one investigated, since they represent a special curricular space-time in teacher training programs, in which it is possible to better understand the complex and intricate processes of preparation for teaching.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESVenancio, BrunoViana, Gabriel MenezesSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2020-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa Participanteapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1191510.3895/actio.v5n3.11915ACTIO: Teaching in Sciences; v. 5, n. 3 (2020); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 5, n. 3 (2020); 1-192525-892310.3895/actio.v5n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/11915/8011https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/11915/1644Direitos autorais 2020 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:34Zoai:periodicos.utfpr:article/11915Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:34Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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