Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Rabelo, Igo Levir
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sutil, Noemi Sutil, Machado, Marina de Lurdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783
Resumo: Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares.
id UTFPR-13_da0958c07738aca76aa20fa7ce2b4f52
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10783
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigaçãoFísicaEducação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem.Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSouza Rabelo, Igo LevirSutil, Noemi SutilMachado, Marina de Lurdes2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1078310.3895/actio.v1n1.10783ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783/7007Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10783Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:48Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
title Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
spellingShingle Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
Souza Rabelo, Igo Levir
Física
Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem.
title_short Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
title_full Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
title_fullStr Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
title_full_unstemmed Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
title_sort Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
author Souza Rabelo, Igo Levir
author_facet Souza Rabelo, Igo Levir
Sutil, Noemi Sutil
Machado, Marina de Lurdes
author_role author
author2 Sutil, Noemi Sutil
Machado, Marina de Lurdes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Rabelo, Igo Levir
Sutil, Noemi Sutil
Machado, Marina de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem.
topic Física
Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem.
description Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783
10.3895/actio.v1n1.10783
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783
identifier_str_mv 10.3895/actio.v1n1.10783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783/7007
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral
2525-8923
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985026367488