Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783 |
Resumo: | Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares. |
id |
UTFPR-13_da0958c07738aca76aa20fa7ce2b4f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/10783 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigaçãoFísicaEducação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem.Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESSouza Rabelo, Igo LevirSutil, Noemi SutilMachado, Marina de Lurdes2020-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1078310.3895/actio.v1n1.10783ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação OralACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral2525-8923reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783/7007Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:53:48Zoai:periodicos.utfpr:article/10783Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:53:48Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
title |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
spellingShingle |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação Souza Rabelo, Igo Levir Física Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
title_full |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
title_fullStr |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
title_full_unstemmed |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
title_sort |
Atividades educacionais em mecânica clássica pautadas nas relações CTSA e no ensino por investigação |
author |
Souza Rabelo, Igo Levir |
author_facet |
Souza Rabelo, Igo Levir Sutil, Noemi Sutil Machado, Marina de Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Sutil, Noemi Sutil Machado, Marina de Lurdes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Rabelo, Igo Levir Sutil, Noemi Sutil Machado, Marina de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Física Educação; Ensino de Física; Atividades de Ensino-Aprendizagem. |
description |
Diante das controvérsias sociocientíficas atuais, compreendendo perspectivas de desenvolvimento sustentável, questiona-se o modelo tradicional de ensino, pautado em memorização acrítica de conteúdos. Demandam-se abordagens metodológicas que viabilizem a análise, discussão e ação em questões envolvendo as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesse cenário, neste relato de experiência, com abrangência de pressupostos de Ensino por Investigação, objetiva-se analisar evidências de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos por parte de discentes, com inferências sobre características e condições de desenvolvimento de aulas de Física. Este trabalho envolve ações do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvidas entre os meses de março e agosto de 2019, em instituição pública da cidade de Curitiba, Paraná. As análises incidem sobre atividades com estudantes de Ensino Médio de 1º ano, em aulas regulares, e de 3º ano, em projeto especial, direcionado ao desenvolvimento de protótipo de usina hidrelétrica a ser utilizado como recurso didático na disciplina de Física. Em modalidade regular, apresentam-se exemplares analíticos, concernentes a duas atividades, uma envolvendo notícia da região sobre ciclovias e energia cinética e outra sobre análise de colapso de uma cama; essas ações demandaram problematização e avaliação de causas e consequências subjacentes a situações reais. O conjunto de dados examinados compreende relatórios elaborados por residente e trabalhos produzidos por discentes; esses materiais foram analisados em referência a elementos de Análise de Conteúdo. As atividades educacionais vinculadas a relações CTSA e Ensino por Investigação viabilizaram aos estudantes reconhecer aspectos concernentes à produção e utilização de ciência e tecnologia. As associações entre conteúdos de Física e aspectos contextuais evidenciadas representam indícios de apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos. Cabe ainda destacar perspectivas motivacionais subjacentes a essa abordagem. No que concerne às aulas de Física, destaca-se a importância da viabilização de condições para exame aprofundado de temas atuais e controversos, que demanda tempo de estudo e preparação de atividades, assim como de estruturas físicas para desenvolvimento de ações nos espaços escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783 10.3895/actio.v1n1.10783 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v1n1.10783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10783/7007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral ACTIO: Docência em Ciências; 2019: Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas; Comunicação Oral 2525-8923 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985026367488 |