Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
DOI: | 10.3895/actio.v8n3.17199 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199 |
Resumo: | O presente artigo tem como objeto analisar, em conjunto com professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), suas percepções sobre a abordagem da educação ambiental com o público-alvo da educação especial. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu três professoras da Classe de AEE, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário enviado com o recurso google forms e a realização de um grupo focal envolvendo as professoras, que foi gravado e transcrito com autorização das mesmas. Os resultados foram analisados com base na análise textual discursiva, e organizados conforme dois eixos de discussão: a) Percepções sobre a inclusão na educação especial e seus desafios, em que foram identificadas as categorias: desafios gerados pelas especificidades de cada deficiência; formação docente para a educação especial; relações com as famílias dos alunos com deficiência e; relações com professores do ensino regular; e b) Percepções sobre a educação Ambiental e sua relação com a educação especial, com as categorias: educação ambiental como estratégia para resgatar o sentimento de pertencimento necessário para a educação especial; educação ambiental como estratégia para a sustentabilidade e; educação ambiental em perspectiva local como potencial para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os conhecimentos prévios das docentes podem ser trabalhados por meio da práxis pedagógica, a fim de aprofundar as perspectivas de educação ambiental das professoras, aproximando-as da macro-vertente crítica. |
id |
UTFPR-13_e7fc9475fd96623bf673df050841a543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/17199 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
spelling |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializadoEnvironmental education on special education: perceptions of special education teachersEducação- Sub área ensino-aprendizagemEducação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializadoEnvironmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized EducationalO presente artigo tem como objeto analisar, em conjunto com professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), suas percepções sobre a abordagem da educação ambiental com o público-alvo da educação especial. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu três professoras da Classe de AEE, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário enviado com o recurso google forms e a realização de um grupo focal envolvendo as professoras, que foi gravado e transcrito com autorização das mesmas. Os resultados foram analisados com base na análise textual discursiva, e organizados conforme dois eixos de discussão: a) Percepções sobre a inclusão na educação especial e seus desafios, em que foram identificadas as categorias: desafios gerados pelas especificidades de cada deficiência; formação docente para a educação especial; relações com as famílias dos alunos com deficiência e; relações com professores do ensino regular; e b) Percepções sobre a educação Ambiental e sua relação com a educação especial, com as categorias: educação ambiental como estratégia para resgatar o sentimento de pertencimento necessário para a educação especial; educação ambiental como estratégia para a sustentabilidade e; educação ambiental em perspectiva local como potencial para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os conhecimentos prévios das docentes podem ser trabalhados por meio da práxis pedagógica, a fim de aprofundar as perspectivas de educação ambiental das professoras, aproximando-as da macro-vertente crítica.The purpose of this article is to analyze, together with Specialized Educational Assistance (SEA) teachers, their perceptions about the approach to environmental education with the target audience of special education. In a qualitative approach, the research involved three teachers from the SEA Class, with data collection being the application of a questionnaire sent using the Google Forms resource and the holding of a focus group involving the teachers, which was recorded and transcribed with authorization from the teachers themselves.The results were analyzed based on discursive textual analysis, and organized according to two axes of discussion: a) Perceptions about inclusion in special education and its challenges, in which the categories were identified: challenges generated by the specificities of each disability; teacher training for special education; relationships with families of students with disabilities and; relationships with regular education teachers; and b) Perceptions about Environmental education and its relationship with special education, with the categories: environmental education as a strategy to recover the feeling of belonging necessary for special education; environmental education as a strategy for sustainability and; environmental education from a local perspective as potential for working with inclusive education students. The teachers' prior knowledge can be worked on through pedagogical praxis, in order to deepen the teachers' environmental education perspectives, bringing them closer to the macro-critical aspect.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroVirmecati, Deboráh Melissa Nunes GroetaersWardenski, Rosilaine de Fátima2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1719910.3895/actio.v8n3.17199ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-16ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-162525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199/9989https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17199/3211Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T15:30:32Zoai:periodicos.utfpr:article/17199Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-12-30T15:30:32Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado Environmental education on special education: perceptions of special education teachers |
title |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado |
spellingShingle |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers Educação- Sub área ensino-aprendizagem Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers Educação- Sub área ensino-aprendizagem Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational |
title_short |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado |
title_full |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado |
title_fullStr |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado |
title_sort |
Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado |
author |
Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers |
author_facet |
Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers Wardenski, Rosilaine de Fátima Wardenski, Rosilaine de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Wardenski, Rosilaine de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers Wardenski, Rosilaine de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação- Sub área ensino-aprendizagem Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational |
topic |
Educação- Sub área ensino-aprendizagem Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational |
description |
O presente artigo tem como objeto analisar, em conjunto com professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), suas percepções sobre a abordagem da educação ambiental com o público-alvo da educação especial. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu três professoras da Classe de AEE, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário enviado com o recurso google forms e a realização de um grupo focal envolvendo as professoras, que foi gravado e transcrito com autorização das mesmas. Os resultados foram analisados com base na análise textual discursiva, e organizados conforme dois eixos de discussão: a) Percepções sobre a inclusão na educação especial e seus desafios, em que foram identificadas as categorias: desafios gerados pelas especificidades de cada deficiência; formação docente para a educação especial; relações com as famílias dos alunos com deficiência e; relações com professores do ensino regular; e b) Percepções sobre a educação Ambiental e sua relação com a educação especial, com as categorias: educação ambiental como estratégia para resgatar o sentimento de pertencimento necessário para a educação especial; educação ambiental como estratégia para a sustentabilidade e; educação ambiental em perspectiva local como potencial para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os conhecimentos prévios das docentes podem ser trabalhados por meio da práxis pedagógica, a fim de aprofundar as perspectivas de educação ambiental das professoras, aproximando-as da macro-vertente crítica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão Pesquisa-ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199 10.3895/actio.v8n3.17199 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v8n3.17199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199/9989 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17199/3211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-16 ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-16 2525-8923 10.3895/actio.v8n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822180510515855360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/actio.v8n3.17199 |