Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wardenski, Rosilaine de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199
Resumo: O presente artigo tem como objeto analisar, em conjunto com professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), suas percepções sobre a abordagem da educação ambiental com o público-alvo da educação especial. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu três professoras da Classe de AEE, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário enviado com o recurso google forms e a realização de um grupo focal envolvendo as professoras, que foi gravado e transcrito com autorização das mesmas. Os resultados foram analisados com base na análise textual discursiva, e organizados conforme dois eixos de discussão: a) Percepções sobre a inclusão na educação especial e seus desafios, em que foram identificadas as categorias: desafios gerados pelas especificidades de cada deficiência; formação docente para a educação especial; relações com as famílias dos alunos com deficiência e; relações com professores do ensino regular; e b) Percepções sobre a educação Ambiental e sua relação com a educação especial, com as categorias: educação ambiental como estratégia para resgatar o sentimento de pertencimento necessário para a educação especial; educação ambiental como estratégia para a sustentabilidade e; educação ambiental em perspectiva local como potencial para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os conhecimentos prévios das docentes podem ser trabalhados por meio da práxis pedagógica, a fim de aprofundar as perspectivas de educação ambiental das professoras, aproximando-as da macro-vertente crítica.
id UTFPR-13_e7fc9475fd96623bf673df050841a543
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/17199
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializadoEnvironmental education on special education: perceptions of special education teachersEducação- Sub área ensino-aprendizagemEducação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializadoEnvironmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized EducationalO presente artigo tem como objeto analisar, em conjunto com professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), suas percepções sobre a abordagem da educação ambiental com o público-alvo da educação especial. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu três professoras da Classe de AEE, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário enviado com o recurso google forms e a realização de um grupo focal envolvendo as professoras, que foi gravado e transcrito com autorização das mesmas. Os resultados foram analisados com base na análise textual discursiva, e organizados conforme dois eixos de discussão: a) Percepções sobre a inclusão na educação especial e seus desafios, em que foram identificadas as categorias: desafios gerados pelas especificidades de cada deficiência; formação docente para a educação especial; relações com as famílias dos alunos com deficiência e; relações com professores do ensino regular; e b) Percepções sobre a educação Ambiental e sua relação com a educação especial, com as categorias: educação ambiental como estratégia para resgatar o sentimento de pertencimento necessário para a educação especial; educação ambiental como estratégia para a sustentabilidade e; educação ambiental em perspectiva local como potencial para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os conhecimentos prévios das docentes podem ser trabalhados por meio da práxis pedagógica, a fim de aprofundar as perspectivas de educação ambiental das professoras, aproximando-as da macro-vertente crítica.The purpose of this article is to analyze, together with Specialized Educational Assistance (SEA) teachers, their perceptions about the approach to environmental education with the target audience of special education. In a qualitative approach, the research involved three teachers from the SEA Class, with data collection being the application of a questionnaire sent using the Google Forms resource and the holding of a focus group involving the teachers, which was recorded and transcribed with authorization from the teachers themselves.The results were analyzed based on discursive textual analysis, and organized according to two axes of discussion: a) Perceptions about inclusion in special education and its challenges, in which the categories were identified: challenges generated by the specificities of each disability; teacher training for special education; relationships with families of students with disabilities and; relationships with regular education teachers; and b) Perceptions about Environmental education and its relationship with special education, with the categories: environmental education as a strategy to recover the feeling of belonging necessary for special education; environmental education as a strategy for sustainability and; environmental education from a local perspective as potential for working with inclusive education students. The teachers' prior knowledge can be worked on through pedagogical praxis, in order to deepen the teachers' environmental education perspectives, bringing them closer to the macro-critical aspect.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroVirmecati, Deboráh Melissa Nunes GroetaersWardenski, Rosilaine de Fátima2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de RevisãoPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1719910.3895/actio.v8n3.17199ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-16ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-162525-892310.3895/actio.v8n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199/9989https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17199/3211Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T15:30:32Zoai:periodicos.utfpr:article/17199Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2023-12-30T15:30:32Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
Environmental education on special education: perceptions of special education teachers
title Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
spellingShingle Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers
Educação- Sub área ensino-aprendizagem
Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado
Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational
title_short Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
title_full Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
title_fullStr Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
title_full_unstemmed Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
title_sort Educação ambiental na educação especial: percepções de professoras de atendimento educacional especializado
author Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers
author_facet Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers
Wardenski, Rosilaine de Fátima
author_role author
author2 Wardenski, Rosilaine de Fátima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

dc.contributor.author.fl_str_mv Virmecati, Deboráh Melissa Nunes Groetaers
Wardenski, Rosilaine de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação- Sub área ensino-aprendizagem
Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado
Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational
topic Educação- Sub área ensino-aprendizagem
Educação Ambiental; Formação continuada de professores; Praxis pedagógica; Atendimento educacional especializado
Environmental education; Continuing teacher training; Pedagogical praxis; Specialized Educational
description O presente artigo tem como objeto analisar, em conjunto com professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), suas percepções sobre a abordagem da educação ambiental com o público-alvo da educação especial. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolveu três professoras da Classe de AEE, tendo como coleta de dados a aplicação de um questionário enviado com o recurso google forms e a realização de um grupo focal envolvendo as professoras, que foi gravado e transcrito com autorização das mesmas. Os resultados foram analisados com base na análise textual discursiva, e organizados conforme dois eixos de discussão: a) Percepções sobre a inclusão na educação especial e seus desafios, em que foram identificadas as categorias: desafios gerados pelas especificidades de cada deficiência; formação docente para a educação especial; relações com as famílias dos alunos com deficiência e; relações com professores do ensino regular; e b) Percepções sobre a educação Ambiental e sua relação com a educação especial, com as categorias: educação ambiental como estratégia para resgatar o sentimento de pertencimento necessário para a educação especial; educação ambiental como estratégia para a sustentabilidade e; educação ambiental em perspectiva local como potencial para o trabalho com alunos da educação inclusiva. Os conhecimentos prévios das docentes podem ser trabalhados por meio da práxis pedagógica, a fim de aprofundar as perspectivas de educação ambiental das professoras, aproximando-as da macro-vertente crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199
10.3895/actio.v8n3.17199
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199
identifier_str_mv 10.3895/actio.v8n3.17199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/17199/9989
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/17199/3211
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 8, n. 3 (2023); 1-16
ACTIO: Docência em Ciências; v. 8, n. 3 (2023); 1-16
2525-8923
10.3895/actio.v8n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983128444928