“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861 |
Resumo: | O cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais. |
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“Frankenweenie”: um olhar para o meio fílmico e o ensino de ciências7.08.04.02-8Ensino de Ciências; Cinema; Imagem de CiênciaO cinema é uma mídia que faz parte do cotidiano dos estudantes, seja pelo hábito de ir ao cinema ou de assistir filmes em casa. No ambiente escolar, o cinema tem diferentes potencialidades, podendo ser um instrumento de discussão, de investigação ou para o desenvolvimento de atividades relacionadas aos conceitos tratados em sala de aula. Por isso, é necessário olhar para o filme de modo a compreender a dimensão estética, a ideologia e os valores socioculturais presentes no meio fílmico. Nessa perspectiva, o filme de animação “Frankenweenie”, lançado no ano de 2012, foi assistido, descrito e analisado, abordando amplos e detalhados aspectos do filme, que podem ser discutidos durante as aulas de Ciências, apresentando uma descrição da imagem de Ciência e cientistas presentes neste filme, a fim de instruir ou orientar professores durante o trabalho com filmes em sala de aula. A partir disso, observamos que o cientista representado é Victor, um menino que nasceu com aptidões voltadas para Ciência, pois tem muita habilidade intelectual na disciplina de Ciências e para o manuseio de diferentes equipamentos. Ao ver seu cão e melhor amigo morrer, decide utilizar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Ciências, para reviver o seu animal. O filme traz diferentes aspectos da pesquisa científica, como a competição e as variáveis envolvidas no processo. Entretanto, apresenta a ciência basicamente como experimental, pois durante todo o enredo, a pesquisa de Victor e de seus colegas está sempre relacionada a comprovações experimentais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Kathya Rogériada Cunha, Marcia Borin2017-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/686110.3895/actio.v2n3.6861ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 208-228ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 208-2282525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6861/4688Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:14Zoai:periodicos.utfpr:article/6861Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:14Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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