Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco Carbuloni, Caroline
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges de Oliveira, Jéssica, Bazoli dos Santos, Katlyn, Rivelini-Silva, Angélica Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758
Resumo: Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação.
id UTFPR-13_e9d7b5066fce6870273a642814ffd231
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6758
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica7.08.04.00-1/7.08.04.04-4Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de químicaNeste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBIDFranco Carbuloni, CarolineBorges de Oliveira, JéssicaBazoli dos Santos, KatlynRivelini-Silva, Angélica Cristina2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675810.3895/actio.v2n1.6758ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 225-242ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 225-2422525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758/4362Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:23Zoai:periodicos.utfpr:article/6758Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
spellingShingle Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
Franco Carbuloni, Caroline
7.08.04.00-1/7.08.04.04-4
Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química
title_short Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_full Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_fullStr Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_full_unstemmed Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
title_sort Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
author Franco Carbuloni, Caroline
author_facet Franco Carbuloni, Caroline
Borges de Oliveira, Jéssica
Bazoli dos Santos, Katlyn
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
author_role author
author2 Borges de Oliveira, Jéssica
Bazoli dos Santos, Katlyn
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco Carbuloni, Caroline
Borges de Oliveira, Jéssica
Bazoli dos Santos, Katlyn
Rivelini-Silva, Angélica Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1/7.08.04.04-4
Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química
topic 7.08.04.00-1/7.08.04.04-4
Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química
description Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758
10.3895/actio.v2n1.6758
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758/4362
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 225-242
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 225-242
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983739764736