Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 |
Resumo: | Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação. |
id |
UTFPR-13_e9d7b5066fce6870273a642814ffd231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6758 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica7.08.04.00-1/7.08.04.04-4Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de químicaNeste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBIDFranco Carbuloni, CarolineBorges de Oliveira, JéssicaBazoli dos Santos, KatlynRivelini-Silva, Angélica Cristina2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675810.3895/actio.v2n1.6758ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 225-242ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 225-2422525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758/4362Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:23Zoai:periodicos.utfpr:article/6758Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:23Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
spellingShingle |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica Franco Carbuloni, Caroline 7.08.04.00-1/7.08.04.04-4 Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química |
title_short |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_full |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_fullStr |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_full_unstemmed |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
title_sort |
Levantamento bibliográfico em revistas brasileiras de ensino: artigos sobre o conteúdo tabela periódica |
author |
Franco Carbuloni, Caroline |
author_facet |
Franco Carbuloni, Caroline Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco Carbuloni, Caroline Borges de Oliveira, Jéssica Bazoli dos Santos, Katlyn Rivelini-Silva, Angélica Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1/7.08.04.04-4 Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química |
topic |
7.08.04.00-1/7.08.04.04-4 Mendeleev; Propriedades periódicas; Elementos químicos, Ensino de química |
description |
Neste trabalho, foi desenvolvido um Levantamento Bibliográfico acerca da Tabela Periódica (TP). Esse tema, geralmente, é apresentado aos alunos da primeira série do Ensino Médio, na disciplina de Química, como parte da matriz curricular. Desse modo, ao elaborá-lo, objetivou-se analisar e identificar as metodologias mais utilizadas pelos autores para o ensino e aprendizagem do conteúdo em sala de aula. À partir da busca em Revistas Nacionais de Ensino, foram encontrados quinze publicações, de acordo com os critérios pré-estabelecidos, as quais foram analisadas e agrupadas em categorias segundo suas características. Foi possível concluir, ao fim deste estudo, que a categoria designada como “Atividade Lúdica” contemplou o maior número de trabalhos, uma vez que desperta o interesse dos alunos pela Química já que utiliza os jogos como um método de ensino, e também possui versatilidade no momento de aplicação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 10.3895/actio.v2n1.6758 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6758/4362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 225-242 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 225-242 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983739764736 |