O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054 |
Resumo: | Educação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor. |
id |
UTFPR-8_eb1c6f833008f13a6845c4a75a46b483 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7054 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 17.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagemmodalidade ead; ciências exatas; alto índice de retençãoEducação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Trevisan, Ana PaulaSandmann, AndrePiekarzewicz da Silva, FlávioBorges Lied, Eduardo2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/705410.3895/recit.v11.n27.7054Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 51-64Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 51-64Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 51-642175-184610.3895/recit.v11.n27reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T17:39:08Zoai:periodicos.utfpr:article/7054Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-10-09T17:39:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
title |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
spellingShingle |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 Trevisan, Ana Paula 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem modalidade ead; ciências exatas; alto índice de retenção |
title_short |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
title_full |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
title_fullStr |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
title_full_unstemmed |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
title_sort |
O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 |
author |
Trevisan, Ana Paula |
author_facet |
Trevisan, Ana Paula Sandmann, Andre Piekarzewicz da Silva, Flávio Borges Lied, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Sandmann, Andre Piekarzewicz da Silva, Flávio Borges Lied, Eduardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Ana Paula Sandmann, Andre Piekarzewicz da Silva, Flávio Borges Lied, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem modalidade ead; ciências exatas; alto índice de retenção |
topic |
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem modalidade ead; ciências exatas; alto índice de retenção |
description |
Educação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054 10.3895/recit.v11.n27.7054 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v11.n27.7054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 51-64 Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 51-64 Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 51-64 2175-1846 10.3895/recit.v11.n27 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284253422190592 |