O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sandmann, Andre, Piekarzewicz da Silva, Flávio, Borges Lied, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054
Resumo: Educação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor.
id UTFPR-8_eb1c6f833008f13a6845c4a75a46b483
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7054
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 17.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagemmodalidade ead; ciências exatas; alto índice de retençãoEducação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Trevisan, Ana PaulaSandmann, AndrePiekarzewicz da Silva, FlávioBorges Lied, Eduardo2020-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/705410.3895/recit.v11.n27.7054Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 51-64Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 51-64Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 51-642175-184610.3895/recit.v11.n27reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054/pdfDireitos autorais 2020 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T17:39:08Zoai:periodicos.utfpr:article/7054Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2020-10-09T17:39:08Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
title O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
spellingShingle O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
Trevisan, Ana Paula
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem
modalidade ead; ciências exatas; alto índice de retenção
title_short O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
title_full O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
title_fullStr O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
title_full_unstemmed O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
title_sort O ensino a distância e o bolsão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1
author Trevisan, Ana Paula
author_facet Trevisan, Ana Paula
Sandmann, Andre
Piekarzewicz da Silva, Flávio
Borges Lied, Eduardo
author_role author
author2 Sandmann, Andre
Piekarzewicz da Silva, Flávio
Borges Lied, Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Ana Paula
Sandmann, Andre
Piekarzewicz da Silva, Flávio
Borges Lied, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem
modalidade ead; ciências exatas; alto índice de retenção
topic 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem
modalidade ead; ciências exatas; alto índice de retenção
description Educação a distância (EaD), junto ao avanço das tecnologias, surge como alternativa para as demandas sociais e econômicas propiciando ensino e aprendizagem para todos. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (UTFPR-MD) implementou esta modalidade de ensino em disciplinas das áreas relacionadas a ciências exatas devido à grande aglomeração de alunos nas turmas presenciais dos cursos de graduação desta universidade. O presente trabalho analisa a implementação e desenvolvimento da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI1), modalidade de ensino a distância, na UTFPR-MD nos 1º e 2º semestres de 2014 e 2015 e no 1º semestre de 2016. Os alto número de matriculados no ambiente EAD, mais precisamente 997 alunos, permite identificar a necessidade da oferta da disciplina em horários compatíveis com a situação do acadêmico, considerando a grande flexibilidade do ambiente virtual, constituindo um universo mais flexível ao aluno em condição de pendência curricular, de modo que a oferta de disciplinas presenciais e não presenciais seja realizada e organizada objetivando-se a redução dos altos graus de reprovação. Disciplina, responsabilidade e assiduidade às monitorias são relatadas como as principais características dos 111 alunos aprovados ao final dos cinco semestres que o curso vem sendo ofertado. A necessidade de material didático bem elaborado e com conteúdo autoexplicativo é evidenciada pelos alunos. A EaD remete ao sucesso na progressão acadêmica quando bem definidas as funções de cada uma das partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, aluno e professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054
10.3895/recit.v11.n27.7054
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054
identifier_str_mv 10.3895/recit.v11.n27.7054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/7054/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 11, n. 27 (2020); 51-64
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 11, n. 27 (2020); 51-64
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 11, n. 27 (2020); 51-64
2175-1846
10.3895/recit.v11.n27
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284253422190592