O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1. Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório. |
id |
UTFPR-13_fac5720644cfb68148c1f5a985925181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14459 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemáticaThe development of algebraic thinking in incoming students of a degree course in mathematicsEducaçãoResolução de Problemas; Álgebra; Pensamento AlgébricoProblem solving; Algebra; Algebraic thinkingEste artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1. Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório.This paper aims to analyze the indicators of development of algebraic thinking manifested by incoming students of the Bachelor's course of Federal Technological University of Paraná, Cornélio Procópio campus, through the resolution of problems. The research followed a qualitative approach, seeking the understanding of aspects related to the development of the participants' algebraic thinking. For data collection, was elaborated an instrument with seven problems involving algebraic contents, applied to a group of 37 incoming students of the Mathematics Undergraduate course in the subject Fundamentals of Mathematics 1. This paper presents three of the applied problems to contemplate the objective. The data analysis covered the participants' resolutions, developing a triangulation with the theoretical framework that deals with indicators of the development of algebraic thinking. The results showed a rate of less than 50% in each indicator analyzed, revealing that the participants' algebraic thinking is unsatisfactory.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Landgraf, Ariane da SilvaJustulin, Andresa Maria2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1445910.3895/actio.v6n3.14459ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459/8665https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14459/2356Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/14459Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática The development of algebraic thinking in incoming students of a degree course in mathematics |
title |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática |
spellingShingle |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática Landgraf, Ariane da Silva Educação Resolução de Problemas; Álgebra; Pensamento Algébrico Problem solving; Algebra; Algebraic thinking |
title_short |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática |
title_full |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática |
title_fullStr |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática |
title_sort |
O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática |
author |
Landgraf, Ariane da Silva |
author_facet |
Landgraf, Ariane da Silva Justulin, Andresa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Justulin, Andresa Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Landgraf, Ariane da Silva Justulin, Andresa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Resolução de Problemas; Álgebra; Pensamento Algébrico Problem solving; Algebra; Algebraic thinking |
topic |
Educação Resolução de Problemas; Álgebra; Pensamento Algébrico Problem solving; Algebra; Algebraic thinking |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1. Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459 10.3895/actio.v6n3.14459 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n3.14459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459/8665 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14459/2356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-18 2525-8923 10.3895/actio.v6n3 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985675436032 |