Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239 |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica deacadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dosProblemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador deDiscussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais doscursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino quecontribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão esua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria daAprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que aaplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensinolevando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN deanálise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos. |
id |
UTFPR-2_3b9829194e966ebdd0b6f42f6e0c7634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14239 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de FísicaExatas; FísicaProblemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia.Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica deacadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dosProblemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador deDiscussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais doscursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino quecontribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão esua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria daAprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que aaplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensinolevando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN deanálise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, ViniciusMoreira, Marco Antonio2021-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1423910.3895/rbfta.v8n2.14239Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 2 (2021)2358-008910.3895/rbfta.v8n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239/8542Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-20T20:29:37Zoai:periodicos.utfpr:article/14239Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2021-09-20T20:29:37Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
title |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
spellingShingle |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física Machado, Vinicius Exatas; Física Problemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia. |
title_short |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
title_full |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
title_fullStr |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
title_sort |
Uma investigação sobre os efeitos de um Problema Gerador de Discussões com o tema Pressão na Formação Científica de Acadêmicos de Engenharia Química no ensino de Física |
author |
Machado, Vinicius |
author_facet |
Machado, Vinicius Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Vinicius Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exatas; Física Problemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia. |
topic |
Exatas; Física Problemas Geradores de Discussões; Ensino em Engenharia; Ensino de Física; Aprendizagem Significativa; DCN dos cursos de Engenharia. |
description |
Apresenta-se neste trabalho uma investigação dos efeitos sobre a formação científica deacadêmicos de um curso de Engenharia provocados pela aplicação da Metodologia dosProblemas Geradores de Discussões. Propõe-se a aplicação do Problema Gerador deDiscussões Pressão como resposta às solicitações das Diretrizes Curriculares Nacionais doscursos de Engenharia como forma de promover a realização de atividades de ensino quecontribuam no processo de construção das competências desejadas ao perfil acadêmico.No referencial teórico, os autores apresentam, em síntese, a estrutura do PGD Pressão esua forma de aplicação e estabelecem, por meio de um paralelo entre as DCN e a Teoria daAprendizagem Significativa, parâmetros para análise dos efeitos. Entende se que aaplicação do Problema Gerador de Discussões Pressão promoveu atividades de ensinolevando os alunos a realizar : cálculos, análises, discussões, propor procedimentos práticos,etc., potencializando a formação das competências acadêmicas solicitadas pelas DCN deanálise e compreensão de fenômenos físicos e a construção de novos conhecimentos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239 10.3895/rbfta.v8n2.14239 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v8n2.14239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/14239/8542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 8, n. 2 (2021) 2358-0089 10.3895/rbfta.v8n2 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811722803733331968 |