Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erick dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sanábria, Natália Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623
Resumo: Esse trabalho apresenta uma proposta experimental para o estudo de lançamentos oblíquos reais, por meio de uma catapulta caseira. Utilizando técnicas de videoanálise, foi analisado em detalhes o lançamento oblíquo de uma esfera, que após o lançamento exibe perda de energia mecânica devido ao primeiro contato com o solo. A videoanálise permite o estudo cinemático do fenômeno, além de propiciar uma avaliação sobre a energia mecânica do projétil. O trabalho busca contribuir para a inserção de aspectos fenomenológicos no ensino de física, apresentando a possibilidade de se investigar situações reais por meio da videoanálise, aproximando os estudantes de aspectos característicos do trabalho científico, nem sempre contemplados nos livros didáticos.
id UTFPR-2_8bfc325341cf2fdae5a9fe3150a5285e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7623
network_acronym_str UTFPR-2
network_name_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository_id_str
spelling Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânicaCiências Exatas e da Terra / Ensino de FísicaLançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise.Esse trabalho apresenta uma proposta experimental para o estudo de lançamentos oblíquos reais, por meio de uma catapulta caseira. Utilizando técnicas de videoanálise, foi analisado em detalhes o lançamento oblíquo de uma esfera, que após o lançamento exibe perda de energia mecânica devido ao primeiro contato com o solo. A videoanálise permite o estudo cinemático do fenômeno, além de propiciar uma avaliação sobre a energia mecânica do projétil. O trabalho busca contribuir para a inserção de aspectos fenomenológicos no ensino de física, apresentando a possibilidade de se investigar situações reais por meio da videoanálise, aproximando os estudantes de aspectos característicos do trabalho científico, nem sempre contemplados nos livros didáticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Erick dos SantosSanábria, Natália Dutra2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/762310.3895/rbfta.v5n1.7623Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 5, n. 1 (2018)2358-008910.3895/rbfta.v5n1reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623/5067Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-02T13:21:15Zoai:periodicos.utfpr:article/7623Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2019-12-02T13:21:15Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
title Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
spellingShingle Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
Silva, Erick dos Santos
Ciências Exatas e da Terra / Ensino de Física
Lançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise.
title_short Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
title_full Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
title_fullStr Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
title_full_unstemmed Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
title_sort Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
author Silva, Erick dos Santos
author_facet Silva, Erick dos Santos
Sanábria, Natália Dutra
author_role author
author2 Sanábria, Natália Dutra
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erick dos Santos
Sanábria, Natália Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra / Ensino de Física
Lançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise.
topic Ciências Exatas e da Terra / Ensino de Física
Lançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise.
description Esse trabalho apresenta uma proposta experimental para o estudo de lançamentos oblíquos reais, por meio de uma catapulta caseira. Utilizando técnicas de videoanálise, foi analisado em detalhes o lançamento oblíquo de uma esfera, que após o lançamento exibe perda de energia mecânica devido ao primeiro contato com o solo. A videoanálise permite o estudo cinemático do fenômeno, além de propiciar uma avaliação sobre a energia mecânica do projétil. O trabalho busca contribuir para a inserção de aspectos fenomenológicos no ensino de física, apresentando a possibilidade de se investigar situações reais por meio da videoanálise, aproximando os estudantes de aspectos característicos do trabalho científico, nem sempre contemplados nos livros didáticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623
10.3895/rbfta.v5n1.7623
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623
identifier_str_mv 10.3895/rbfta.v5n1.7623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623/5067
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 5, n. 1 (2018)
2358-0089
10.3895/rbfta.v5n1
reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
collection Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbfta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223915863179264