Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma proposta experimental para o estudo de lançamentos oblíquos reais, por meio de uma catapulta caseira. Utilizando técnicas de videoanálise, foi analisado em detalhes o lançamento oblíquo de uma esfera, que após o lançamento exibe perda de energia mecânica devido ao primeiro contato com o solo. A videoanálise permite o estudo cinemático do fenômeno, além de propiciar uma avaliação sobre a energia mecânica do projétil. O trabalho busca contribuir para a inserção de aspectos fenomenológicos no ensino de física, apresentando a possibilidade de se investigar situações reais por meio da videoanálise, aproximando os estudantes de aspectos característicos do trabalho científico, nem sempre contemplados nos livros didáticos. |
id |
UTFPR-2_8bfc325341cf2fdae5a9fe3150a5285e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7623 |
network_acronym_str |
UTFPR-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânicaCiências Exatas e da Terra / Ensino de FísicaLançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise.Esse trabalho apresenta uma proposta experimental para o estudo de lançamentos oblíquos reais, por meio de uma catapulta caseira. Utilizando técnicas de videoanálise, foi analisado em detalhes o lançamento oblíquo de uma esfera, que após o lançamento exibe perda de energia mecânica devido ao primeiro contato com o solo. A videoanálise permite o estudo cinemático do fenômeno, além de propiciar uma avaliação sobre a energia mecânica do projétil. O trabalho busca contribuir para a inserção de aspectos fenomenológicos no ensino de física, apresentando a possibilidade de se investigar situações reais por meio da videoanálise, aproximando os estudantes de aspectos característicos do trabalho científico, nem sempre contemplados nos livros didáticos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Erick dos SantosSanábria, Natália Dutra2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/762310.3895/rbfta.v5n1.7623Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 5, n. 1 (2018)2358-008910.3895/rbfta.v5n1reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623/5067Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-02T13:21:15Zoai:periodicos.utfpr:article/7623Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2019-12-02T13:21:15Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
title |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
spellingShingle |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica Silva, Erick dos Santos Ciências Exatas e da Terra / Ensino de Física Lançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise. |
title_short |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
title_full |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
title_fullStr |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
title_full_unstemmed |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
title_sort |
Videoanálise de disparos realizados por uma catapulta caseira: uma proposta de ensino para a discussão de lançamentos oblíquos e avaliação da energia mecânica |
author |
Silva, Erick dos Santos |
author_facet |
Silva, Erick dos Santos Sanábria, Natália Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Sanábria, Natália Dutra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erick dos Santos Sanábria, Natália Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra / Ensino de Física Lançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise. |
topic |
Ciências Exatas e da Terra / Ensino de Física Lançamento oblíquo; Energia mecânica; Catapulta simples; Videoanálise. |
description |
Esse trabalho apresenta uma proposta experimental para o estudo de lançamentos oblíquos reais, por meio de uma catapulta caseira. Utilizando técnicas de videoanálise, foi analisado em detalhes o lançamento oblíquo de uma esfera, que após o lançamento exibe perda de energia mecânica devido ao primeiro contato com o solo. A videoanálise permite o estudo cinemático do fenômeno, além de propiciar uma avaliação sobre a energia mecânica do projétil. O trabalho busca contribuir para a inserção de aspectos fenomenológicos no ensino de física, apresentando a possibilidade de se investigar situações reais por meio da videoanálise, aproximando os estudantes de aspectos característicos do trabalho científico, nem sempre contemplados nos livros didáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623 10.3895/rbfta.v5n1.7623 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbfta.v5n1.7623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/7623/5067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 5, n. 1 (2018) 2358-0089 10.3895/rbfta.v5n1 reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
collection |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbfta-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1811722803739623424 |