Coação da Teoria da Aprendizagem Significativa e do ensino experimental como metodologia para o ensino de Física na graduação
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13452 |
Resumo: | Dentre as disciplinas de maiores aplicações experimentais se encontra a Física, e por esse motivo ela se torna um atrativo ao ingresso de alunos no universo das ciências exatas e tecnológicas. Entretanto, a prática experimental é muitas vezes suprimida no meio acadêmico devido às metodologias expositivas adotadas por muitos professores, o que subutiliza as estruturas laboratoriais das universidades e pode ocasionar uma grande improdutividade no aprendizado da disciplina. Este trabalho visa a concepção de um arquétipo metodológico objetivado na atenuação da mecanização do ensino de Física por intermédio de metodologias ativas na busca do aprendizado sólido por meio da imersão entre teoria e experimentação orientada pela teoria da aprendizagem significativa, a qual é fundamentada no conceito de que a aprendizagem ocorre através da associação hierárquica cognitiva das informações. Neste documento é apresentado um exemplo da metodologia pedagógica voltado à disciplina de Física III ou Eletromagnetismo, no qual em conjunto com a aprendizagem teórica ocorre o conhecimento pela experimentação por intermédio da construção de um protótipo experimental voltado à geração e utilização de um campo magnético alternado capaz de induzir uma força eletromotriz, em um enrolamento de espiras, suficiente para acionar uma calculadora científica comum e um conjunto de leds. A metodologia pedagógica proposta proporciona a concepção de uma sala de aula permissiva à aprendizagem significativa, o que torna os discentes sujeitos ativos em sua formação. O modelo induz a possibilidade de significativas melhorias na assimilação do conteúdo, o que traz consigo a capacidade de construção eficaz e consciente do tecido social por parte do alunado das referidas graduações. |
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Coação da Teoria da Aprendizagem Significativa e do ensino experimental como metodologia para o ensino de Física na graduação7.08.04.02-8: Aprendizagem significativa; Ensino superior; Experimentação; Indução; David Ausubel.Dentre as disciplinas de maiores aplicações experimentais se encontra a Física, e por esse motivo ela se torna um atrativo ao ingresso de alunos no universo das ciências exatas e tecnológicas. Entretanto, a prática experimental é muitas vezes suprimida no meio acadêmico devido às metodologias expositivas adotadas por muitos professores, o que subutiliza as estruturas laboratoriais das universidades e pode ocasionar uma grande improdutividade no aprendizado da disciplina. Este trabalho visa a concepção de um arquétipo metodológico objetivado na atenuação da mecanização do ensino de Física por intermédio de metodologias ativas na busca do aprendizado sólido por meio da imersão entre teoria e experimentação orientada pela teoria da aprendizagem significativa, a qual é fundamentada no conceito de que a aprendizagem ocorre através da associação hierárquica cognitiva das informações. Neste documento é apresentado um exemplo da metodologia pedagógica voltado à disciplina de Física III ou Eletromagnetismo, no qual em conjunto com a aprendizagem teórica ocorre o conhecimento pela experimentação por intermédio da construção de um protótipo experimental voltado à geração e utilização de um campo magnético alternado capaz de induzir uma força eletromotriz, em um enrolamento de espiras, suficiente para acionar uma calculadora científica comum e um conjunto de leds. A metodologia pedagógica proposta proporciona a concepção de uma sala de aula permissiva à aprendizagem significativa, o que torna os discentes sujeitos ativos em sua formação. O modelo induz a possibilidade de significativas melhorias na assimilação do conteúdo, o que traz consigo a capacidade de construção eficaz e consciente do tecido social por parte do alunado das referidas graduações. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Colaço, MoisésAiolfi, Eron Brayan2020-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/1345210.3895/rbfta.v7n2.13452Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada; v. 7, n. 2 (2020)2358-008910.3895/rbfta.v7n2reponame:Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicadainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/article/view/13452/8079Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T15:01:51Zoai:periodicos.utfpr:article/13452Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbftaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbfta/oai||rbfta-pg@utfpr.edu.br2358-00892358-0089opendoar:2020-12-11T15:01:51Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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