Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nehring, Cláudio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fabre, Valkyrie Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/10115
Resumo: Os dados estatísticos oficiais demonstram a importância do agribusiness e da bovinocultura no PIB nacional. O agronegócio se destaca como uma das principais atividades produtivas no Brasil, que está entre os cinco maiores produtores de couro bovino do mundo, com aproximadamente 310 curtumes e 42 mil empregos diretos. O objetivo desta pesquisa é identificar a modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é principalmente leiteira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório, que utilizou procedimento bibliográficos (para conhecer a modelagem nacional) e de levantamento de campo (para identificar a modelagem local). Verificou-se que a modelagem em um município pequeno, onde a produção rural é principalmente voltada à bovinocultura leiteira, difere do padrão nacional. Os resultados revelam que a utilização de agentes intermediários é a principal característica que diferencia esta modelagem de cadeia produtiva do couro de boi. Os agentes apresentam extrema heterogeneidade, com grandes pecuaristas em boas estruturas, investimentos tecnológicos e curtumes capazes de atender demandas de exportação; em contraste com produtores empobrecidos, abatedouros e curtumes que lutam para sobreviver no mercado e atendem as exigências mínimas de normas, como as sanitárias e ambientais. Não existe integração entre os agentes e a cadeia possui muitas falhas operacionais. Existe grande disparidade no processo produtivo local, quanto aos recursos tecnológicos, assimetria de informações e controles gerenciais. As conclusões contribuem para ampliação do conhecimento sobre o tema e apontam caminhos para futuras pesquisas.
id UTFPR-3_38d884d448ab0d4055a927b961e833d0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/10115
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteiraCiências Sociais Aplicadas; ciências Contábeis; contabilidade agroindustrialCadeia produtiva; Couro bovino; Agronegócio.Os dados estatísticos oficiais demonstram a importância do agribusiness e da bovinocultura no PIB nacional. O agronegócio se destaca como uma das principais atividades produtivas no Brasil, que está entre os cinco maiores produtores de couro bovino do mundo, com aproximadamente 310 curtumes e 42 mil empregos diretos. O objetivo desta pesquisa é identificar a modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é principalmente leiteira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório, que utilizou procedimento bibliográficos (para conhecer a modelagem nacional) e de levantamento de campo (para identificar a modelagem local). Verificou-se que a modelagem em um município pequeno, onde a produção rural é principalmente voltada à bovinocultura leiteira, difere do padrão nacional. Os resultados revelam que a utilização de agentes intermediários é a principal característica que diferencia esta modelagem de cadeia produtiva do couro de boi. Os agentes apresentam extrema heterogeneidade, com grandes pecuaristas em boas estruturas, investimentos tecnológicos e curtumes capazes de atender demandas de exportação; em contraste com produtores empobrecidos, abatedouros e curtumes que lutam para sobreviver no mercado e atendem as exigências mínimas de normas, como as sanitárias e ambientais. Não existe integração entre os agentes e a cadeia possui muitas falhas operacionais. Existe grande disparidade no processo produtivo local, quanto aos recursos tecnológicos, assimetria de informações e controles gerenciais. As conclusões contribuem para ampliação do conhecimento sobre o tema e apontam caminhos para futuras pesquisas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Nehring, CláudioFabre, Valkyrie Vieira2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/1011510.3895/rbta.v14n1.10115Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 14, n. 1 (2020)1981-368610.3895/rbta.v1n1reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/10115/7295Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T13:29:12Zoai:periodicos.utfpr:article/10115Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2020-09-02T13:29:12Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
title Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
spellingShingle Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
Nehring, Cláudio
Ciências Sociais Aplicadas; ciências Contábeis; contabilidade agroindustrial
Cadeia produtiva; Couro bovino; Agronegócio.
title_short Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
title_full Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
title_fullStr Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
title_full_unstemmed Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
title_sort Modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é leiteira
author Nehring, Cláudio
author_facet Nehring, Cláudio
Fabre, Valkyrie Vieira
author_role author
author2 Fabre, Valkyrie Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nehring, Cláudio
Fabre, Valkyrie Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; ciências Contábeis; contabilidade agroindustrial
Cadeia produtiva; Couro bovino; Agronegócio.
topic Ciências Sociais Aplicadas; ciências Contábeis; contabilidade agroindustrial
Cadeia produtiva; Couro bovino; Agronegócio.
description Os dados estatísticos oficiais demonstram a importância do agribusiness e da bovinocultura no PIB nacional. O agronegócio se destaca como uma das principais atividades produtivas no Brasil, que está entre os cinco maiores produtores de couro bovino do mundo, com aproximadamente 310 curtumes e 42 mil empregos diretos. O objetivo desta pesquisa é identificar a modelagem da cadeia produtiva do couro onde a bovinocultura é principalmente leiteira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório, que utilizou procedimento bibliográficos (para conhecer a modelagem nacional) e de levantamento de campo (para identificar a modelagem local). Verificou-se que a modelagem em um município pequeno, onde a produção rural é principalmente voltada à bovinocultura leiteira, difere do padrão nacional. Os resultados revelam que a utilização de agentes intermediários é a principal característica que diferencia esta modelagem de cadeia produtiva do couro de boi. Os agentes apresentam extrema heterogeneidade, com grandes pecuaristas em boas estruturas, investimentos tecnológicos e curtumes capazes de atender demandas de exportação; em contraste com produtores empobrecidos, abatedouros e curtumes que lutam para sobreviver no mercado e atendem as exigências mínimas de normas, como as sanitárias e ambientais. Não existe integração entre os agentes e a cadeia possui muitas falhas operacionais. Existe grande disparidade no processo produtivo local, quanto aos recursos tecnológicos, assimetria de informações e controles gerenciais. As conclusões contribuem para ampliação do conhecimento sobre o tema e apontam caminhos para futuras pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/10115
10.3895/rbta.v14n1.10115
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/10115
identifier_str_mv 10.3895/rbta.v14n1.10115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/10115/7295
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 14, n. 1 (2020)
1981-3686
10.3895/rbta.v1n1
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787714435847028736