SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dyego da Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Emanuel Neto Alves de, Martins, Joabis Nobre, Rocha, Ana Paula Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2028
Resumo: Objetivou-se secar polpa de caju em secador de leito de jorro, caracterizar físico-quimicamente os pós produzidos e avaliar o processo de secagem no secador utilizado. A polpa de caju foi adicionada de 10% de maltodextrina e submetida às secagens nas temperaturas de 50, 60 e 70 °C. Os pós produzidos foram analisados quanto ao teor de umidade, açúcares totais, acidez total titulável em ácido cítrico, pH, cinzas, atividade de água e cor, com obtenção dos  parâmetros de luminosidade (L*), e cromaticidades a* e b*. Quanto ao processo de secagem foram avaliadas a taxa de remoção do produto (rendimento), a taxa de acúmulo no secador e a taxa de evaporação do leito de jorro. Observou-se que o teor de umidade, a atividade de água e o pH reduziram significativamente com o aumento da temperatura de secagem. Houve concentração das cinzas e aumento significativo nos valores de açúcares totais e acidez total com o aumento da temperatura. A elevação da temperatura de secagem promoveu clareamento significativo nos pós. A taxa de recuperação do produto aumentou com o aumento da temperatura de secagem e a taxa de acumulo diminuiu com a temperatura. A taxa de evaporação não variou. A secagem em leito de jorro é uma boa opção para obtenção da polpa de caju em pó, com melhores resultados dos parâmetros analisados para o pó produzido a 70 °C.
id UTFPR-3_50b56cfcf1d029c2a430658ef5665831
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2028
network_acronym_str UTFPR-3
network_name_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository_id_str
spelling SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORROObjetivou-se secar polpa de caju em secador de leito de jorro, caracterizar físico-quimicamente os pós produzidos e avaliar o processo de secagem no secador utilizado. A polpa de caju foi adicionada de 10% de maltodextrina e submetida às secagens nas temperaturas de 50, 60 e 70 °C. Os pós produzidos foram analisados quanto ao teor de umidade, açúcares totais, acidez total titulável em ácido cítrico, pH, cinzas, atividade de água e cor, com obtenção dos  parâmetros de luminosidade (L*), e cromaticidades a* e b*. Quanto ao processo de secagem foram avaliadas a taxa de remoção do produto (rendimento), a taxa de acúmulo no secador e a taxa de evaporação do leito de jorro. Observou-se que o teor de umidade, a atividade de água e o pH reduziram significativamente com o aumento da temperatura de secagem. Houve concentração das cinzas e aumento significativo nos valores de açúcares totais e acidez total com o aumento da temperatura. A elevação da temperatura de secagem promoveu clareamento significativo nos pós. A taxa de recuperação do produto aumentou com o aumento da temperatura de secagem e a taxa de acumulo diminuiu com a temperatura. A taxa de evaporação não variou. A secagem em leito de jorro é uma boa opção para obtenção da polpa de caju em pó, com melhores resultados dos parâmetros analisados para o pó produzido a 70 °C.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Santos, Dyego da CostaOliveira, Emanuel Neto Alves deMartins, Joabis NobreRocha, Ana Paula Trindade2015-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/202810.3895/rbta.v9n2.2028Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 9, n. 2 (2015)1981-368610.3895/rbta.v9n2reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2028/2821Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-14T18:10:20Zoai:periodicos.utfpr:article/2028Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbtaPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/oai||rbta-pg@utfpr.edu.br1981-36861981-3686opendoar:2016-09-14T18:10:20Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
title SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
spellingShingle SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
Santos, Dyego da Costa
title_short SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
title_full SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
title_fullStr SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
title_full_unstemmed SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
title_sort SECAGEM DA POLPA DE CAJU EM SECADOR DE LEITO DE JORRO
author Santos, Dyego da Costa
author_facet Santos, Dyego da Costa
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Martins, Joabis Nobre
Rocha, Ana Paula Trindade
author_role author
author2 Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Martins, Joabis Nobre
Rocha, Ana Paula Trindade
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dyego da Costa
Oliveira, Emanuel Neto Alves de
Martins, Joabis Nobre
Rocha, Ana Paula Trindade
description Objetivou-se secar polpa de caju em secador de leito de jorro, caracterizar físico-quimicamente os pós produzidos e avaliar o processo de secagem no secador utilizado. A polpa de caju foi adicionada de 10% de maltodextrina e submetida às secagens nas temperaturas de 50, 60 e 70 °C. Os pós produzidos foram analisados quanto ao teor de umidade, açúcares totais, acidez total titulável em ácido cítrico, pH, cinzas, atividade de água e cor, com obtenção dos  parâmetros de luminosidade (L*), e cromaticidades a* e b*. Quanto ao processo de secagem foram avaliadas a taxa de remoção do produto (rendimento), a taxa de acúmulo no secador e a taxa de evaporação do leito de jorro. Observou-se que o teor de umidade, a atividade de água e o pH reduziram significativamente com o aumento da temperatura de secagem. Houve concentração das cinzas e aumento significativo nos valores de açúcares totais e acidez total com o aumento da temperatura. A elevação da temperatura de secagem promoveu clareamento significativo nos pós. A taxa de recuperação do produto aumentou com o aumento da temperatura de secagem e a taxa de acumulo diminuiu com a temperatura. A taxa de evaporação não variou. A secagem em leito de jorro é uma boa opção para obtenção da polpa de caju em pó, com melhores resultados dos parâmetros analisados para o pó produzido a 70 °C.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2028
10.3895/rbta.v9n2.2028
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2028
identifier_str_mv 10.3895/rbta.v9n2.2028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbta/article/view/2028/2821
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial; v. 9, n. 2 (2015)
1981-3686
10.3895/rbta.v9n2
reponame:Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
collection Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbta-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1809282203781169152