As universidades sustentáveis e o processo de inclusão de PCD: pessoas com deficiência
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11334 |
Resumo: | Atualmente uma temática que tem merecido muita atenção é a questão da inclusão de Pessoas com Deficiência na sociedade, e para isso o intuito dessa pesquisa é investigar a percepção sobre dos alunos sobre a lei de acessibilidade de 2015, dando um enfoque na questão das barreiras. Como fundamentação teórica foram abordados o Desenvolvimento Sustentável, ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Universidades Sustentáveis, e por fim, a importância a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior de Curitiba sobre as barreiras de acessibilidade constante na Lei n. 13146/15. Em relação a Metodologia foi adotado a pesquisa com dados primários e secundários, sendo realizada uma coleta de dados por meio de um questionário enviado por e-mail a 1250 alunos da graduação e pós-graduação de uma IES de Curitiba, sendo que se obteve 242 questionários devolvidos respondidos, que representou um retorno de 19,36%. Dentre os principais resultados obtidos na pesquisa identificou-se que apenas 2% percebem a inexistência de barreiras que impedem o acesso a edifícios públicos e privados e que 51,7% dos participantes (concordam ou concordam parcialmente) que o meio de transporte já tem se adaptado as pessoas com algum tipo de deficiência. |
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