Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonadio, Victor
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moura, Delmo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7083
Resumo: Esse artigo é resultado de um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços de transportes. Essa empresa que já foi líder de mercado, frente a crises econômicas e a entrada de novos concorrentes perdeu a liderança do segmento. Nesse contexto, vários departamentos da empresa passaram por restruturações organizacionais em busca da redução de custos, afetando diretamente o departamento de vendas focada no business-to-business (B2B), que estava organizada de forma descentralizada e passou a ter uma organização centralizada.O desenvolvimento das novas práticas de mercado está diretamente relacionado com o modo que as organizações se relacionam com seus clientes, contudo desenvolver e sustentar uma relação de fidelidade com o cliente no B2B ainda é pouco explorado. Para esse estudo será utilizada a metodologia de mapa de fluxo de valor a fim de entender quais desperdícios existiam na antiga estrutura organizacional (descentralizada) que poderiam ter sido otimizados dentro da nova estrutura (centralizada). Dessa forma esse artigo tem por objetivo entender a viabilidade da utilização da metodologia e identificar quais processos de vendas geram valor ao cliente dentro do B2B.Os resultados demonstraram que a utilização da metodologia de mapa de fluxo de valor aplicado a serviços, mais especificamente ao departamento de vendas é de fato eficaz para a identificação dos principais desperdícios. A utilização da ferramenta pela empresa, previamente a alteração organizacional poderia ter levado a uma estrutura ainda mais preparada para atender ao cliente, pois em ambos os mapas foram encontradas as mesmas oportunidades de melhoria.
id UTFPR-5_066b8ace3b8377f44f0804f44a290fd7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7083
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional3.08.03.03-9mapa de fluxo de valor; estruturas organizacionais; B2BEsse artigo é resultado de um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços de transportes. Essa empresa que já foi líder de mercado, frente a crises econômicas e a entrada de novos concorrentes perdeu a liderança do segmento. Nesse contexto, vários departamentos da empresa passaram por restruturações organizacionais em busca da redução de custos, afetando diretamente o departamento de vendas focada no business-to-business (B2B), que estava organizada de forma descentralizada e passou a ter uma organização centralizada.O desenvolvimento das novas práticas de mercado está diretamente relacionado com o modo que as organizações se relacionam com seus clientes, contudo desenvolver e sustentar uma relação de fidelidade com o cliente no B2B ainda é pouco explorado. Para esse estudo será utilizada a metodologia de mapa de fluxo de valor a fim de entender quais desperdícios existiam na antiga estrutura organizacional (descentralizada) que poderiam ter sido otimizados dentro da nova estrutura (centralizada). Dessa forma esse artigo tem por objetivo entender a viabilidade da utilização da metodologia e identificar quais processos de vendas geram valor ao cliente dentro do B2B.Os resultados demonstraram que a utilização da metodologia de mapa de fluxo de valor aplicado a serviços, mais especificamente ao departamento de vendas é de fato eficaz para a identificação dos principais desperdícios. A utilização da ferramenta pela empresa, previamente a alteração organizacional poderia ter levado a uma estrutura ainda mais preparada para atender ao cliente, pois em ambos os mapas foram encontradas as mesmas oportunidades de melhoria.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Bonadio, VictorMoura, Delmo Alves2018-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/708310.3895/gi.v14n2.7083Revista Gestão Industrial; v. 14, n. 2 (2018)1808-044810.3895/gi.v14n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7083/5458Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T16:02:06Zoai:periodicos.utfpr:article/7083Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T16:02:06Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
title Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
spellingShingle Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
Bonadio, Victor
3.08.03.03-9
mapa de fluxo de valor; estruturas organizacionais; B2B
title_short Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
title_full Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
title_fullStr Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
title_full_unstemmed Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
title_sort Mapeamento de fluxo de valor aplicado a reestruturação organizacional
author Bonadio, Victor
author_facet Bonadio, Victor
Moura, Delmo Alves
author_role author
author2 Moura, Delmo Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonadio, Victor
Moura, Delmo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv 3.08.03.03-9
mapa de fluxo de valor; estruturas organizacionais; B2B
topic 3.08.03.03-9
mapa de fluxo de valor; estruturas organizacionais; B2B
description Esse artigo é resultado de um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira prestadora de serviços de transportes. Essa empresa que já foi líder de mercado, frente a crises econômicas e a entrada de novos concorrentes perdeu a liderança do segmento. Nesse contexto, vários departamentos da empresa passaram por restruturações organizacionais em busca da redução de custos, afetando diretamente o departamento de vendas focada no business-to-business (B2B), que estava organizada de forma descentralizada e passou a ter uma organização centralizada.O desenvolvimento das novas práticas de mercado está diretamente relacionado com o modo que as organizações se relacionam com seus clientes, contudo desenvolver e sustentar uma relação de fidelidade com o cliente no B2B ainda é pouco explorado. Para esse estudo será utilizada a metodologia de mapa de fluxo de valor a fim de entender quais desperdícios existiam na antiga estrutura organizacional (descentralizada) que poderiam ter sido otimizados dentro da nova estrutura (centralizada). Dessa forma esse artigo tem por objetivo entender a viabilidade da utilização da metodologia e identificar quais processos de vendas geram valor ao cliente dentro do B2B.Os resultados demonstraram que a utilização da metodologia de mapa de fluxo de valor aplicado a serviços, mais especificamente ao departamento de vendas é de fato eficaz para a identificação dos principais desperdícios. A utilização da ferramenta pela empresa, previamente a alteração organizacional poderia ter levado a uma estrutura ainda mais preparada para atender ao cliente, pois em ambos os mapas foram encontradas as mesmas oportunidades de melhoria.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7083
10.3895/gi.v14n2.7083
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7083
identifier_str_mv 10.3895/gi.v14n2.7083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/7083/5458
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 14, n. 2 (2018)
1808-0448
10.3895/gi.v14n2
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644477628416