PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL EM TORNO DA PRÁTICA DA GOVERNANÇA EM CADEIAS LOGÍSTICO-PORTUÁRIAS
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/837 |
Resumo: | Os processos de importação e de exportação são extremamente dinâmicos e as empresas que se envolvem com eles devem buscar, constantemente, a melhor relação entre os custos e o nível de serviço logístico, com vistas a gerarem ofertas de maior valor ao mercado. Neste contexto, a eficiência portuária é de fundamental importância para o aumento da competitividade dos diferentes setores exportadores de um país, impactando na economia como um todo. A concepção moderna de gestão portuária deve considerar não apenas o porto em si, mas o contexto de toda a comunidade portuária, ou seja, o conjunto de atores que realizam atividades direta ou indiretamente associadas ao porto. Além disso, deve-se buscar o alinhamento e a coordenação destes atores, para que assim o porto exerça um papel de indução da competitividade regional. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo conceitual para apoiar o estudo da governança em cadeias logístico-portuárias. Com o estudo de caso do Porto de Valência, foi possível elaborar um modelo abrangente e consistente, que sintetiza as principais ações de governança desenvolvidas no referido porto, as quais permitiram seu reconhecimento como Best-in-Class no setor. A partir da aplicação desse modelo, será possível identificar iniciativas ou direcionamentos para o desenvolvimento de cadeias logístico-portuárias no Brasil e, consequentemente, gerar um aumento da competitividade brasileira no contexto global. |
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PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL EM TORNO DA PRÁTICA DA GOVERNANÇA EM CADEIAS LOGÍSTICO-PORTUÁRIASLogística; Infra-estrutura; Clusters PortuáriosOs processos de importação e de exportação são extremamente dinâmicos e as empresas que se envolvem com eles devem buscar, constantemente, a melhor relação entre os custos e o nível de serviço logístico, com vistas a gerarem ofertas de maior valor ao mercado. Neste contexto, a eficiência portuária é de fundamental importância para o aumento da competitividade dos diferentes setores exportadores de um país, impactando na economia como um todo. A concepção moderna de gestão portuária deve considerar não apenas o porto em si, mas o contexto de toda a comunidade portuária, ou seja, o conjunto de atores que realizam atividades direta ou indiretamente associadas ao porto. Além disso, deve-se buscar o alinhamento e a coordenação destes atores, para que assim o porto exerça um papel de indução da competitividade regional. Diante desse cenário, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo conceitual para apoiar o estudo da governança em cadeias logístico-portuárias. Com o estudo de caso do Porto de Valência, foi possível elaborar um modelo abrangente e consistente, que sintetiza as principais ações de governança desenvolvidas no referido porto, as quais permitiram seu reconhecimento como Best-in-Class no setor. A partir da aplicação desse modelo, será possível identificar iniciativas ou direcionamentos para o desenvolvimento de cadeias logístico-portuárias no Brasil e, consequentemente, gerar um aumento da competitividade brasileira no contexto global. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Milan, Gabriel SperandioVieira, Guilherme Bergmann Borges2012-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/83710.3895/S1808-04482011000400008Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 4 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/837/764Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-14T19:09:27Zoai:periodicos.utfpr:article/837Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2012-01-14T19:09:27Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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