Modelagem e simulação com o Arena para reduzir filas em um restaurante Self Service
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5371 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é utilizar a simulação e modelagem no Arena para verificar o comportamento dos processos do serviço self service oferecidos aos clientes pelo restaurante do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio das filas e também propor cenários alternativos, além do encontrado. Os cenários alternativos são modelos computacionais criados para reproduzir uma condição real ou não. No caso do cenário encontrado, foi modelado e simulado a situação do estabelecimento enquanto no ideal e utópico, apenas sugeriu-se possibilidades de melhorias através dos resultados obtido dos relatórios no Arena. Os relatórios mostraram que o cenário encontrado era uma oportunidade de melhoria, pois o processo self service era o gargalo do serviço. Com isso, criou-se um modelo computacional chamado de cenário ideal, onde o processo gargalo ganhou mais um processo e recurso e gerando melhores resultados em relação ao modelo anterior. Como ainda havia possibilidade para melhorar esse modelo, criou-se o utópico. O cenário utópico trouxe valores bem melhores do que o ideal, sendo este o último a ser criado, pois outro modelo após ele mudava o gargalo do self service para o processo caixa. |
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Modelagem e simulação com o Arena para reduzir filas em um restaurante Self Service3.08.00.00-5 Engenharia de Produçãoself service; arena; modelagem; simulação. O objetivo deste estudo é utilizar a simulação e modelagem no Arena para verificar o comportamento dos processos do serviço self service oferecidos aos clientes pelo restaurante do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio das filas e também propor cenários alternativos, além do encontrado. Os cenários alternativos são modelos computacionais criados para reproduzir uma condição real ou não. No caso do cenário encontrado, foi modelado e simulado a situação do estabelecimento enquanto no ideal e utópico, apenas sugeriu-se possibilidades de melhorias através dos resultados obtido dos relatórios no Arena. Os relatórios mostraram que o cenário encontrado era uma oportunidade de melhoria, pois o processo self service era o gargalo do serviço. Com isso, criou-se um modelo computacional chamado de cenário ideal, onde o processo gargalo ganhou mais um processo e recurso e gerando melhores resultados em relação ao modelo anterior. Como ainda havia possibilidade para melhorar esse modelo, criou-se o utópico. O cenário utópico trouxe valores bem melhores do que o ideal, sendo este o último a ser criado, pois outro modelo após ele mudava o gargalo do self service para o processo caixa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Melo, Joseana VinhoteFerreira, Juliana da SilvaJusta, Marcelo Augusto Oliveira da2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/537110.3895/gi.v13n2.5371Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 2 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5371/5515Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T17:43:09Zoai:periodicos.utfpr:article/5371Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T17:43:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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