APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encarnação, Alan Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476
Resumo: Este trabalho discute a aplicação da simulação discreta para a gestão de filas no setor de serviços. Alguns prestadores de serviços não dimensionam corretamente sua capacidade de atendimento gerando assim as filas. A gestão eficiente das filas auxilia os gestores na tomada de decisões. São abordadas as características das atividades de serviços e sua importância, tendo como objetivo demonstrar a utilidade da Simulação Computacional para se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o gestor do serviço. O objeto de estudo é um restaurante selfservice. Através do Software ARENA foi desenvolvido um modelo do tipo discreto e estocástico para reproduzir o ambiente diário do Restaurante. Conclui-se que o software de simulação discreta possui elementos de modelagem que atende as necessidades da aplicação. O restaurante estudado possui características diferentes do tradicional selfservice com layout em série, e foi necessário prever no modelo um roteamento para o fluxo de clientes. O estudo concluiu que as filas ocorrem nos processos de preparo de massas, preparo de carnes especiais e caixas, com tempos médios de espera de até 5min. Nos demais processos, que são serviço de guarnição, salada-sobremesa, balança e localização de uma mesa-com cadeira disponível, as filas possuem um fluxo bem ágil. O modelo operacional obtido permitiu a avaliação de alguns cenários visando diminuição do tempo de fila.
id PUC_GO_b8cb740b20e5e6bc0d061a9da3989ef4
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2476
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.ArenaModelagem por Simulaçãoserviços e filas de esperaArenaModeling for Simulationservices and queuesCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEste trabalho discute a aplicação da simulação discreta para a gestão de filas no setor de serviços. Alguns prestadores de serviços não dimensionam corretamente sua capacidade de atendimento gerando assim as filas. A gestão eficiente das filas auxilia os gestores na tomada de decisões. São abordadas as características das atividades de serviços e sua importância, tendo como objetivo demonstrar a utilidade da Simulação Computacional para se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o gestor do serviço. O objeto de estudo é um restaurante selfservice. Através do Software ARENA foi desenvolvido um modelo do tipo discreto e estocástico para reproduzir o ambiente diário do Restaurante. Conclui-se que o software de simulação discreta possui elementos de modelagem que atende as necessidades da aplicação. O restaurante estudado possui características diferentes do tradicional selfservice com layout em série, e foi necessário prever no modelo um roteamento para o fluxo de clientes. O estudo concluiu que as filas ocorrem nos processos de preparo de massas, preparo de carnes especiais e caixas, com tempos médios de espera de até 5min. Nos demais processos, que são serviço de guarnição, salada-sobremesa, balança e localização de uma mesa-com cadeira disponível, as filas possuem um fluxo bem ágil. O modelo operacional obtido permitiu a avaliação de alguns cenários visando diminuição do tempo de fila.This paper discusses the application of discrete simulation for the management of queues in the service sector. Some service providers do not correctly dimensioning its service capacity generating queues. The efficient management of queues assists managers in making decisions. The characteristics of services and their important activities are addressed, aiming to demonstrate the Computational Simulation utility to find a balance that satisfies the customer and is economically viable for the service manager. The study object is a self-service restaurant. Through the Software ARENA was developed a model of discrete type and stochastic to play everyday restaurant setting. It concludes that the discrete simulation software has modeling elements that meets the application requirements. The studied restaurant has different characteristics from traditional self-service with layout in series, and it was necessary to provide the model a route for the flow of customers. The study concluded that the queues occur in the mass preparation process, special meat preparation and boxes, with average waiting times of up to 5 minutes. In the other processes, which are trim service, salad - dessert, scale and location of a table - chair is available, the queues have a very agile flow. The operating model obtained allowed the evaluation of some scenarios aiming to reduce the queue time.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEngenhariaBRPUC GoiásEngenharia de Produção e SistemasDantas, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5115002204148904Carmo, Iran Martins dohttp://lattes.cnpq.br/2418951329099161Menezes, José Elmo dehttp://lattes.cnpq.br/9654702573176547Encarnação, Alan Ferreira da2016-08-10T10:40:33Z2015-12-032015-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfENCARNAÇÃO, Alan Ferreira da. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T22:05:38Zoai:ambar:tede/2476Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T22:05:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.
title APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
spellingShingle APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
Encarnação, Alan Ferreira da
Arena
Modelagem por Simulação
serviços e filas de espera
Arena
Modeling for Simulation
services and queues
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
title_full APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
title_fullStr APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
title_sort APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO DISCRETA PARA A GESTÃO DE FILAS NO SETOR DE SERVIÇOS: ESTUDO DE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE.
author Encarnação, Alan Ferreira da
author_facet Encarnação, Alan Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Maria José Pereira
http://lattes.cnpq.br/5115002204148904
Carmo, Iran Martins do
http://lattes.cnpq.br/2418951329099161
Menezes, José Elmo de
http://lattes.cnpq.br/9654702573176547
dc.contributor.author.fl_str_mv Encarnação, Alan Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Arena
Modelagem por Simulação
serviços e filas de espera
Arena
Modeling for Simulation
services and queues
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Arena
Modelagem por Simulação
serviços e filas de espera
Arena
Modeling for Simulation
services and queues
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description Este trabalho discute a aplicação da simulação discreta para a gestão de filas no setor de serviços. Alguns prestadores de serviços não dimensionam corretamente sua capacidade de atendimento gerando assim as filas. A gestão eficiente das filas auxilia os gestores na tomada de decisões. São abordadas as características das atividades de serviços e sua importância, tendo como objetivo demonstrar a utilidade da Simulação Computacional para se encontrar um ponto de equilíbrio que satisfaça o cliente e seja viável economicamente para o gestor do serviço. O objeto de estudo é um restaurante selfservice. Através do Software ARENA foi desenvolvido um modelo do tipo discreto e estocástico para reproduzir o ambiente diário do Restaurante. Conclui-se que o software de simulação discreta possui elementos de modelagem que atende as necessidades da aplicação. O restaurante estudado possui características diferentes do tradicional selfservice com layout em série, e foi necessário prever no modelo um roteamento para o fluxo de clientes. O estudo concluiu que as filas ocorrem nos processos de preparo de massas, preparo de carnes especiais e caixas, com tempos médios de espera de até 5min. Nos demais processos, que são serviço de guarnição, salada-sobremesa, balança e localização de uma mesa-com cadeira disponível, as filas possuem um fluxo bem ágil. O modelo operacional obtido permitiu a avaliação de alguns cenários visando diminuição do tempo de fila.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2015-08-18
2016-08-10T10:40:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ENCARNAÇÃO, Alan Ferreira da. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476
identifier_str_mv ENCARNAÇÃO, Alan Ferreira da. APPLICATION OF DISCRETE SIMULATION FOR THE QUEUE MANAGEMENT TO SERVICES SECTOR: A STUDY OF SELFSERVICE RESTAURANT.. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Engenharia
BR
PUC Goiás
Engenharia de Produção e Sistemas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Engenharia
BR
PUC Goiás
Engenharia de Produção e Sistemas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791388266823680