Pesquisas de clima e endomarketing para pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5663 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo desenvolver uma estratégia de endomarketing para pequenas empresas do setor imobiliário. A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, através da pesquisa-ação, com utilização de um questionário estruturado adaptado do modelo de clima organizacional de Luz (2003). Os resultados apresentados nesta pesquisa foram considerados adequados e de grande valia para área imobiliária, pois permitiu medir o clima organizacional da empresa investigada. A pesquisa permitiu medir os fatores internos da empresa e não os externos, como problemas familiares. Nesta pesquisa foi possível diagnosticar os fatores críticos através do índice de favorabilidade e pelo índice potencial de melhoria. Desta maneira, a priorização da empresa esta em adotar ações de implantação no plano de carreiras e a caixa de sugestões. O endomarketing usado foi desenvolvido para melhorar a motivação dos funcionários e melhorar os indicadores identificados como negativos pela pesquisa de clima organizacional. |
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Pesquisas de clima e endomarketing para pequenas empresasEngenharia de Produção; Planejamento, projeto e controle de sistemas de produçãoclima organizacional; marketing interno; pequenas empresasEste artigo teve como objetivo desenvolver uma estratégia de endomarketing para pequenas empresas do setor imobiliário. A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, através da pesquisa-ação, com utilização de um questionário estruturado adaptado do modelo de clima organizacional de Luz (2003). Os resultados apresentados nesta pesquisa foram considerados adequados e de grande valia para área imobiliária, pois permitiu medir o clima organizacional da empresa investigada. A pesquisa permitiu medir os fatores internos da empresa e não os externos, como problemas familiares. Nesta pesquisa foi possível diagnosticar os fatores críticos através do índice de favorabilidade e pelo índice potencial de melhoria. Desta maneira, a priorização da empresa esta em adotar ações de implantação no plano de carreiras e a caixa de sugestões. O endomarketing usado foi desenvolvido para melhorar a motivação dos funcionários e melhorar os indicadores identificados como negativos pela pesquisa de clima organizacional.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)de Abreu, Bárbara WelterVaz, Caroline RodriguesUriona Maldonado, Mauricio2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/566310.3895/gi.v13n3.5663Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 3 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n3reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5663/5491Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-26T17:25:42Zoai:periodicos.utfpr:article/5663Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2018-10-26T17:25:42Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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