Aplicação da ferramenta FMEA para a construção de uma asa de revestimento metálico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/9227 |
Resumo: | Failure Mode and Effect Analisys (FMEA) é considerado um dos métodos de análise de risco mais eficazes o qual tem sido amplamente adotado em diversos campos para a melhorias da segurança e a confiabilidade de sistemas. O presente estudo tem como objetivo montar uma matriz FMEA de uma asa de revestimento metálico. As metodologias empregadas no estudo consistem em análise bibliográfica e a realização de Focus Group para a determinação dos índices de severidade, de ocorrência e de detecção podendo assim calcular o NPR e encontrar a relevância de cada modo de falha. Já para as ações de melhorias de cada modo de falha também se utilizou a técnica de Focus Group com objetivo de encontrar essas ações. Como resultados deste estudo, tem-se como os modos de falha de maior relevância as longarinas, as nervuras e o acoplamento entre a asa e a fuselagem. |
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Aplicação da ferramenta FMEA para a construção de uma asa de revestimento metálicoCiências Exatas e da Terra, Engenharia do produtoFMEA; modos de falhas; ações de melhorias; análise de riscosFailure Mode and Effect Analisys (FMEA) é considerado um dos métodos de análise de risco mais eficazes o qual tem sido amplamente adotado em diversos campos para a melhorias da segurança e a confiabilidade de sistemas. O presente estudo tem como objetivo montar uma matriz FMEA de uma asa de revestimento metálico. As metodologias empregadas no estudo consistem em análise bibliográfica e a realização de Focus Group para a determinação dos índices de severidade, de ocorrência e de detecção podendo assim calcular o NPR e encontrar a relevância de cada modo de falha. Já para as ações de melhorias de cada modo de falha também se utilizou a técnica de Focus Group com objetivo de encontrar essas ações. Como resultados deste estudo, tem-se como os modos de falha de maior relevância as longarinas, as nervuras e o acoplamento entre a asa e a fuselagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do Pampade Oliveira, Luiz Felipe2020-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/922710.3895/gi.v16n2.9227Revista Gestão Industrial; v. 16, n. 2 (2020)1808-044810.3895/gi.v16n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/9227/7929Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T15:37:14Zoai:periodicos.utfpr:article/9227Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2020-11-16T15:37:14Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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