PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, ALEXSANDRO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884
Resumo: Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras.
id UTFPR-5_dc1897d759c0cf70e5ae5abd396904c7
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2884
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMALEstratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos;Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maria A. Cannarozzo Tinoco, Universidade Federal do Rio Grande do SulEmpresa Novanis Animal LTDAMONTEIRO, ALEXSANDROTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/288410.3895/gi.v11n4.2884Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 4 (2015)1808-044810.3895/gi.v11n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884/2582Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-18T18:13:44Zoai:periodicos.utfpr:article/2884Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2016-04-18T18:13:44Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
title PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
spellingShingle PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
MONTEIRO, ALEXSANDRO
Estratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos;
title_short PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
title_full PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
title_fullStr PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
title_full_unstemmed PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
title_sort PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
author MONTEIRO, ALEXSANDRO
author_facet MONTEIRO, ALEXSANDRO
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
author_role author
author2 Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria A. Cannarozzo Tinoco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Empresa Novanis Animal LTDA
dc.contributor.author.fl_str_mv MONTEIRO, ALEXSANDRO
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos;
topic Estratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos;
description Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884
10.3895/gi.v11n4.2884
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884
identifier_str_mv 10.3895/gi.v11n4.2884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884/2582
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 4 (2015)
1808-0448
10.3895/gi.v11n4
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237642660446208