PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884 |
Resumo: | Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras. |
id |
UTFPR-5_dc1897d759c0cf70e5ae5abd396904c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2884 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMALEstratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos;Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maria A. Cannarozzo Tinoco, Universidade Federal do Rio Grande do SulEmpresa Novanis Animal LTDAMONTEIRO, ALEXSANDROTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/288410.3895/gi.v11n4.2884Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 4 (2015)1808-044810.3895/gi.v11n4reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884/2582Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-18T18:13:44Zoai:periodicos.utfpr:article/2884Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2016-04-18T18:13:44Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
title |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
spellingShingle |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL MONTEIRO, ALEXSANDRO Estratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos; |
title_short |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
title_full |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
title_fullStr |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
title_sort |
PROPOSTA DE UM MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE COMPRAS DE MATERIAIS E SERVIÇOS EM EMPRESA DE NUTRIÇÃO ANIMAL |
author |
MONTEIRO, ALEXSANDRO |
author_facet |
MONTEIRO, ALEXSANDRO Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo |
author_role |
author |
author2 |
Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria A. Cannarozzo Tinoco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Empresa Novanis Animal LTDA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONTEIRO, ALEXSANDRO Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos; |
topic |
Estratégica e Organizacional; Processos; Gestão de suprimentos; |
description |
Em um cenário globalizado e competitivo, as empresas precisam rever seus modelos de gestão de compras, visto que as aquisições têm sido estratégicas para as organizações na redução de custos e aumento de sua competitividade, e para que isso ocorra é importante que as empresas adotem um modelo de compras estratégico adequado às suas necessidades. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo, propor um modelo de gestão que torne o setor de compras da empresa em estudo, alinhado as suas estratégias utilizando como base os estudos realizados por Monteiro e Tinoco, (2013) e realizado as seguintes etapas: (i) Levantamento dos principais modelos de gestão estratégica de compras de materiais e serviços existentes na literatura; (ii) Verificação dos objetivos estratégicos e o alinhamento do processo de compras, devido a mudança na diretoria da empresa; (iii) Estruturação do modelo estratégico de gestão de compras da empresa em estudo e (iv) Validação do modelo proposto com a alta diretoria da empresa. Finalizadas estas etapas, obteve-se como resultado um modelo de gestão que alinha o setor de compras de materiais e serviços aos objetivos estratégicos da empresa, apresentando as macro etapas do processo de compra estratégico, o fluxograma detalhado das etapas e o detalhamento das atividades em cada etapa do processo. Além disso, o modelo sugere a implementação de ferramentas de compras estratégicas adequadas ao perfil da empresa, no caso a Matriz de Kraljic, (1983) aliada ao modelo de Ogden (2003), ambas adaptadas ao contexto analisado.Palavra-chave: Processo; compras; Gestão de compras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884 10.3895/gi.v11n4.2884 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884 |
identifier_str_mv |
10.3895/gi.v11n4.2884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/2884/2582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 11, n. 4 (2015) 1808-0448 10.3895/gi.v11n4 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237642660446208 |