UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milan, Gabriel Sperandio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Theisen, Patrícia Fritzen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/529
Resumo: O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a verticalização dos processos de leitura e entrega de faturas em uma distribuidora de energia elétrica da região Sul do Brasil. O trabalho tem por objetivo descrever a migração dos processos analisados, do modelo terceirizado para verticalizado. O estudo também contempla a análise dos riscos e benefícios de ambos os modelos. Outro aspecto abordado é a demonstração dos resultados obtidos na empresa em análise, que foram extremamente significativos desde a sua implantação. A verticalização trouxe uma diminuição no número de reclamações de faturas não entregues, redução do número de solicitações de segundas vias, melhora na qualidade do faturamento, redução de custos e ainda uma importante melhoria nos índices de satisfação dos clientes com relação aos serviços de leitura e entrega de faturas. Faz-se a relação entre os resultados alcançados pela organização com o referencial teórico existente sobre o assunto, buscando demonstrar que nem sempre a terceirização é a melhor alternativa.
id UTFPR-5_e2d0bfbef1d7d573c51f72157574bafa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/529
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICAO trabalho apresenta um estudo de caso sobre a verticalização dos processos de leitura e entrega de faturas em uma distribuidora de energia elétrica da região Sul do Brasil. O trabalho tem por objetivo descrever a migração dos processos analisados, do modelo terceirizado para verticalizado. O estudo também contempla a análise dos riscos e benefícios de ambos os modelos. Outro aspecto abordado é a demonstração dos resultados obtidos na empresa em análise, que foram extremamente significativos desde a sua implantação. A verticalização trouxe uma diminuição no número de reclamações de faturas não entregues, redução do número de solicitações de segundas vias, melhora na qualidade do faturamento, redução de custos e ainda uma importante melhoria nos índices de satisfação dos clientes com relação aos serviços de leitura e entrega de faturas. Faz-se a relação entre os resultados alcançados pela organização com o referencial teórico existente sobre o assunto, buscando demonstrar que nem sempre a terceirização é a melhor alternativa.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Milan, Gabriel SperandioTheisen, Patrícia Fritzen2011-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/52910.3895/S1808-04482011000100001Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011)1808-044810.3895/S1808-044820110001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/529/636Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-15T15:29:09Zoai:periodicos.utfpr:article/529Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2011-04-15T15:29:09Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
title UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
Milan, Gabriel Sperandio
title_short UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_full UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
title_sort UM ESTUDO SOBRE A VERTICALIZAÇÃO E A TERCEIRIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ENTREGA DE FATURAS DE UMA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA
author Milan, Gabriel Sperandio
author_facet Milan, Gabriel Sperandio
Theisen, Patrícia Fritzen
author_role author
author2 Theisen, Patrícia Fritzen
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Milan, Gabriel Sperandio
Theisen, Patrícia Fritzen
dc.subject.none.fl_str_mv
description O trabalho apresenta um estudo de caso sobre a verticalização dos processos de leitura e entrega de faturas em uma distribuidora de energia elétrica da região Sul do Brasil. O trabalho tem por objetivo descrever a migração dos processos analisados, do modelo terceirizado para verticalizado. O estudo também contempla a análise dos riscos e benefícios de ambos os modelos. Outro aspecto abordado é a demonstração dos resultados obtidos na empresa em análise, que foram extremamente significativos desde a sua implantação. A verticalização trouxe uma diminuição no número de reclamações de faturas não entregues, redução do número de solicitações de segundas vias, melhora na qualidade do faturamento, redução de custos e ainda uma importante melhoria nos índices de satisfação dos clientes com relação aos serviços de leitura e entrega de faturas. Faz-se a relação entre os resultados alcançados pela organização com o referencial teórico existente sobre o assunto, buscando demonstrar que nem sempre a terceirização é a melhor alternativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/529
10.3895/S1808-04482011000100001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/529
identifier_str_mv 10.3895/S1808-04482011000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/529/636
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 7, n. 1 (2011)
1808-0448
10.3895/S1808-044820110001
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237644014157824