Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Jéssica da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro Junior, Aluísio dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão Industrial
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315
Resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta alguns conceitos básicos da engenharia da confiabilidade, incluindo a aplicação de uma Árvore de Falhas com uso voltado para o setor de pós-venda de uma empresa fabricante de coletores compactadores de lixo com objetivo de verificar se o desempenho do setor de pós-venda está de acordo com o nível de satisfação dos clientes e confrontar essas informações com os resultados obtidos no estudo de confiabilidade do produto. O desenvolvimento da pesquisa foi feito baseado em duas ações: pesquisa de satisfação voltada para o setor de pós-venda e levantamento de dados técnicos, como quantidade de peças concedidas em garantia e os custos totais envolvidos neste processo. Observou-se, na análise de confiabilidade do produto, que a fabricação dos comandos hidráulicos deve ser acompanhada mais de perto e aprimorada até que o item atinja a confiabilidade desejada, pois atualmente encontra-se em grau preocupante. A análise matemática e gráfica dos dados gerou material consistente para o auxílio à tomada de decisão, fazendo com que a confiabilidade se destacasse das demais dimensões da qualidade. Com isso, foram feitas à empresa pesquisada recomendações científicas para manter e alavancar seu sucesso ou continuar indiferente aos riscos iminentes de uma perda de mercado e de difamações prejudiciais à marca.
id UTFPR-5_ee07294bb09e6cde4bf0eebd29b43f51
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5315
network_acronym_str UTFPR-5
network_name_str Revista Gestão Industrial
repository_id_str
spelling Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientesEngenharia de Produção - Gerência de ProduçãoPós-venda; confiabilidade; satisfação do cliente; qualidade; garantiaO presente trabalho de pesquisa apresenta alguns conceitos básicos da engenharia da confiabilidade, incluindo a aplicação de uma Árvore de Falhas com uso voltado para o setor de pós-venda de uma empresa fabricante de coletores compactadores de lixo com objetivo de verificar se o desempenho do setor de pós-venda está de acordo com o nível de satisfação dos clientes e confrontar essas informações com os resultados obtidos no estudo de confiabilidade do produto. O desenvolvimento da pesquisa foi feito baseado em duas ações: pesquisa de satisfação voltada para o setor de pós-venda e levantamento de dados técnicos, como quantidade de peças concedidas em garantia e os custos totais envolvidos neste processo. Observou-se, na análise de confiabilidade do produto, que a fabricação dos comandos hidráulicos deve ser acompanhada mais de perto e aprimorada até que o item atinja a confiabilidade desejada, pois atualmente encontra-se em grau preocupante. A análise matemática e gráfica dos dados gerou material consistente para o auxílio à tomada de decisão, fazendo com que a confiabilidade se destacasse das demais dimensões da qualidade. Com isso, foram feitas à empresa pesquisada recomendações científicas para manter e alavancar seu sucesso ou continuar indiferente aos riscos iminentes de uma perda de mercado e de difamações prejudiciais à marca.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)USIMECA Indústria Mecânica S/A, setor de pós-vendas.Menezes, Jéssica da SilvaMonteiro Junior, Aluísio dos Santos2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/531510.3895/gi.v13n2.5315Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 2 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315/5950Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-27T10:39:20Zoai:periodicos.utfpr:article/5315Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2019-02-27T10:39:20Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
title Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
spellingShingle Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
Menezes, Jéssica da Silva
Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pós-venda; confiabilidade; satisfação do cliente; qualidade; garantia
title_short Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
title_full Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
title_fullStr Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
title_full_unstemmed Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
title_sort Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
author Menezes, Jéssica da Silva
author_facet Menezes, Jéssica da Silva
Monteiro Junior, Aluísio dos Santos
author_role author
author2 Monteiro Junior, Aluísio dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv USIMECA Indústria Mecânica S/A, setor de pós-vendas.
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Jéssica da Silva
Monteiro Junior, Aluísio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pós-venda; confiabilidade; satisfação do cliente; qualidade; garantia
topic Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pós-venda; confiabilidade; satisfação do cliente; qualidade; garantia
description O presente trabalho de pesquisa apresenta alguns conceitos básicos da engenharia da confiabilidade, incluindo a aplicação de uma Árvore de Falhas com uso voltado para o setor de pós-venda de uma empresa fabricante de coletores compactadores de lixo com objetivo de verificar se o desempenho do setor de pós-venda está de acordo com o nível de satisfação dos clientes e confrontar essas informações com os resultados obtidos no estudo de confiabilidade do produto. O desenvolvimento da pesquisa foi feito baseado em duas ações: pesquisa de satisfação voltada para o setor de pós-venda e levantamento de dados técnicos, como quantidade de peças concedidas em garantia e os custos totais envolvidos neste processo. Observou-se, na análise de confiabilidade do produto, que a fabricação dos comandos hidráulicos deve ser acompanhada mais de perto e aprimorada até que o item atinja a confiabilidade desejada, pois atualmente encontra-se em grau preocupante. A análise matemática e gráfica dos dados gerou material consistente para o auxílio à tomada de decisão, fazendo com que a confiabilidade se destacasse das demais dimensões da qualidade. Com isso, foram feitas à empresa pesquisada recomendações científicas para manter e alavancar seu sucesso ou continuar indiferente aos riscos iminentes de uma perda de mercado e de difamações prejudiciais à marca.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315
10.3895/gi.v13n2.5315
url https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315
identifier_str_mv 10.3895/gi.v13n2.5315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315/5950
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 2 (2017)
1808-0448
10.3895/gi.v13n2
reponame:Revista Gestão Industrial
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Gestão Industrial
collection Revista Gestão Industrial
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistagi@utfpr.edu.br
_version_ 1800237643561172992