Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientes
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa apresenta alguns conceitos básicos da engenharia da confiabilidade, incluindo a aplicação de uma Árvore de Falhas com uso voltado para o setor de pós-venda de uma empresa fabricante de coletores compactadores de lixo com objetivo de verificar se o desempenho do setor de pós-venda está de acordo com o nível de satisfação dos clientes e confrontar essas informações com os resultados obtidos no estudo de confiabilidade do produto. O desenvolvimento da pesquisa foi feito baseado em duas ações: pesquisa de satisfação voltada para o setor de pós-venda e levantamento de dados técnicos, como quantidade de peças concedidas em garantia e os custos totais envolvidos neste processo. Observou-se, na análise de confiabilidade do produto, que a fabricação dos comandos hidráulicos deve ser acompanhada mais de perto e aprimorada até que o item atinja a confiabilidade desejada, pois atualmente encontra-se em grau preocupante. A análise matemática e gráfica dos dados gerou material consistente para o auxílio à tomada de decisão, fazendo com que a confiabilidade se destacasse das demais dimensões da qualidade. Com isso, foram feitas à empresa pesquisada recomendações científicas para manter e alavancar seu sucesso ou continuar indiferente aos riscos iminentes de uma perda de mercado e de difamações prejudiciais à marca. |
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Um estudo de caso no setor de pós-venda: análise da confiabilidade de coletores de lixo e da satisfação dos clientesEngenharia de Produção - Gerência de ProduçãoPós-venda; confiabilidade; satisfação do cliente; qualidade; garantiaO presente trabalho de pesquisa apresenta alguns conceitos básicos da engenharia da confiabilidade, incluindo a aplicação de uma Árvore de Falhas com uso voltado para o setor de pós-venda de uma empresa fabricante de coletores compactadores de lixo com objetivo de verificar se o desempenho do setor de pós-venda está de acordo com o nível de satisfação dos clientes e confrontar essas informações com os resultados obtidos no estudo de confiabilidade do produto. O desenvolvimento da pesquisa foi feito baseado em duas ações: pesquisa de satisfação voltada para o setor de pós-venda e levantamento de dados técnicos, como quantidade de peças concedidas em garantia e os custos totais envolvidos neste processo. Observou-se, na análise de confiabilidade do produto, que a fabricação dos comandos hidráulicos deve ser acompanhada mais de perto e aprimorada até que o item atinja a confiabilidade desejada, pois atualmente encontra-se em grau preocupante. A análise matemática e gráfica dos dados gerou material consistente para o auxílio à tomada de decisão, fazendo com que a confiabilidade se destacasse das demais dimensões da qualidade. Com isso, foram feitas à empresa pesquisada recomendações científicas para manter e alavancar seu sucesso ou continuar indiferente aos riscos iminentes de uma perda de mercado e de difamações prejudiciais à marca.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)USIMECA Indústria Mecânica S/A, setor de pós-vendas.Menezes, Jéssica da SilvaMonteiro Junior, Aluísio dos Santos2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/531510.3895/gi.v13n2.5315Revista Gestão Industrial; v. 13, n. 2 (2017)1808-044810.3895/gi.v13n2reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/5315/5950Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-27T10:39:20Zoai:periodicos.utfpr:article/5315Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2019-02-27T10:39:20Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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