A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14490 |
Resumo: | As possibilidades de interpretação e construção que uma imagem detém podem ser únicas. A imagem e o vídeo constroem e ressignificam linguagens pelas suas interações com o meio social, sendo muitas vezes resultados visuais de uma necessidade prática, podendo ser posteriormente incorporadas a uma estética visual de fácil reconhecimento. O presente artigo pretende discutir a imagem e seus sentidos pela ótica da câmera de segurança. Pretende-se neste caso construir uma análise pelo viés da imagem sequencial de câmeras de segurança, bem como seus desdobramentos e apropriações como forma de linguagem na televisão, do cinema e de expressões culturais nas redes. A intenção é, sob o ponto de vista da imagem, examinar a cultura e as relações que fazemos com a construção cultural de elementos visuais, demonstrando que o aparato não só cria um estado de opressão vigilante–como no caso da câmera–, mas gera resultados imagéticos culturalmente construídos dentro do espaço-tempo ressonante que desenvolveu essas linguagens. O artigo também apresenta o rastro simbólico da imagem deixada por apropriações subsequentes, analisando estéticas baseadas na imagem gerada por câmeras de segurança dentro de programas de TV e movimentos imagéticos digitais como o vaporwave. Estes são entendidos como parte de um simbolismo construído posteriormente ao processo técnico/tecnológico, com intuitos totalmente diferenciados daqueles criados inicialmente pelas imagens originais. Essa construção simbólica se dá por meios dos processos surgidos das transmissões de TV, relações sociais e econômicas e onde o ponto de partida é o processo técnico e a imagem resultante de formas que foram criadas pelas câmeras de segurança. |
id |
UTFPR-6_0e2e9af0193d70a6184d9671f1116b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14490 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurançaComunicaçãoimagem; câmeras de segurança; estéticas da vigilânciaAs possibilidades de interpretação e construção que uma imagem detém podem ser únicas. A imagem e o vídeo constroem e ressignificam linguagens pelas suas interações com o meio social, sendo muitas vezes resultados visuais de uma necessidade prática, podendo ser posteriormente incorporadas a uma estética visual de fácil reconhecimento. O presente artigo pretende discutir a imagem e seus sentidos pela ótica da câmera de segurança. Pretende-se neste caso construir uma análise pelo viés da imagem sequencial de câmeras de segurança, bem como seus desdobramentos e apropriações como forma de linguagem na televisão, do cinema e de expressões culturais nas redes. A intenção é, sob o ponto de vista da imagem, examinar a cultura e as relações que fazemos com a construção cultural de elementos visuais, demonstrando que o aparato não só cria um estado de opressão vigilante–como no caso da câmera–, mas gera resultados imagéticos culturalmente construídos dentro do espaço-tempo ressonante que desenvolveu essas linguagens. O artigo também apresenta o rastro simbólico da imagem deixada por apropriações subsequentes, analisando estéticas baseadas na imagem gerada por câmeras de segurança dentro de programas de TV e movimentos imagéticos digitais como o vaporwave. Estes são entendidos como parte de um simbolismo construído posteriormente ao processo técnico/tecnológico, com intuitos totalmente diferenciados daqueles criados inicialmente pelas imagens originais. Essa construção simbólica se dá por meios dos processos surgidos das transmissões de TV, relações sociais e econômicas e onde o ponto de partida é o processo técnico e a imagem resultante de formas que foram criadas pelas câmeras de segurança.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqMoro, Gláucio Henrique Matsushitade Lima, Fabiane AlvesFirmino, Rodrigo José2021-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1449010.3895/rts.v17n49.14490Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 133-156Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 133-1561984-35261809-004410.3895/rts.v17n49reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14490/8549Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T20:42:59Zoai:periodicos.utfpr:article/14490Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-10-01T20:42:59Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
title |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
spellingShingle |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança Moro, Gláucio Henrique Matsushita Comunicação imagem; câmeras de segurança; estéticas da vigilância |
title_short |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
title_full |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
title_fullStr |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
title_full_unstemmed |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
title_sort |
A subversão da imagem e a imagem da subversão: o aparato como construção de narrativas em câmeras de segurança |
author |
Moro, Gláucio Henrique Matsushita |
author_facet |
Moro, Gláucio Henrique Matsushita de Lima, Fabiane Alves Firmino, Rodrigo José |
author_role |
author |
author2 |
de Lima, Fabiane Alves Firmino, Rodrigo José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Gláucio Henrique Matsushita de Lima, Fabiane Alves Firmino, Rodrigo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação imagem; câmeras de segurança; estéticas da vigilância |
topic |
Comunicação imagem; câmeras de segurança; estéticas da vigilância |
description |
As possibilidades de interpretação e construção que uma imagem detém podem ser únicas. A imagem e o vídeo constroem e ressignificam linguagens pelas suas interações com o meio social, sendo muitas vezes resultados visuais de uma necessidade prática, podendo ser posteriormente incorporadas a uma estética visual de fácil reconhecimento. O presente artigo pretende discutir a imagem e seus sentidos pela ótica da câmera de segurança. Pretende-se neste caso construir uma análise pelo viés da imagem sequencial de câmeras de segurança, bem como seus desdobramentos e apropriações como forma de linguagem na televisão, do cinema e de expressões culturais nas redes. A intenção é, sob o ponto de vista da imagem, examinar a cultura e as relações que fazemos com a construção cultural de elementos visuais, demonstrando que o aparato não só cria um estado de opressão vigilante–como no caso da câmera–, mas gera resultados imagéticos culturalmente construídos dentro do espaço-tempo ressonante que desenvolveu essas linguagens. O artigo também apresenta o rastro simbólico da imagem deixada por apropriações subsequentes, analisando estéticas baseadas na imagem gerada por câmeras de segurança dentro de programas de TV e movimentos imagéticos digitais como o vaporwave. Estes são entendidos como parte de um simbolismo construído posteriormente ao processo técnico/tecnológico, com intuitos totalmente diferenciados daqueles criados inicialmente pelas imagens originais. Essa construção simbólica se dá por meios dos processos surgidos das transmissões de TV, relações sociais e econômicas e onde o ponto de partida é o processo técnico e a imagem resultante de formas que foram criadas pelas câmeras de segurança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14490 10.3895/rts.v17n49.14490 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14490 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v17n49.14490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/14490/8549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 133-156 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 49 (2021); 133-156 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n49 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877544017920 |