AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Observatório
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7767
Resumo: The objective of the research is to analyze what are the difficulties that the graduates of the Technoteaching discipline offered in the first semester of 2019 present in relation to the use of Educational Digital Authorial Materials (MADEs). The qualitative exploratory research investigates five interdisciplinary groups formed by undergraduates from different areas of knowledge. Data were collected from the scripts and the MADEs themselves. Faced with an interpretative analysis, it was found that the graduates, using digital technology, brought the student to the center of the teaching, learning and evaluation process; presented difficulties in relating the contents of different areas in an interdisciplinary way.
id UFT-7_d57f57f0f1e7d26ce85f094a8adefab3
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7767
network_acronym_str UFT-7
network_name_str Revista Observatório
repository_id_str
spelling AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAISLicenciaturaTecnologia DigitalAutoriaDocênciaformação de licenciandostecnologia de informação e comunicaçãodocênciaThe objective of the research is to analyze what are the difficulties that the graduates of the Technoteaching discipline offered in the first semester of 2019 present in relation to the use of Educational Digital Authorial Materials (MADEs). The qualitative exploratory research investigates five interdisciplinary groups formed by undergraduates from different areas of knowledge. Data were collected from the scripts and the MADEs themselves. Faced with an interpretative analysis, it was found that the graduates, using digital technology, brought the student to the center of the teaching, learning and evaluation process; presented difficulties in relating the contents of different areas in an interdisciplinary way.El objetivo de la investigación es analizar cuáles son las dificultades que los graduandos de la disciplina de Tecnodocencia ofrecieron en el primer semestre de 2019 en relación con el uso de Materiales Autorales Digitales Educativos (MADEs). La investigación cualitativa exploratoria inquiere cinco grupos interdisciplinarios formados por estudiantes universitarios de diferentes áreas del conocimiento. Los datos fueron recolectados de los guiones y de los mismos MADEs. Frente a un análisis interpretativo, se descubrió que los graduandos, utilizando tecnología digital, llevaron al estudiante al centro del proceso de enseñanza, aprendizaje y evaluación; presentaran dificultades para relacionar los contenidos de diferentes áreas de manera interdisciplinaria.O objetivo da pesquisa é analisar quais são as dificuldades que os licenciandos da disciplina Tecnodocência ofertada no primeiro semestre de 2019 apresentam em relação à utilização de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). A pesquisa qualitativa de caráter exploratório, investiga cinco grupos interdisciplinares formados por licenciandos de diferentes áreas do conhecimento. Os dados foram coletados a partir dos roteiros e dos MADEs propriamente ditos. Diante de uma análise interpretativa, constatou-se que os licenciandos, ao utilizarem tecnologia digital, trouxeram o aluno para o centro do processo de ensino, aprendizagem e avaliação; apresentaram dificuldades em relacionar os conteúdos de diferentes áreas de forma interdisciplinar.Universidade Federal do Tocantins - UFT2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/776710.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834Observatory Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856Observatoire Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856Revista Observatório ; v. 5 n. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-8562447-426610.20873/uft.2447-4266.2019v5n6reponame:Revista Observatórioinstname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)instacron:UFTporhttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7767/16354Copyright (c) 2019 Revista Observatórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana de2020-01-21T19:28:19Zoai:ojs.revista.uft.edu.br:article/7767Revistahttps://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/oai2447-42662447-4266opendoar:2020-01-21T19:28:19Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
title AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
spellingShingle AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
Lima, Luciana de
Licenciatura
Tecnologia Digital
Autoria
Docência
formação de licenciandos
tecnologia de informação e comunicação
docência
title_short AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
title_full AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
title_fullStr AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
title_sort AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Tecnologia Digital
Autoria
Docência
formação de licenciandos
tecnologia de informação e comunicação
docência
topic Licenciatura
Tecnologia Digital
Autoria
Docência
formação de licenciandos
tecnologia de informação e comunicação
docência
description The objective of the research is to analyze what are the difficulties that the graduates of the Technoteaching discipline offered in the first semester of 2019 present in relation to the use of Educational Digital Authorial Materials (MADEs). The qualitative exploratory research investigates five interdisciplinary groups formed by undergraduates from different areas of knowledge. Data were collected from the scripts and the MADEs themselves. Faced with an interpretative analysis, it was found that the graduates, using digital technology, brought the student to the center of the teaching, learning and evaluation process; presented difficulties in relating the contents of different areas in an interdisciplinary way.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7767
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834
url https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7767
identifier_str_mv 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7767/16354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Observatório
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Tocantins - UFT
dc.source.none.fl_str_mv Observatory Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856
Observatorio Magazine; Vol. 5 Núm. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856
Observatoire Journal; Vol. 5 No. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856
Revista Observatório ; v. 5 n. 6 (2019): v. 5 n. 6 (2019): Netnografia e Humanidades Digitais: perspectivas e desafios Out-Dez (2019); 834-856
2447-4266
10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6
reponame:Revista Observatório
instname:Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron:UFT
instname_str Universidade Federal do Tocantins (UFT)
instacron_str UFT
institution UFT
reponame_str Revista Observatório
collection Revista Observatório
repository.name.fl_str_mv Revista Observatório - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313248845463552