Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pillotto , Silvia Sell Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659
Resumo: Esta pesquisa objetivou fazer de um blog um instrumento midiático para compartilhamento das experiências de um grupo de 35 professores/as que atuam na Educação pela Infância da Rede Pública Municipal de Ensino, visando a compreensão das tecnologias como forma de mediação cultural. Pretendeu-se identificar como um blog pode contribuir nos processos de comunicação, socialização, interação e mediação cultural na Educação pela Infância. Questões referentes a sua criação, utilização e manutenção, foram socializadas com este grupo de professores/as na Formação Continuada intitulada “Educação Patrimonial: formação e construção de identidades”, na Universidade. O percurso metodológico deu-se pela observação, mediação e interação entre pesquisadoras e sujeitos envolvidos, tendo como sustentação a pesquisa-intervenção, uma vez que ela nos permite observar o objeto e interferir nele, promovendo mudanças socioculturais.
id UTFPR-6_1d3b29ad5f0334aaf96fb0da385eb58d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2659
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagensEsta pesquisa objetivou fazer de um blog um instrumento midiático para compartilhamento das experiências de um grupo de 35 professores/as que atuam na Educação pela Infância da Rede Pública Municipal de Ensino, visando a compreensão das tecnologias como forma de mediação cultural. Pretendeu-se identificar como um blog pode contribuir nos processos de comunicação, socialização, interação e mediação cultural na Educação pela Infância. Questões referentes a sua criação, utilização e manutenção, foram socializadas com este grupo de professores/as na Formação Continuada intitulada “Educação Patrimonial: formação e construção de identidades”, na Universidade. O percurso metodológico deu-se pela observação, mediação e interação entre pesquisadoras e sujeitos envolvidos, tendo como sustentação a pesquisa-intervenção, uma vez que ela nos permite observar o objeto e interferir nele, promovendo mudanças socioculturais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/265910.3895/rts.v10n19.2659Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014)1984-35261809-004410.3895/rts.v10n19reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659/1768Direitos autorais 2014 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de Pillotto , Silvia Sell Duarte 2015-04-04T18:15:11Zoai:periodicos.utfpr:article/2659Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2015-04-04T18:15:11Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
title Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
spellingShingle Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de
title_short Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
title_full Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
title_fullStr Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
title_full_unstemmed Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
title_sort Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
author Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de
author_facet Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de
Pillotto , Silvia Sell Duarte
author_role author
author2 Pillotto , Silvia Sell Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de
Pillotto , Silvia Sell Duarte
description Esta pesquisa objetivou fazer de um blog um instrumento midiático para compartilhamento das experiências de um grupo de 35 professores/as que atuam na Educação pela Infância da Rede Pública Municipal de Ensino, visando a compreensão das tecnologias como forma de mediação cultural. Pretendeu-se identificar como um blog pode contribuir nos processos de comunicação, socialização, interação e mediação cultural na Educação pela Infância. Questões referentes a sua criação, utilização e manutenção, foram socializadas com este grupo de professores/as na Formação Continuada intitulada “Educação Patrimonial: formação e construção de identidades”, na Universidade. O percurso metodológico deu-se pela observação, mediação e interação entre pesquisadoras e sujeitos envolvidos, tendo como sustentação a pesquisa-intervenção, uma vez que ela nos permite observar o objeto e interferir nele, promovendo mudanças socioculturais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659
10.3895/rts.v10n19.2659
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659
identifier_str_mv 10.3895/rts.v10n19.2659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659/1768
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v10n19
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223878036848640