Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou fazer de um blog um instrumento midiático para compartilhamento das experiências de um grupo de 35 professores/as que atuam na Educação pela Infância da Rede Pública Municipal de Ensino, visando a compreensão das tecnologias como forma de mediação cultural. Pretendeu-se identificar como um blog pode contribuir nos processos de comunicação, socialização, interação e mediação cultural na Educação pela Infância. Questões referentes a sua criação, utilização e manutenção, foram socializadas com este grupo de professores/as na Formação Continuada intitulada “Educação Patrimonial: formação e construção de identidades”, na Universidade. O percurso metodológico deu-se pela observação, mediação e interação entre pesquisadoras e sujeitos envolvidos, tendo como sustentação a pesquisa-intervenção, uma vez que ela nos permite observar o objeto e interferir nele, promovendo mudanças socioculturais. |
id |
UTFPR-6_1d3b29ad5f0334aaf96fb0da385eb58d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2659 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagensEsta pesquisa objetivou fazer de um blog um instrumento midiático para compartilhamento das experiências de um grupo de 35 professores/as que atuam na Educação pela Infância da Rede Pública Municipal de Ensino, visando a compreensão das tecnologias como forma de mediação cultural. Pretendeu-se identificar como um blog pode contribuir nos processos de comunicação, socialização, interação e mediação cultural na Educação pela Infância. Questões referentes a sua criação, utilização e manutenção, foram socializadas com este grupo de professores/as na Formação Continuada intitulada “Educação Patrimonial: formação e construção de identidades”, na Universidade. O percurso metodológico deu-se pela observação, mediação e interação entre pesquisadoras e sujeitos envolvidos, tendo como sustentação a pesquisa-intervenção, uma vez que ela nos permite observar o objeto e interferir nele, promovendo mudanças socioculturais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/265910.3895/rts.v10n19.2659Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014)1984-35261809-004410.3895/rts.v10n19reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659/1768Direitos autorais 2014 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de Pillotto , Silvia Sell Duarte 2015-04-04T18:15:11Zoai:periodicos.utfpr:article/2659Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2015-04-04T18:15:11Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
title |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
spellingShingle |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de |
title_short |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
title_full |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
title_fullStr |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
title_sort |
Tecnologia e educação: o blog como possibilidade de mediação cultural e novas aprendizagens |
author |
Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de |
author_facet |
Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de Pillotto , Silvia Sell Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Pillotto , Silvia Sell Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo , Patrícia Kricheldorf Hermes de Pillotto , Silvia Sell Duarte |
description |
Esta pesquisa objetivou fazer de um blog um instrumento midiático para compartilhamento das experiências de um grupo de 35 professores/as que atuam na Educação pela Infância da Rede Pública Municipal de Ensino, visando a compreensão das tecnologias como forma de mediação cultural. Pretendeu-se identificar como um blog pode contribuir nos processos de comunicação, socialização, interação e mediação cultural na Educação pela Infância. Questões referentes a sua criação, utilização e manutenção, foram socializadas com este grupo de professores/as na Formação Continuada intitulada “Educação Patrimonial: formação e construção de identidades”, na Universidade. O percurso metodológico deu-se pela observação, mediação e interação entre pesquisadoras e sujeitos envolvidos, tendo como sustentação a pesquisa-intervenção, uma vez que ela nos permite observar o objeto e interferir nele, promovendo mudanças socioculturais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659 10.3895/rts.v10n19.2659 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v10n19.2659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2659/1768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 10, n. 19 (2014) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v10n19 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878036848640 |