Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avila , Ademir
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Calejon , Laura Marisa Carnielo, Dias , Marlene Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550
Resumo: Neste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise.
id UTFPR-6_636f16e48a8e60864be33d4d92f87ec4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2550
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiênciasNeste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2010-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/255010.3895/rts.v6n10.2550Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010)1984-35261809-004410.3895/rts.v6n10reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550/1783Direitos autorais 2010 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvila , Ademir Calejon , Laura Marisa Carnielo Dias , Marlene Alves 2014-12-10T12:33:17Zoai:periodicos.utfpr:article/2550Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:33:17Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
title Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
spellingShingle Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
Avila , Ademir
title_short Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
title_full Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
title_fullStr Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
title_full_unstemmed Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
title_sort Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
author Avila , Ademir
author_facet Avila , Ademir
Calejon , Laura Marisa Carnielo
Dias , Marlene Alves
author_role author
author2 Calejon , Laura Marisa Carnielo
Dias , Marlene Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Avila , Ademir
Calejon , Laura Marisa Carnielo
Dias , Marlene Alves
description Neste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550
10.3895/rts.v6n10.2550
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550
identifier_str_mv 10.3895/rts.v6n10.2550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550/1783
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2010 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2010 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v6n10
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876689428480