Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550 |
Resumo: | Neste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise. |
id |
UTFPR-6_636f16e48a8e60864be33d4d92f87ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2550 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiênciasNeste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2010-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/255010.3895/rts.v6n10.2550Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010)1984-35261809-004410.3895/rts.v6n10reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550/1783Direitos autorais 2010 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvila , Ademir Calejon , Laura Marisa Carnielo Dias , Marlene Alves 2014-12-10T12:33:17Zoai:periodicos.utfpr:article/2550Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:33:17Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
title |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
spellingShingle |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências Avila , Ademir |
title_short |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
title_full |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
title_fullStr |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
title_full_unstemmed |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
title_sort |
Os sistemas tutoriais inteligentes no ambiente de aprendizagem focando a mediação e a troca de experiências |
author |
Avila , Ademir |
author_facet |
Avila , Ademir Calejon , Laura Marisa Carnielo Dias , Marlene Alves |
author_role |
author |
author2 |
Calejon , Laura Marisa Carnielo Dias , Marlene Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila , Ademir Calejon , Laura Marisa Carnielo Dias , Marlene Alves |
description |
Neste trabalho, tratamos de forma sucinta o referencial teórico da presente pesquisa sobre a mediação e a troca de experiências entre professores e estudantes e entre estudantes quando se considera o enfoque histórico social de Vygotsky. Em seguida, apresentamos a metodologia da pesquisa, assim como o Sistema Tutorial Inteligente construído para avaliar como são tratados os possíveis níveis de ajuda entre os diferentes atores, para o caso do estudo de lógica de programação nos cursos superiores em Tecnologia de Informação - TI. Posteriormente, colocamos esse sistema em funcionamento e, finalmente, consideramos as soluções adequadas propostas pelos estudantes aos algoritmos definidos como parâmetros no ensino de lógica de programação e alguns resultados e conclusões que se obtém por meio dessa análise. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550 10.3895/rts.v6n10.2550 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v6n10.2550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2550/1783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2010 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2010 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 6, n. 10 (2010) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v6n10 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876689428480 |