Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva, Amanda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira da Luz, Amanda, Pazuch, Catiussa Maiara, Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143
Resumo: Oriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas.
id UTFPR-6_a6e98f0ed3e445f716b975904fcdd316
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16143
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter socialEngenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de QualidadeGestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básicoOriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pibic Jr CNPq/IFPRInstituto Federal do Paraná - Campus JaguariaívaProjeto PescarCentro de Referência de Assistência Social PedrinhaCentro de Referência de Assistência Social PrimaveraPereira da Silva, AmandaPereira da Luz, AmandaPazuch, Catiussa MaiaraKovaliczn Nadal, Lisandra Maria2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1614310.3895/rts.v19n58.16143Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-161Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-1611984-35261809-004410.3895/rts.v19n58reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143/9952https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/16143/2850Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:14Zoai:periodicos.utfpr:article/16143Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:14Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
title Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
spellingShingle Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
Pereira da Silva, Amanda
Engenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de Qualidade
Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico
title_short Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
title_full Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
title_fullStr Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
title_full_unstemmed Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
title_sort Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
author Pereira da Silva, Amanda
author_facet Pereira da Silva, Amanda
Pereira da Luz, Amanda
Pazuch, Catiussa Maiara
Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria
author_role author
author2 Pereira da Luz, Amanda
Pazuch, Catiussa Maiara
Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pibic Jr CNPq/IFPR
Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva
Projeto Pescar
Centro de Referência de Assistência Social Pedrinha
Centro de Referência de Assistência Social Primavera
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva, Amanda
Pereira da Luz, Amanda
Pazuch, Catiussa Maiara
Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de Qualidade
Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico
topic Engenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de Qualidade
Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico
description Oriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143
10.3895/rts.v19n58.16143
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n58.16143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143/9952
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/16143/2850
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-161
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-161
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n58
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237662558224384