Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143 |
Resumo: | Oriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas. |
id |
UTFPR-6_a6e98f0ed3e445f716b975904fcdd316 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/16143 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter socialEngenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de QualidadeGestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básicoOriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pibic Jr CNPq/IFPRInstituto Federal do Paraná - Campus JaguariaívaProjeto PescarCentro de Referência de Assistência Social PedrinhaCentro de Referência de Assistência Social PrimaveraPereira da Silva, AmandaPereira da Luz, AmandaPazuch, Catiussa MaiaraKovaliczn Nadal, Lisandra Maria2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1614310.3895/rts.v19n58.16143Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-161Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-1611984-35261809-004410.3895/rts.v19n58reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143/9952https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/16143/2850Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:14Zoai:periodicos.utfpr:article/16143Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:14Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
title |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
spellingShingle |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social Pereira da Silva, Amanda Engenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de Qualidade Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico |
title_short |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
title_full |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
title_fullStr |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
title_full_unstemmed |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
title_sort |
Programa 5S e suas contribuições para instituições de ensino com caráter social |
author |
Pereira da Silva, Amanda |
author_facet |
Pereira da Silva, Amanda Pereira da Luz, Amanda Pazuch, Catiussa Maiara Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pereira da Luz, Amanda Pazuch, Catiussa Maiara Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pibic Jr CNPq/IFPR Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva Projeto Pescar Centro de Referência de Assistência Social Pedrinha Centro de Referência de Assistência Social Primavera |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva, Amanda Pereira da Luz, Amanda Pazuch, Catiussa Maiara Kovaliczn Nadal, Lisandra Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de Qualidade Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico |
topic |
Engenharias; Controle de Produção; Garantia de Controle de Qualidade Gestão da qualidade; Extensão; Ferramenta da qualidade; Assistência social; Ensino básico |
description |
Oriunda no Japão, a ferramenta 5S é um método para implantação de conceitos de gestão da qualidade em organizações. Apesar disso, ainda são escassas aplicações em instituições de ensino de cunho social, haja visto que pode atuar como fator de melhoria de vida da comunidade e construção de conhecimento. O objetivo principal foi realizar um levantamento dos trabalhos publicados que relacionam o Programa 5S e instituições de ensino de cunho social para comparar com as ações extensionistas desenvolvidas pelas autoras. Para o levantamento bibliográfico foram selecionados trabalhos acadêmicos que apresentaram os seguintes termos combinados: 5S e instituição de ensino; 5S e CRAS; 5S e assistência social; 5S e Projeto Pescar; 5S e escola; 5S e ensino básico; 5S e estudante. A análise apontou que as atividades desenvolvidas entre as instituições de cunho social, utilizando a ferramenta 5S, foram significativas para os estudantes e que as publicações científicas nesse âmbito ainda são escassas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143 10.3895/rts.v19n58.16143 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v19n58.16143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16143/9952 https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/16143/2850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-161 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 144-161 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v19n58 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237662558224384 |