A educação midiática e a formação continuada docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010 |
Resumo: | Com a pandemia da COVID-19, ficou visível que a formação docente tem lacunas, como por exemplo, a inserção de maneira pedagógica de recursos digitais com o desenvolvimento profissional do professor, além de melhores práticas usando tecnologia em sala de aula deque não seja um momento de recreação com os estudantes. A formação continuada tida como processo de aperfeiçoamento profissional precisa desenvolver as competências do mundo digital do professor, focando em um modelo de aplicação das tecnologias que se concentra na aprendizagem dos estudantes, com exemplos de práticas de ensino usando a tecnologia e níveis de aprendizagem a serem alcançados dentro dessas competências. A jornada começa com a exposição à tecnologia digital, percorrendo pela educação midiática, pelo desenvolvimento de uma cidadania digital, até o nível de transformação, que é quando o professor se sente seguro e tem autonomia de integrar a educação e a tecnologia digital. Nesta pesquisa o foco será a educação midiática, que é o processo de ensino e aprendizagem sobre os diversos meios de comunicação que formam a mídia e que envolve a aplicação do senso crítico, significativo e reflexivo. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, a partir de referenciais como Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Freire (1979), Tardif (2011), Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). |
id |
UTFPR-6_aabfc6b6999c53c50f3044531b5a5059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15010 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação midiática e a formação continuada docente7.08.04.00-1Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, TecnologiaCom a pandemia da COVID-19, ficou visível que a formação docente tem lacunas, como por exemplo, a inserção de maneira pedagógica de recursos digitais com o desenvolvimento profissional do professor, além de melhores práticas usando tecnologia em sala de aula deque não seja um momento de recreação com os estudantes. A formação continuada tida como processo de aperfeiçoamento profissional precisa desenvolver as competências do mundo digital do professor, focando em um modelo de aplicação das tecnologias que se concentra na aprendizagem dos estudantes, com exemplos de práticas de ensino usando a tecnologia e níveis de aprendizagem a serem alcançados dentro dessas competências. A jornada começa com a exposição à tecnologia digital, percorrendo pela educação midiática, pelo desenvolvimento de uma cidadania digital, até o nível de transformação, que é quando o professor se sente seguro e tem autonomia de integrar a educação e a tecnologia digital. Nesta pesquisa o foco será a educação midiática, que é o processo de ensino e aprendizagem sobre os diversos meios de comunicação que formam a mídia e que envolve a aplicação do senso crítico, significativo e reflexivo. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, a partir de referenciais como Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Freire (1979), Tardif (2011), Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rafael Sousa Dantas, Paulo HenriquePereira Rufino, Hugo LeonardoNakamoto, Paula Teixeira2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1501010.3895/rts.v18n54.15010Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-325Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-3251984-35261809-004410.3895/rts.v18n54reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010/9119Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:25Zoai:periodicos.utfpr:article/15010Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:25Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação midiática e a formação continuada docente |
title |
A educação midiática e a formação continuada docente |
spellingShingle |
A educação midiática e a formação continuada docente Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique 7.08.04.00-1 Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, Tecnologia |
title_short |
A educação midiática e a formação continuada docente |
title_full |
A educação midiática e a formação continuada docente |
title_fullStr |
A educação midiática e a formação continuada docente |
title_full_unstemmed |
A educação midiática e a formação continuada docente |
title_sort |
A educação midiática e a formação continuada docente |
author |
Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique |
author_facet |
Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique Pereira Rufino, Hugo Leonardo Nakamoto, Paula Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Rufino, Hugo Leonardo Nakamoto, Paula Teixeira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique Pereira Rufino, Hugo Leonardo Nakamoto, Paula Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1 Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, Tecnologia |
topic |
7.08.04.00-1 Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, Tecnologia |
description |
Com a pandemia da COVID-19, ficou visível que a formação docente tem lacunas, como por exemplo, a inserção de maneira pedagógica de recursos digitais com o desenvolvimento profissional do professor, além de melhores práticas usando tecnologia em sala de aula deque não seja um momento de recreação com os estudantes. A formação continuada tida como processo de aperfeiçoamento profissional precisa desenvolver as competências do mundo digital do professor, focando em um modelo de aplicação das tecnologias que se concentra na aprendizagem dos estudantes, com exemplos de práticas de ensino usando a tecnologia e níveis de aprendizagem a serem alcançados dentro dessas competências. A jornada começa com a exposição à tecnologia digital, percorrendo pela educação midiática, pelo desenvolvimento de uma cidadania digital, até o nível de transformação, que é quando o professor se sente seguro e tem autonomia de integrar a educação e a tecnologia digital. Nesta pesquisa o foco será a educação midiática, que é o processo de ensino e aprendizagem sobre os diversos meios de comunicação que formam a mídia e que envolve a aplicação do senso crítico, significativo e reflexivo. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, a partir de referenciais como Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Freire (1979), Tardif (2011), Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010 10.3895/rts.v18n54.15010 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v18n54.15010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010/9119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-325 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-325 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v18n54 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237663052103680 |