A educação midiática e a formação continuada docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira Rufino, Hugo Leonardo, Nakamoto, Paula Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010
Resumo: Com a pandemia da COVID-19, ficou visível que a formação docente tem lacunas, como por exemplo, a inserção de maneira pedagógica de recursos digitais com o desenvolvimento profissional do professor, além de melhores práticas usando tecnologia em sala de aula deque não seja um momento de recreação com os estudantes. A formação continuada tida como processo de aperfeiçoamento profissional precisa desenvolver as competências do mundo digital do professor, focando em um modelo de aplicação das tecnologias que se concentra na aprendizagem dos estudantes, com exemplos de práticas de ensino usando a tecnologia e níveis de aprendizagem a serem alcançados dentro dessas competências. A jornada começa com a exposição à tecnologia digital, percorrendo pela educação midiática, pelo desenvolvimento de uma cidadania digital, até o nível de transformação, que é quando o professor se sente seguro e tem autonomia de integrar a educação e a tecnologia digital. Nesta pesquisa o foco será a educação midiática, que é o processo de ensino e aprendizagem sobre os diversos meios de comunicação que formam a mídia e que envolve a aplicação do senso crítico, significativo e reflexivo. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, a partir de referenciais como Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Freire (1979), Tardif (2011), Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 
id UTFPR-6_aabfc6b6999c53c50f3044531b5a5059
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15010
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A educação midiática e a formação continuada docente7.08.04.00-1Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, TecnologiaCom a pandemia da COVID-19, ficou visível que a formação docente tem lacunas, como por exemplo, a inserção de maneira pedagógica de recursos digitais com o desenvolvimento profissional do professor, além de melhores práticas usando tecnologia em sala de aula deque não seja um momento de recreação com os estudantes. A formação continuada tida como processo de aperfeiçoamento profissional precisa desenvolver as competências do mundo digital do professor, focando em um modelo de aplicação das tecnologias que se concentra na aprendizagem dos estudantes, com exemplos de práticas de ensino usando a tecnologia e níveis de aprendizagem a serem alcançados dentro dessas competências. A jornada começa com a exposição à tecnologia digital, percorrendo pela educação midiática, pelo desenvolvimento de uma cidadania digital, até o nível de transformação, que é quando o professor se sente seguro e tem autonomia de integrar a educação e a tecnologia digital. Nesta pesquisa o foco será a educação midiática, que é o processo de ensino e aprendizagem sobre os diversos meios de comunicação que formam a mídia e que envolve a aplicação do senso crítico, significativo e reflexivo. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, a partir de referenciais como Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Freire (1979), Tardif (2011), Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rafael Sousa Dantas, Paulo HenriquePereira Rufino, Hugo LeonardoNakamoto, Paula Teixeira2022-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1501010.3895/rts.v18n54.15010Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-325Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-3251984-35261809-004410.3895/rts.v18n54reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010/9119Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:25Zoai:periodicos.utfpr:article/15010Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:25Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação midiática e a formação continuada docente
title A educação midiática e a formação continuada docente
spellingShingle A educação midiática e a formação continuada docente
Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique
7.08.04.00-1
Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, Tecnologia
title_short A educação midiática e a formação continuada docente
title_full A educação midiática e a formação continuada docente
title_fullStr A educação midiática e a formação continuada docente
title_full_unstemmed A educação midiática e a formação continuada docente
title_sort A educação midiática e a formação continuada docente
author Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique
author_facet Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique
Pereira Rufino, Hugo Leonardo
Nakamoto, Paula Teixeira
author_role author
author2 Pereira Rufino, Hugo Leonardo
Nakamoto, Paula Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rafael Sousa Dantas, Paulo Henrique
Pereira Rufino, Hugo Leonardo
Nakamoto, Paula Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1
Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, Tecnologia
topic 7.08.04.00-1
Cultura Digital; Educação Midiática; Formação Docente, Tecnologia
description Com a pandemia da COVID-19, ficou visível que a formação docente tem lacunas, como por exemplo, a inserção de maneira pedagógica de recursos digitais com o desenvolvimento profissional do professor, além de melhores práticas usando tecnologia em sala de aula deque não seja um momento de recreação com os estudantes. A formação continuada tida como processo de aperfeiçoamento profissional precisa desenvolver as competências do mundo digital do professor, focando em um modelo de aplicação das tecnologias que se concentra na aprendizagem dos estudantes, com exemplos de práticas de ensino usando a tecnologia e níveis de aprendizagem a serem alcançados dentro dessas competências. A jornada começa com a exposição à tecnologia digital, percorrendo pela educação midiática, pelo desenvolvimento de uma cidadania digital, até o nível de transformação, que é quando o professor se sente seguro e tem autonomia de integrar a educação e a tecnologia digital. Nesta pesquisa o foco será a educação midiática, que é o processo de ensino e aprendizagem sobre os diversos meios de comunicação que formam a mídia e que envolve a aplicação do senso crítico, significativo e reflexivo. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, a partir de referenciais como Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Freire (1979), Tardif (2011), Ministério da Educação (MEC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010
10.3895/rts.v18n54.15010
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010
identifier_str_mv 10.3895/rts.v18n54.15010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010/9119
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-325
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 18, n. 54 (2022); 312-325
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v18n54
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663052103680