Patentes de processos, gamification e proteção ao usuário a partir da análise do software Iramuteq
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11924 |
Resumo: | As novas tecnologias interativas juntamente com o desenvolvimento da inteligência artificial, têm levantado discussões não só por suas transformações na sociedade como também a busca pelo entendimento da proteção da propriedade intelectual das organizações como dos usuários que utilizam. Proteger os processos provenientes de inovações tecnológicas é importante assim com também proteger os usuários. Autores como Negroponte (1999), Pierre Lévy (2009) e Yuval Harari (2018), ajudam a compreender essas transformações técnico-social e seus impactos na sociedade. Esse artigo tem como objetivo analisar a inter-relação entre as viráveis: patentes, processos, gamification e proteção só usuário. Através do software IRAMUTEQ, com nove corpus textuais (conclusões de artigos) foram utilizados para análise 50 segmentos de textos, dos quais 40 foram considerados corresponde 74,67% dos dados. O Método utilizado foi exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A partir do corpus analisado sugiram 6 classes que foram agrupadas em: conceitos Gerais, Patentes de Processos/Tecnologia e Proteção ao Usuário, os resultados confinaram a inter-relação entre as variáveis, ou seja, apresentando assim a necessidade de um debate quanto a proteção aos usuários que estão expostos à quantidade cada dia maior de tecnologias e inovações, desenvolvida com o propósito de modificar o seu comportamento. Esse estudo busca contribuir para a reflexão sobre a importância da construção de uma visão bem como políticas sobre a proteção ao usuário que estão cada mais envolvidos em tecnologias e inovações que buscam mudança de comportamento. |
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Patentes de processos, gamification e proteção ao usuário a partir da análise do software IramuteqSistemas de Informação; Análise de Dados; Software Básico; Processos da Comunicação; Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento; Desenvolvimento Social e da PersonalidadePatentes de Processos; Gamification; Iramuteq..As novas tecnologias interativas juntamente com o desenvolvimento da inteligência artificial, têm levantado discussões não só por suas transformações na sociedade como também a busca pelo entendimento da proteção da propriedade intelectual das organizações como dos usuários que utilizam. Proteger os processos provenientes de inovações tecnológicas é importante assim com também proteger os usuários. Autores como Negroponte (1999), Pierre Lévy (2009) e Yuval Harari (2018), ajudam a compreender essas transformações técnico-social e seus impactos na sociedade. Esse artigo tem como objetivo analisar a inter-relação entre as viráveis: patentes, processos, gamification e proteção só usuário. Através do software IRAMUTEQ, com nove corpus textuais (conclusões de artigos) foram utilizados para análise 50 segmentos de textos, dos quais 40 foram considerados corresponde 74,67% dos dados. O Método utilizado foi exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A partir do corpus analisado sugiram 6 classes que foram agrupadas em: conceitos Gerais, Patentes de Processos/Tecnologia e Proteção ao Usuário, os resultados confinaram a inter-relação entre as variáveis, ou seja, apresentando assim a necessidade de um debate quanto a proteção aos usuários que estão expostos à quantidade cada dia maior de tecnologias e inovações, desenvolvida com o propósito de modificar o seu comportamento. Esse estudo busca contribuir para a reflexão sobre a importância da construção de uma visão bem como políticas sobre a proteção ao usuário que estão cada mais envolvidos em tecnologias e inovações que buscam mudança de comportamento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqMonte, Washington Sales doDe-Bortoli, RobeliusFeitosa, Elis Regina Monte2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1192410.3895/rts.v17n47.11924Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 172-182Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 47 (2021); 172-1821984-35261809-004410.3895/rts.v17n47reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/11924/8247https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/11924/2001https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/downloadSuppFile/11924/2036Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-01T14:24:38Zoai:periodicos.utfpr:article/11924Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-04-01T14:24:38Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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