A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615 |
Resumo: | As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) passaram a fazer parte rotineiramente da vida social. As crianças estão fortemente expostas a tais tecnologias, demonstrando aparente domínio, mas desconhecendo o sentido de vigilância a que podem estar sendo submetidas. Sendo assim, buscamos refletir a temática crianças e tecnologias digitais sobre o aspecto de conceitos de vigilância estudados pelo filósofo Michael Focault e também presentes na obra “1984” de George Orwell. Entrevistamos 236 crianças entre 9 e 11 anos, objetivando identificar e analisar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, apresentamos dados que demonstram haver um forte discurso tecnológico, não tão fiel a realidade do conhecimento por parte destas. Concluímos que há grande grau de dependência tecnológica, exposição excessiva de sua identidade e principalmente a falta de introdução ao mundo digital de maneira consciente, através de ensino assistido e reflexivo. |
id |
UTFPR-6_cf4a05411d2f30e60e4817d0f106ca40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4615 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revelaEducação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia EducacionalCiência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias DigitaisAs tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) passaram a fazer parte rotineiramente da vida social. As crianças estão fortemente expostas a tais tecnologias, demonstrando aparente domínio, mas desconhecendo o sentido de vigilância a que podem estar sendo submetidas. Sendo assim, buscamos refletir a temática crianças e tecnologias digitais sobre o aspecto de conceitos de vigilância estudados pelo filósofo Michael Focault e também presentes na obra “1984” de George Orwell. Entrevistamos 236 crianças entre 9 e 11 anos, objetivando identificar e analisar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, apresentamos dados que demonstram haver um forte discurso tecnológico, não tão fiel a realidade do conhecimento por parte destas. Concluímos que há grande grau de dependência tecnológica, exposição excessiva de sua identidade e principalmente a falta de introdução ao mundo digital de maneira consciente, através de ensino assistido e reflexivo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Falcão, Patricia Mirella de PauloMill, Daniel2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/461510.3895/rts.v14n30.4615Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)1984-35261809-004410.3895/rts.v14n30reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615/4780Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T17:17:19Zoai:periodicos.utfpr:article/4615Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2018-07-10T17:17:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
title |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
spellingShingle |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela Falcão, Patricia Mirella de Paulo Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias Digitais |
title_short |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
title_full |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
title_fullStr |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
title_full_unstemmed |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
title_sort |
A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela |
author |
Falcão, Patricia Mirella de Paulo |
author_facet |
Falcão, Patricia Mirella de Paulo Mill, Daniel |
author_role |
author |
author2 |
Mill, Daniel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Patricia Mirella de Paulo Mill, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias Digitais |
topic |
Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias Digitais |
description |
As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) passaram a fazer parte rotineiramente da vida social. As crianças estão fortemente expostas a tais tecnologias, demonstrando aparente domínio, mas desconhecendo o sentido de vigilância a que podem estar sendo submetidas. Sendo assim, buscamos refletir a temática crianças e tecnologias digitais sobre o aspecto de conceitos de vigilância estudados pelo filósofo Michael Focault e também presentes na obra “1984” de George Orwell. Entrevistamos 236 crianças entre 9 e 11 anos, objetivando identificar e analisar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, apresentamos dados que demonstram haver um forte discurso tecnológico, não tão fiel a realidade do conhecimento por parte destas. Concluímos que há grande grau de dependência tecnológica, exposição excessiva de sua identidade e principalmente a falta de introdução ao mundo digital de maneira consciente, através de ensino assistido e reflexivo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615 10.3895/rts.v14n30.4615 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v14n30.4615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615/4780 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v14n30 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877591203840 |