A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Patricia Mirella de Paulo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mill, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) passaram a fazer parte rotineiramente da vida social. As crianças estão fortemente expostas a tais tecnologias, demonstrando aparente domínio, mas desconhecendo o sentido de vigilância a que podem estar sendo submetidas. Sendo assim, buscamos refletir a temática crianças e tecnologias digitais sobre o aspecto de conceitos de vigilância estudados pelo filósofo Michael Focault e também presentes na obra “1984” de George Orwell. Entrevistamos 236 crianças entre 9 e 11 anos, objetivando identificar e analisar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, apresentamos dados que demonstram haver um forte discurso tecnológico, não tão fiel a realidade do conhecimento por parte destas. Concluímos que há grande grau de dependência tecnológica, exposição excessiva de sua identidade e principalmente a falta de introdução ao mundo digital de maneira consciente, através de ensino assistido e reflexivo.
id UTFPR-6_cf4a05411d2f30e60e4817d0f106ca40
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4615
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revelaEducação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia EducacionalCiência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias DigitaisAs tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) passaram a fazer parte rotineiramente da vida social. As crianças estão fortemente expostas a tais tecnologias, demonstrando aparente domínio, mas desconhecendo o sentido de vigilância a que podem estar sendo submetidas. Sendo assim, buscamos refletir a temática crianças e tecnologias digitais sobre o aspecto de conceitos de vigilância estudados pelo filósofo Michael Focault e também presentes na obra “1984” de George Orwell. Entrevistamos 236 crianças entre 9 e 11 anos, objetivando identificar e analisar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, apresentamos dados que demonstram haver um forte discurso tecnológico, não tão fiel a realidade do conhecimento por parte destas. Concluímos que há grande grau de dependência tecnológica, exposição excessiva de sua identidade e principalmente a falta de introdução ao mundo digital de maneira consciente, através de ensino assistido e reflexivo.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Falcão, Patricia Mirella de PauloMill, Daniel2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/461510.3895/rts.v14n30.4615Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)1984-35261809-004410.3895/rts.v14n30reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615/4780Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T17:17:19Zoai:periodicos.utfpr:article/4615Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2018-07-10T17:17:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
title A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
spellingShingle A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
Falcão, Patricia Mirella de Paulo
Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias Digitais
title_short A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
title_full A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
title_fullStr A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
title_full_unstemmed A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
title_sort A criança e seu fascínio pelo mundo digital: o que o discurso nos revela
author Falcão, Patricia Mirella de Paulo
author_facet Falcão, Patricia Mirella de Paulo
Mill, Daniel
author_role author
author2 Mill, Daniel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Patricia Mirella de Paulo
Mill, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias Digitais
topic Educação; Ensino-Aprendizagem; Tecnologia Educacional
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação e Tecnologia; Tecnologias Digitais
description As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) passaram a fazer parte rotineiramente da vida social. As crianças estão fortemente expostas a tais tecnologias, demonstrando aparente domínio, mas desconhecendo o sentido de vigilância a que podem estar sendo submetidas. Sendo assim, buscamos refletir a temática crianças e tecnologias digitais sobre o aspecto de conceitos de vigilância estudados pelo filósofo Michael Focault e também presentes na obra “1984” de George Orwell. Entrevistamos 236 crianças entre 9 e 11 anos, objetivando identificar e analisar seus conhecimentos sobre tais tecnologias. Ao final, apresentamos dados que demonstram haver um forte discurso tecnológico, não tão fiel a realidade do conhecimento por parte destas. Concluímos que há grande grau de dependência tecnológica, exposição excessiva de sua identidade e principalmente a falta de introdução ao mundo digital de maneira consciente, através de ensino assistido e reflexivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615
10.3895/rts.v14n30.4615
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615
identifier_str_mv 10.3895/rts.v14n30.4615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/4615/4780
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v14n30
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223877591203840