Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baseggio , Karina Roberta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Muniz , Eray Proença
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531
Resumo: A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos.
id UTFPR-6_e785df9370c20e04295ba62925c13f5c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2531
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagemA Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/253110.3895/rts.v5n8.2531Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009)1984-35261809-004410.3895/rts.v5n8reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531/1646Direitos autorais 2009 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaseggio , Karina Roberta Muniz , Eray Proença 2014-12-10T12:10:11Zoai:periodicos.utfpr:article/2531Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:10:11Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
title Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
spellingShingle Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
Baseggio , Karina Roberta
title_short Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
title_full Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
title_fullStr Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
title_full_unstemmed Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
title_sort Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
author Baseggio , Karina Roberta
author_facet Baseggio , Karina Roberta
Muniz , Eray Proença
author_role author
author2 Muniz , Eray Proença
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baseggio , Karina Roberta
Muniz , Eray Proença
description A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531
10.3895/rts.v5n8.2531
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531
identifier_str_mv 10.3895/rts.v5n8.2531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531/1646
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2009 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v5n8
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223876036165632