Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos. |
id |
UTFPR-6_e785df9370c20e04295ba62925c13f5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2531 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagemA Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/253110.3895/rts.v5n8.2531Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009)1984-35261809-004410.3895/rts.v5n8reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531/1646Direitos autorais 2009 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaseggio , Karina Roberta Muniz , Eray Proença 2014-12-10T12:10:11Zoai:periodicos.utfpr:article/2531Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:10:11Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
title |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
spellingShingle |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem Baseggio , Karina Roberta |
title_short |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
title_full |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
title_fullStr |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
title_sort |
Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem |
author |
Baseggio , Karina Roberta |
author_facet |
Baseggio , Karina Roberta Muniz , Eray Proença |
author_role |
author |
author2 |
Muniz , Eray Proença |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baseggio , Karina Roberta Muniz , Eray Proença |
description |
A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino que prevê a construção da autonomia do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Este artigo objetiva levantar aspectos dessa questão na bibliografia estudada e ainda verificar em que medida os estudantes envolvidos na pesquisa apresentam habilidades que os identificam autônomos em seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento da situação da EAD em São Gabriel do Oeste/MS, observação e aplicação de questionário com perguntas relacionadas à atuação dos estudantes nessa modalidade de ensino. Foram envolvidos cinco alunos de cursos diferentes e em variados graus de estudo. Constatou-se que a autonomia desses estudantes é parcial, uma vez que os mesmos apresentaram apenas algumas das habilidades que indicam autonomia no processo de aprendizagem. A expectativa é que esse resultado possa auxiliar as instituições conceptoras de cursos em EAD a direcionar procedimentos que viabilizem o alcance dessas habilidades em seus alunos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531 10.3895/rts.v5n8.2531 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v5n8.2531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2531/1646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2009 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2009 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 5, n. 8 (2009) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v5n8 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223876036165632 |