Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517 |
Resumo: | Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line. |
id |
UTFPR-6_ef48cc8ee80383db78385b48231a5c81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2517 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussãoDesde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2008-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/251710.3895/rts.v4n6.2517Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)1984-35261809-004410.3895/rts.v4n6reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517/1630Direitos autorais 2008 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSegenreich , Stella Cecilia Duarte 2014-12-10T12:09:41Zoai:periodicos.utfpr:article/2517Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:09:41Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
title |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
spellingShingle |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão Segenreich , Stella Cecilia Duarte |
title_short |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
title_full |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
title_fullStr |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
title_full_unstemmed |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
title_sort |
Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão |
author |
Segenreich , Stella Cecilia Duarte |
author_facet |
Segenreich , Stella Cecilia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Segenreich , Stella Cecilia Duarte |
description |
Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517 10.3895/rts.v4n6.2517 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v4n6.2517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517/1630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2008 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2008 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v4n6 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223878089277440 |