Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Segenreich , Stella Cecilia Duarte
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517
Resumo: Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line.
id UTFPR-6_ef48cc8ee80383db78385b48231a5c81
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2517
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussãoDesde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2008-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/251710.3895/rts.v4n6.2517Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)1984-35261809-004410.3895/rts.v4n6reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517/1630Direitos autorais 2008 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSegenreich , Stella Cecilia Duarte 2014-12-10T12:09:41Zoai:periodicos.utfpr:article/2517Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2014-12-10T12:09:41Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
title Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
spellingShingle Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
Segenreich , Stella Cecilia Duarte
title_short Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
title_full Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
title_fullStr Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
title_full_unstemmed Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
title_sort Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on line: contribuição do fórum de discussão
author Segenreich , Stella Cecilia Duarte
author_facet Segenreich , Stella Cecilia Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Segenreich , Stella Cecilia Duarte
description Desde 2003, a disciplina Educação a Distância funciona no Mestrado em Educação Universidade Católica de Petrópolis, como laboratório de pesquisa docente e discente. A questão de pesquisa analisada neste artigo está relacionada às possibilidades de avaliação efetiva do uso da abordagem da aprendizagem colaborativa em um ambiente digital. Tomando por base a concepção de avaliação de Hadji, este trabalho se propõe a testar o fórum de discussão online como fonte significativa de evidências para análise do processo ensino-aprendizagem (plano do referido) para avaliar a proposta pedagógica da abordagem de aprendizagem colaborativa (plano do referente) desenvolvida na disciplina oferecida em 2004. A análise documental dos registros dos fóruns de discussão gerou dados quantitativos e qualitativos que permitiram verificar a presença constante de alguns elementos da abordagem da aprendizagem colaborativa, como diálogo e colaboração, a presença menos constante do questionamento e a quase ausência da capacidade de elaboração de trabalhos em equipe online. Concluindo, o fórum de discussão pode contribuir significativamente para a avaliação de programas de educação a distância on line.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517
10.3895/rts.v4n6.2517
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517
identifier_str_mv 10.3895/rts.v4n6.2517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/2517/1630
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2008 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2008 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 4, n. 6 (2008)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v4n6
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223878089277440