O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Sandra Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Carlos Cesar Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784
Resumo: Este artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social.
id UTFPR-6_f26a69851611675642369403b90bddb5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5784
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia socialeducação.Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na EducaçãoEste artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Sandra AparecidaFreitas, Carlos Cesar Garcia2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/578410.3895/rts.v14n30.5784Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)1984-35261809-004410.3895/rts.v14n30reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784/4723Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T17:17:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5784Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2018-07-10T17:17:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
title O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
spellingShingle O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
Batista, Sandra Aparecida
educação.
Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação
title_short O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
title_full O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
title_fullStr O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
title_full_unstemmed O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
title_sort O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
author Batista, Sandra Aparecida
author_facet Batista, Sandra Aparecida
Freitas, Carlos Cesar Garcia
author_role author
author2 Freitas, Carlos Cesar Garcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Sandra Aparecida
Freitas, Carlos Cesar Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv educação.
Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação
topic educação.
Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação
description Este artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-02
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784
10.3895/rts.v14n30.5784
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784
identifier_str_mv 10.3895/rts.v14n30.5784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784/4723
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v14n30
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800223875661824000