O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784 |
Resumo: | Este artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social. |
id |
UTFPR-6_f26a69851611675642369403b90bddb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5784 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia socialeducação.Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na EducaçãoEste artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Batista, Sandra AparecidaFreitas, Carlos Cesar Garcia2018-01-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/578410.3895/rts.v14n30.5784Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018)1984-35261809-004410.3895/rts.v14n30reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784/4723Direitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T17:17:19Zoai:periodicos.utfpr:article/5784Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2018-07-10T17:17:19Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
title |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
spellingShingle |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social Batista, Sandra Aparecida educação. Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação |
title_short |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
title_full |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
title_fullStr |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
title_sort |
O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social |
author |
Batista, Sandra Aparecida |
author_facet |
Batista, Sandra Aparecida Freitas, Carlos Cesar Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Carlos Cesar Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Sandra Aparecida Freitas, Carlos Cesar Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação. Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação |
topic |
educação. Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação |
description |
Este artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784 10.3895/rts.v14n30.5784 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v14n30.5784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/5784/4723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) Revista Tecnologia e Sociedade; v. 14, n. 30 (2018) 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v14n30 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223875661824000 |