Tecnologia social no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Ednilson Luiz Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sant'Anna, Daniele Ornaghi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539
Resumo: A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação.
id UTFPR-6_03a62f9fbe27e6857b6ad726c27adfcc
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/16539
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Tecnologia social no ensino básicoEducaçãoTecnologia Social; Educação; Ensino BásicoA tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vaz, Ednilson Luiz SilvaSant'Anna, Daniele Ornaghi2023-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1653910.3895/rts.v19n58.16539Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-1721984-35261809-004410.3895/rts.v19n58reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539/9953Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:15Zoai:periodicos.utfpr:article/16539Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:15Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia social no ensino básico
title Tecnologia social no ensino básico
spellingShingle Tecnologia social no ensino básico
Vaz, Ednilson Luiz Silva
Educação
Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico
title_short Tecnologia social no ensino básico
title_full Tecnologia social no ensino básico
title_fullStr Tecnologia social no ensino básico
title_full_unstemmed Tecnologia social no ensino básico
title_sort Tecnologia social no ensino básico
author Vaz, Ednilson Luiz Silva
author_facet Vaz, Ednilson Luiz Silva
Sant'Anna, Daniele Ornaghi
author_role author
author2 Sant'Anna, Daniele Ornaghi
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Ednilson Luiz Silva
Sant'Anna, Daniele Ornaghi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico
topic Educação
Tecnologia Social; Educação; Ensino Básico
description A tecnologia é uma reconhecida ferramenta da atividade humana e na concepção tradicional pode propiciar a inclusão ou exclusão, dependendo da maneira como é utilizada. Como alternativa, destaca-se a Tecnologia Social (TS), que visa a inclusão e transformação social. Nesse sentido, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como a TS tem sido desenvolvida nas escolas, a fim de contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos alunos. Para isso, analisou-se artigos científicos disponíveis na base de busca do Google Acadêmico com as palavras-chave “Tecnologia Social” e “Educação” ou “Tecnologia Social” e “Escola”. Foram encontrados um total de 33 artigos e, após os critérios de exclusão, foram selecionados apenas 4 artigos que abordaram TS na escola. Evidenciou-se que, para desenvolver TS na escola é fundamental realizar uma formação técnica abordando os fundamentos com os professores para que, posteriormente, a proposta seja trabalhada com os alunos. Além disso, as escolas que possibilitaram o desenvolvimento dessa ferramenta foram aquelas que executam o diálogo em sua prática pedagógica. Por fim, é necessário que mais pesquisas sejam desenvolvidas para validar a contribuição na escola bem como, estabelecer metodologias reprodutíveis para viabilizar sua aplicação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539
10.3895/rts.v19n58.16539
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n58.16539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/16539/9953
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 58 (2023); 162-172
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n58
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663125504001