O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bertucci, Monike Cristina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460
Resumo: O ensino de Ciências nas séries iniciais possui algumas especificidades quando comparado àquele praticado em outras etapas da Educação Básica. Uma delas é o fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como meta realizar um estudo acerca das características, fundamentos e concepções que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de Ciências em cursos de Pedagogia oferecidos por instituições públicas localizadas no estado de São Paulo. O material de análise consistiu nas ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC) e afins. Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. Algumas recomendações incluem o aumento da carga horária da disciplina e sua vinculação com a prática de ensino.
id UTFPR-7_033e5e5a98f450aa31fd0d6b92af02f9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/460
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistasO ensino de Ciências nas séries iniciais possui algumas especificidades quando comparado àquele praticado em outras etapas da Educação Básica. Uma delas é o fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como meta realizar um estudo acerca das características, fundamentos e concepções que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de Ciências em cursos de Pedagogia oferecidos por instituições públicas localizadas no estado de São Paulo. O material de análise consistiu nas ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC) e afins. Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. Algumas recomendações incluem o aumento da carga horária da disciplina e sua vinculação com a prática de ensino.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/46010.3895/S1982-873X2009000200007Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460/341Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOvigli, Daniel Fernando BovolentaBertucci, Monike Cristina Silva2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/460Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
title O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
spellingShingle O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
title_short O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
title_full O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
title_fullStr O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
title_full_unstemmed O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
title_sort O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
author Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
author_facet Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Bertucci, Monike Cristina Silva
author_role author
author2 Bertucci, Monike Cristina Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta
Bertucci, Monike Cristina Silva
description O ensino de Ciências nas séries iniciais possui algumas especificidades quando comparado àquele praticado em outras etapas da Educação Básica. Uma delas é o fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como meta realizar um estudo acerca das características, fundamentos e concepções que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de Ciências em cursos de Pedagogia oferecidos por instituições públicas localizadas no estado de São Paulo. O material de análise consistiu nas ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC) e afins. Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. Algumas recomendações incluem o aumento da carga horária da disciplina e sua vinculação com a prática de ensino.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460
10.3895/S1982-873X2009000200007
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460/341
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872074899456