O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460 |
Resumo: | O ensino de Ciências nas séries iniciais possui algumas especificidades quando comparado àquele praticado em outras etapas da Educação Básica. Uma delas é o fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como meta realizar um estudo acerca das características, fundamentos e concepções que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de Ciências em cursos de Pedagogia oferecidos por instituições públicas localizadas no estado de São Paulo. O material de análise consistiu nas ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC) e afins. Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. Algumas recomendações incluem o aumento da carga horária da disciplina e sua vinculação com a prática de ensino. |
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O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistasO ensino de Ciências nas séries iniciais possui algumas especificidades quando comparado àquele praticado em outras etapas da Educação Básica. Uma delas é o fato de contar com um professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento. Este trabalho teve como meta realizar um estudo acerca das características, fundamentos e concepções que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de Ciências em cursos de Pedagogia oferecidos por instituições públicas localizadas no estado de São Paulo. O material de análise consistiu nas ementas e programas detalhados das disciplinas Metodologia de Ensino de Ciências (MEC) e afins. Verificou-se que os programas acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina MEC. Algumas recomendações incluem o aumento da carga horária da disciplina e sua vinculação com a prática de ensino.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/46010.3895/S1982-873X2009000200007Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/460/341Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOvigli, Daniel Fernando BovolentaBertucci, Monike Cristina Silva2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/460Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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