Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716 |
Resumo: | Apresentamos um recorte de pesquisa de mestrado que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Identificamos aprendizagens dos alunos-pesquisadores da educação profissional no movimento da pesquisa-ação que oportunizou a criação do recurso. Partimos das perguntas: como se deu a interação ciência e tecnologia no projeto de feira de matemática? Que conteúdos foram mobilizados durante o movimento da pesquisa-ação? Como isso aconteceu? Buscando respostas, analisamos conversas de Whatsapp e respostas a um formulário e a um questionário, nossos instrumentos para produção de dados. Ao final, destacamos a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, ao retomarmos os conteúdos matemáticos e do núcleo profissional, acreditamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar, reconstituindo a totalidade do conhecimento pela relação entre distintos conceitos abordados. |
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Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissionalMatemáticaInterdisciplinaridade; Feira de Matemática; Educação Profissional; Educação Matemática.Apresentamos um recorte de pesquisa de mestrado que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Identificamos aprendizagens dos alunos-pesquisadores da educação profissional no movimento da pesquisa-ação que oportunizou a criação do recurso. Partimos das perguntas: como se deu a interação ciência e tecnologia no projeto de feira de matemática? Que conteúdos foram mobilizados durante o movimento da pesquisa-ação? Como isso aconteceu? Buscando respostas, analisamos conversas de Whatsapp e respostas a um formulário e a um questionário, nossos instrumentos para produção de dados. Ao final, destacamos a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, ao retomarmos os conteúdos matemáticos e do núcleo profissional, acreditamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar, reconstituindo a totalidade do conhecimento pela relação entre distintos conceitos abordados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sá, Lauro Chagas eSá, Fabrício Bortolini deSilva, Sandra Aparecida Fraga da2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/571610.3895/rbect.v10n1.5716Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5716Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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