Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Lauro Chagas e
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sá, Fabrício Bortolini de, Silva, Sandra Aparecida Fraga da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716
Resumo: Apresentamos um recorte de pesquisa de mestrado que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Identificamos aprendizagens dos alunos-pesquisadores da educação profissional no movimento da pesquisa-ação que oportunizou a criação do recurso. Partimos das perguntas: como se deu a interação ciência e tecnologia no projeto de feira de matemática? Que conteúdos foram mobilizados durante o movimento da pesquisa-ação? Como isso aconteceu? Buscando respostas, analisamos conversas de Whatsapp e respostas a um formulário e a um questionário, nossos instrumentos para produção de dados. Ao final, destacamos a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, ao retomarmos os conteúdos matemáticos e do núcleo profissional, acreditamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar, reconstituindo a totalidade do conhecimento pela relação entre distintos conceitos abordados.
id UTFPR-7_117cf629769e7333c4ed2033f9c4cef5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5716
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissionalMatemáticaInterdisciplinaridade; Feira de Matemática; Educação Profissional; Educação Matemática.Apresentamos um recorte de pesquisa de mestrado que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Identificamos aprendizagens dos alunos-pesquisadores da educação profissional no movimento da pesquisa-ação que oportunizou a criação do recurso. Partimos das perguntas: como se deu a interação ciência e tecnologia no projeto de feira de matemática? Que conteúdos foram mobilizados durante o movimento da pesquisa-ação? Como isso aconteceu? Buscando respostas, analisamos conversas de Whatsapp e respostas a um formulário e a um questionário, nossos instrumentos para produção de dados. Ao final, destacamos a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, ao retomarmos os conteúdos matemáticos e do núcleo profissional, acreditamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar, reconstituindo a totalidade do conhecimento pela relação entre distintos conceitos abordados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Sá, Lauro Chagas eSá, Fabrício Bortolini deSilva, Sandra Aparecida Fraga da2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/571610.3895/rbect.v10n1.5716Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5716Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
title Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
spellingShingle Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
Sá, Lauro Chagas e
Matemática
Interdisciplinaridade; Feira de Matemática; Educação Profissional; Educação Matemática.
title_short Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
title_full Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
title_fullStr Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
title_full_unstemmed Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
title_sort Grafos e máquinas de estados finitos: uma experiência interdisciplinar com estudantes da educação profissional
author Sá, Lauro Chagas e
author_facet Sá, Lauro Chagas e
Sá, Fabrício Bortolini de
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
author_role author
author2 Sá, Fabrício Bortolini de
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Lauro Chagas e
Sá, Fabrício Bortolini de
Silva, Sandra Aparecida Fraga da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Interdisciplinaridade; Feira de Matemática; Educação Profissional; Educação Matemática.
topic Matemática
Interdisciplinaridade; Feira de Matemática; Educação Profissional; Educação Matemática.
description Apresentamos um recorte de pesquisa de mestrado que investigou aprendizagens discentes durante construção e utilização de uma maquete eletrônica para ensino da Teoria de Grafos. Identificamos aprendizagens dos alunos-pesquisadores da educação profissional no movimento da pesquisa-ação que oportunizou a criação do recurso. Partimos das perguntas: como se deu a interação ciência e tecnologia no projeto de feira de matemática? Que conteúdos foram mobilizados durante o movimento da pesquisa-ação? Como isso aconteceu? Buscando respostas, analisamos conversas de Whatsapp e respostas a um formulário e a um questionário, nossos instrumentos para produção de dados. Ao final, destacamos a relação entre o grafo, elemento matemático, e sua utilização para produção da maquete eletrônica, por meio da utilização de máquinas de estados finitos. Assim, ao retomarmos os conteúdos matemáticos e do núcleo profissional, acreditamos ter desenvolvido um trabalho interdisciplinar, reconstituindo a totalidade do conhecimento pela relação entre distintos conceitos abordados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716
10.3895/rbect.v10n1.5716
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n1.5716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5716/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872058122240