Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabri, Fabiane
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silveira, Rosemari M. C. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1264
Resumo: Para esse artigo buscou-se contemplar a problemática do lixo tecnológico para  trabalhar  a  temática  Ambiente,  visando  a  Alfabetização  Científica  e Tecnológica  (ACT)  no  ensino  de  Ciências.  O  estudo  foi  desenvolvido em  uma turma de alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede Municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo  temático  Recursos  Tecnológicos  proposto  pelos  Parâmetros  Curriculares Nacionais.  A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa com  observação  participante.  Dentre  as  atividades  organizadas  pode-se  citar:  a visita a uma cooperativa de reciclagem, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de fôlderes, produções escritas.  Ao final do estudo, percebeu-se que os alunos  já  conseguiam  fazer  reflexões  sobre  as  questões  sociais  do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de  que essas  reflexões  continuem  ocorrendo  durante  a  sua vida  escolar,  pois  se  acredita que  só  dessa  forma  a  postura  reflexiva acerca  da  Ciência  e  da  Tecnologia  será internalizada. Salienta-se  que  esses  são  dados  da  dissertação  de  mestrado,  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Ensino  de  Ciência  e  Tecnologia  da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG)
id UTFPR-7_15ab7feffa8e6d1934571b2485e9e14b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1264
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologicoPara esse artigo buscou-se contemplar a problemática do lixo tecnológico para  trabalhar  a  temática  Ambiente,  visando  a  Alfabetização  Científica  e Tecnológica  (ACT)  no  ensino  de  Ciências.  O  estudo  foi  desenvolvido em  uma turma de alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede Municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo  temático  Recursos  Tecnológicos  proposto  pelos  Parâmetros  Curriculares Nacionais.  A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa com  observação  participante.  Dentre  as  atividades  organizadas  pode-se  citar:  a visita a uma cooperativa de reciclagem, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de fôlderes, produções escritas.  Ao final do estudo, percebeu-se que os alunos  já  conseguiam  fazer  reflexões  sobre  as  questões  sociais  do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de  que essas  reflexões  continuem  ocorrendo  durante  a  sua vida  escolar,  pois  se  acredita que  só  dessa  forma  a  postura  reflexiva acerca  da  Ciência  e  da  Tecnologia  será internalizada. Salienta-se  que  esses  são  dados  da  dissertação  de  mestrado,  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Ensino  de  Ciência  e  Tecnologia  da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG)Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fabri, FabianeSilveira, Rosemari M. C. F.2012-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/126410.3895/S1982-873X2012000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1264/851Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/1264Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
title Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
spellingShingle Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
Fabri, Fabiane
title_short Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
title_full Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
title_fullStr Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
title_full_unstemmed Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
title_sort Alfabetização científica e tecnologica nos anos iniciais a partir do tema lixo tecnologico
author Fabri, Fabiane
author_facet Fabri, Fabiane
Silveira, Rosemari M. C. F.
author_role author
author2 Silveira, Rosemari M. C. F.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabri, Fabiane
Silveira, Rosemari M. C. F.
description Para esse artigo buscou-se contemplar a problemática do lixo tecnológico para  trabalhar  a  temática  Ambiente,  visando  a  Alfabetização  Científica  e Tecnológica  (ACT)  no  ensino  de  Ciências.  O  estudo  foi  desenvolvido em  uma turma de alunos do 2º ano do 2º ciclo da rede Municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), partindo do eixo  temático  Recursos  Tecnológicos  proposto  pelos  Parâmetros  Curriculares Nacionais.  A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza interpretativa com  observação  participante.  Dentre  as  atividades  organizadas  pode-se  citar:  a visita a uma cooperativa de reciclagem, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de fôlderes, produções escritas.  Ao final do estudo, percebeu-se que os alunos  já  conseguiam  fazer  reflexões  sobre  as  questões  sociais  do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de  que essas  reflexões  continuem  ocorrendo  durante  a  sua vida  escolar,  pois  se  acredita que  só  dessa  forma  a  postura  reflexiva acerca  da  Ciência  e  da  Tecnologia  será internalizada. Salienta-se  que  esses  são  dados  da  dissertação  de  mestrado,  do Programa  de  Pós-Graduação  em  Ensino  de  Ciência  e  Tecnologia  da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (UTFPR-PG)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1264
10.3895/S1982-873X2012000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1264
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1264/851
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 2 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870936145920