Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Milene Dutra
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Freitas, Mário Sérgio Teixeira, Miquelin, Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968
Resumo: Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências.
id UTFPR-7_1e0d6408af5e53f5eaed5da879f57733
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2968
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de ÓpticaNesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva, Milene Dutrade Freitas, Mário Sérgio TeixeiraMiquelin, Awdry Feisser2015-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/296810.3895/rbect.v8n2.2968Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968/2052Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2968Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
spellingShingle Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
da Silva, Milene Dutra
title_short Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_full Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_fullStr Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_full_unstemmed Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
title_sort Algumas possibilidades de interação entre Arte Urbana, Joseph Wright e o Ensino de Óptica
author da Silva, Milene Dutra
author_facet da Silva, Milene Dutra
de Freitas, Mário Sérgio Teixeira
Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
author2 de Freitas, Mário Sérgio Teixeira
Miquelin, Awdry Feisser
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Milene Dutra
de Freitas, Mário Sérgio Teixeira
Miquelin, Awdry Feisser
description Nesta investigação, o ensino de alguns tópicos da óptica foi repensado relacionando ciência e arte, entendidas como expressões humanas inseparáveis e instrumentos de compreensão do mundo. Foi desenvolvida uma unidade didática envolvendo conceitos da óptica geométrica no ensino médio, norteada pela pedagogia dialógico-problematizadora de Paulo Freire, e aplicada em três colégios estaduais em Curitiba. O tema gerador foi a Arte Urbana, presente no universo dos nossos educandos. A discussão gerada abordou o conceito de Ciência e na problematização utilizou-se a tela “An Experiment on a Bird in the Air Pump” (1766), de Joseph Wright of Derby. A estratégia de pesquisa foi do tipo observação participante e o tratamento de dados pelo método comparativo constante. Os dados foram obtidos no estilo cooperativo e a categoria geral definida para análise foi a das “Perspectivas tidas pelos sujeitos”, consoante com a concepção freiriana de educação centrada nos sujeitos envolvidos e suas vivências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968
10.3895/rbect.v8n2.2968
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n2.2968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2968/2052
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871821144064