Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1636 |
Resumo: | Atividades escolares que buscam a Educação Ambiental devem sercapazes de melhorar a compreensão do meio ambiente, promovendo a alteraçãodos comportamentos dos alunos para com seu ambiente e as próprias relaçõesinterpessoais. Quando se fala na modificação do comportamento, os jogos têmpapel fundamental. Desta forma, este trabalho teve por objetivo odesenvolvimento e a avaliação de um jogo didático intitulado “Trilha EcológicoCapixaba” baseado na realidade dos alunos, comprometido com o ensino deCiências e com a transformação socioambiental. O jogo foi aplicado em umaturma do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marieta Escobar,localizada no bairro Santa Martha, no município de Vitória (ES). Trata-se de umestudo de práticas pedagógicas, desenvolvido com abordagem qualitativa,construído a partir de observações dos autores dentro de uma perspectivafenomenológica. Os resultados indicam que o jogo desenvolvido obteveresultados satisfatórios enquanto instrumento motivador do aprendizado,trazendo benefícios na construção, desconstrução e reconstrução dosconhecimentos por parte das crianças, capaz de romper paradigmas sobre asconcepções de meio ambiente. Desta forma, acredita-se que o jogo “TrilhaEcológica Capixaba” é uma atividade pedagógica lúdica capaz de modificar aconcepção dos alunos de meio ambiente para uma perspectiva maismultidimensional, que considera o meio ambiente como um sistema complexo,sensibilizando o educando de forma que valorize mais o ambiente em que vive.Palavras-chave: Jogo pedagógico, Ensino de ciências, Educação ambiental,Metodologias lúdicas. |
id |
UTFPR-7_1e17129ec41bef1c314437b1bba3073d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1636 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidadeAtividades escolares que buscam a Educação Ambiental devem sercapazes de melhorar a compreensão do meio ambiente, promovendo a alteraçãodos comportamentos dos alunos para com seu ambiente e as próprias relaçõesinterpessoais. Quando se fala na modificação do comportamento, os jogos têmpapel fundamental. Desta forma, este trabalho teve por objetivo odesenvolvimento e a avaliação de um jogo didático intitulado “Trilha EcológicoCapixaba” baseado na realidade dos alunos, comprometido com o ensino deCiências e com a transformação socioambiental. O jogo foi aplicado em umaturma do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marieta Escobar,localizada no bairro Santa Martha, no município de Vitória (ES). Trata-se de umestudo de práticas pedagógicas, desenvolvido com abordagem qualitativa,construído a partir de observações dos autores dentro de uma perspectivafenomenológica. Os resultados indicam que o jogo desenvolvido obteveresultados satisfatórios enquanto instrumento motivador do aprendizado,trazendo benefícios na construção, desconstrução e reconstrução dosconhecimentos por parte das crianças, capaz de romper paradigmas sobre asconcepções de meio ambiente. Desta forma, acredita-se que o jogo “TrilhaEcológica Capixaba” é uma atividade pedagógica lúdica capaz de modificar aconcepção dos alunos de meio ambiente para uma perspectiva maismultidimensional, que considera o meio ambiente como um sistema complexo,sensibilizando o educando de forma que valorize mais o ambiente em que vive.Palavras-chave: Jogo pedagógico, Ensino de ciências, Educação ambiental,Metodologias lúdicas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Muline, Leonardo SalvalaioGomes, Adriane GonçalvesAmado, Manuella VillarCampos, Carlos Roberto Pires2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/163610.3895/S1982-873X2013000200012Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1636/1043Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1636Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
title |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
spellingShingle |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade Muline, Leonardo Salvalaio |
title_short |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
title_full |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
title_fullStr |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
title_full_unstemmed |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
title_sort |
Jogo da “trilha ecológica capixaba”: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade |
author |
Muline, Leonardo Salvalaio |
author_facet |
Muline, Leonardo Salvalaio Gomes, Adriane Gonçalves Amado, Manuella Villar Campos, Carlos Roberto Pires |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Adriane Gonçalves Amado, Manuella Villar Campos, Carlos Roberto Pires |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muline, Leonardo Salvalaio Gomes, Adriane Gonçalves Amado, Manuella Villar Campos, Carlos Roberto Pires |
description |
Atividades escolares que buscam a Educação Ambiental devem sercapazes de melhorar a compreensão do meio ambiente, promovendo a alteraçãodos comportamentos dos alunos para com seu ambiente e as próprias relaçõesinterpessoais. Quando se fala na modificação do comportamento, os jogos têmpapel fundamental. Desta forma, este trabalho teve por objetivo odesenvolvimento e a avaliação de um jogo didático intitulado “Trilha EcológicoCapixaba” baseado na realidade dos alunos, comprometido com o ensino deCiências e com a transformação socioambiental. O jogo foi aplicado em umaturma do sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marieta Escobar,localizada no bairro Santa Martha, no município de Vitória (ES). Trata-se de umestudo de práticas pedagógicas, desenvolvido com abordagem qualitativa,construído a partir de observações dos autores dentro de uma perspectivafenomenológica. Os resultados indicam que o jogo desenvolvido obteveresultados satisfatórios enquanto instrumento motivador do aprendizado,trazendo benefícios na construção, desconstrução e reconstrução dosconhecimentos por parte das crianças, capaz de romper paradigmas sobre asconcepções de meio ambiente. Desta forma, acredita-se que o jogo “TrilhaEcológica Capixaba” é uma atividade pedagógica lúdica capaz de modificar aconcepção dos alunos de meio ambiente para uma perspectiva maismultidimensional, que considera o meio ambiente como um sistema complexo,sensibilizando o educando de forma que valorize mais o ambiente em que vive.Palavras-chave: Jogo pedagógico, Ensino de ciências, Educação ambiental,Metodologias lúdicas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1636 10.3895/S1982-873X2013000200012 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1636 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1636/1043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870100430848 |