Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darroz, Luiz Marcelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Werner da Rosa, Cleci Teresinha, Rosa, Alvaro Becker da, Perez, Carlos Ariel Samudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479
Resumo: Neste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores.
id UTFPR-7_1f539fce72761b9ba605cffe7c16aa36
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1479
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomiaNeste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Darroz, Luiz MarceloWerner da Rosa, Cleci TeresinhaRosa, Alvaro Becker daPerez, Carlos Ariel Samudio2014-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/147910.3895/S1982-873X2013000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479/1144Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-19T20:31:38Zoai:periodicos.utfpr:article/1479Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-02-19T20:31:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
title Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
spellingShingle Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
Darroz, Luiz Marcelo
title_short Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
title_full Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
title_fullStr Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
title_full_unstemmed Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
title_sort Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
author Darroz, Luiz Marcelo
author_facet Darroz, Luiz Marcelo
Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Rosa, Alvaro Becker da
Perez, Carlos Ariel Samudio
author_role author
author2 Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Rosa, Alvaro Becker da
Perez, Carlos Ariel Samudio
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Darroz, Luiz Marcelo
Werner da Rosa, Cleci Teresinha
Rosa, Alvaro Becker da
Perez, Carlos Ariel Samudio
description Neste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479
10.3895/S1982-873X2013000300006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479/1144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869657931776