Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479 |
Resumo: | Neste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores. |
id |
UTFPR-7_1f539fce72761b9ba605cffe7c16aa36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1479 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomiaNeste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Darroz, Luiz MarceloWerner da Rosa, Cleci TeresinhaRosa, Alvaro Becker daPerez, Carlos Ariel Samudio2014-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/147910.3895/S1982-873X2013000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479/1144Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-02-19T20:31:38Zoai:periodicos.utfpr:article/1479Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-02-19T20:31:38Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
title |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
spellingShingle |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia Darroz, Luiz Marcelo |
title_short |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
title_full |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
title_fullStr |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
title_full_unstemmed |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
title_sort |
Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia |
author |
Darroz, Luiz Marcelo |
author_facet |
Darroz, Luiz Marcelo Werner da Rosa, Cleci Teresinha Rosa, Alvaro Becker da Perez, Carlos Ariel Samudio |
author_role |
author |
author2 |
Werner da Rosa, Cleci Teresinha Rosa, Alvaro Becker da Perez, Carlos Ariel Samudio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Darroz, Luiz Marcelo Werner da Rosa, Cleci Teresinha Rosa, Alvaro Becker da Perez, Carlos Ariel Samudio |
description |
Neste artigo, relata-se uma experiência bem-sucedida de um curso de formação continuada de professores dos primeiros anos do ensino fundamental, amparado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que utilizou mapas conceituais como recursos didáticos para a promoção da aprendizagem significativa. A proposta didática, cujo foco se centrou no ensino de conceitos básicos de astronomia, foi desenvolvida com um grupo de 20 professores da rede pública municipal de Muliterno, RS. Os resultados obtidos demonstram que o desenvolvimento de um curso de formação continuada com ênfase no que os participantes já sabem e usando mapas conceituais como recurso didático pode ser considerado uma experiência bem-sucedida no sentido de complementar os currículos dos cursos de formação de professores. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479 10.3895/S1982-873X2013000300006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1479/1144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 3 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869657931776 |