Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study

Bibliographic Details
Main Author: Curi, Edda
Publication Date: 2018
Other Authors: Martins, Priscila Bernardo
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Download full: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454
Summary: Esta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. 
id UTFPR-7_2134363296ac00dcc952b935214afb5a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8454
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson StudyContributions and challenges of a research project involving collaborative groups and the Lesson Study methodology9.05.00.00-8Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemáticaLesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics EducationEsta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. This discussion is based on the results of a research project funded by FAPESP, which involves an experiment with ten teachers from the first years of Elementary School, two public schools in the city of São Paulo, and researchers from a private university. The purpose of this article is to show the contributions and limits of a Project involving collaborative groups and the teacher training methodology called Lesson Study. Among the results, the importance of the formation of the collaborative group for the improvement of the teachers' practices and the evaluation they gave to the group dynamics, both in the first and in the third stage of the Lesson Study methodology, stand out. There was considerable progress in the preparation and analysis of teachers' classes, in the appropriation and pursuit of research, and in the analysis of curricular guidelines at the meeting times of the collaborative group.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Curi, EddaMartins, Priscila Bernardo2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/845410.3895/rbect.v11n2.8454Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:17:10Zoai:periodicos.utfpr:article/8454Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:17:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
Contributions and challenges of a research project involving collaborative groups and the Lesson Study methodology
title Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
spellingShingle Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
Curi, Edda
9.05.00.00-8
Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática
Lesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics Education
title_short Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
title_full Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
title_fullStr Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
title_full_unstemmed Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
title_sort Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
author Curi, Edda
author_facet Curi, Edda
Martins, Priscila Bernardo
author_role author
author2 Martins, Priscila Bernardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Edda
Martins, Priscila Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática
Lesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics Education
topic 9.05.00.00-8
Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática
Lesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics Education
description Esta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454
10.3895/rbect.v11n2.8454
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n2.8454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870117208064