Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Download full: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454 |
Summary: | Esta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. |
id |
UTFPR-7_2134363296ac00dcc952b935214afb5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8454 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson StudyContributions and challenges of a research project involving collaborative groups and the Lesson Study methodology9.05.00.00-8Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemáticaLesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics EducationEsta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. This discussion is based on the results of a research project funded by FAPESP, which involves an experiment with ten teachers from the first years of Elementary School, two public schools in the city of São Paulo, and researchers from a private university. The purpose of this article is to show the contributions and limits of a Project involving collaborative groups and the teacher training methodology called Lesson Study. Among the results, the importance of the formation of the collaborative group for the improvement of the teachers' practices and the evaluation they gave to the group dynamics, both in the first and in the third stage of the Lesson Study methodology, stand out. There was considerable progress in the preparation and analysis of teachers' classes, in the appropriation and pursuit of research, and in the analysis of curricular guidelines at the meeting times of the collaborative group.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Curi, EddaMartins, Priscila Bernardo2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/845410.3895/rbect.v11n2.8454Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:17:10Zoai:periodicos.utfpr:article/8454Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:17:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study Contributions and challenges of a research project involving collaborative groups and the Lesson Study methodology |
title |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study |
spellingShingle |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study Curi, Edda 9.05.00.00-8 Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática Lesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics Education |
title_short |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study |
title_full |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study |
title_fullStr |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study |
title_full_unstemmed |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study |
title_sort |
Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study |
author |
Curi, Edda |
author_facet |
Curi, Edda Martins, Priscila Bernardo |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Priscila Bernardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Edda Martins, Priscila Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática Lesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics Education |
topic |
9.05.00.00-8 Lesson Study; grupos colaborativos; pesquisa da própria prática; investigação em educação matemática Lesson Study; Collaborative Groups; Research of own practice; Research in Mathematics Education |
description |
Esta discussão é pautada nos resultados de um projeto de investigação financiado pela FAPESP, que envolve uma experiência realizada com dez professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas da rede pública da cidade de São Paulo, e pesquisadores de uma Universidade de caráter privado. O objetivo deste artigo é apresentar as contribuições e limites de um projeto que envolve grupos colaborativos e a metodologia de formação de professores denominada Lesson Study (Estudo de Aula). Entre os resultados, destacam-se a importância da constituição do grupo colaborativo para a melhoria das práticas das professoras e a valoração que elas passaram a dar para a dinâmica grupal, tanto na primeira como na terceira etapa da metodologia Lesson Study. Houve um avanço considerável na preparação e análise das aulas das professoras, na apropriação e consecução de pesquisas, e na análise de orientações curriculares nos momentos de reunião do grupo colaborativo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454 10.3895/rbect.v11n2.8454 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n2.8454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8454/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870117208064 |