Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Campos, Joanise Silva, Almeida, Wanderlan dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola.
id UTFPR-7_22d08fad0306ae7848f16b371187a7a5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2780
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino FundamentalO objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do ParáMelo, Marcos Gervânio de AzevedoCampos, Joanise SilvaAlmeida, Wanderlan dos Santos2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/278010.3895/rbect.v8n4.2780Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780/2529Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/2780Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
title Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
spellingShingle Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
title_short Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
title_full Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
title_fullStr Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
title_sort Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
author Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
author_facet Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Campos, Joanise Silva
Almeida, Wanderlan dos Santos
author_role author
author2 Campos, Joanise Silva
Almeida, Wanderlan dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marcos Gervânio de Azevedo
Campos, Joanise Silva
Almeida, Wanderlan dos Santos
description O objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780
10.3895/rbect.v8n4.2780
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n4.2780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780/2529
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n4
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871769763840