Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola. |
id |
UTFPR-7_22d08fad0306ae7848f16b371187a7a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2780 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino FundamentalO objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do ParáMelo, Marcos Gervânio de AzevedoCampos, Joanise SilvaAlmeida, Wanderlan dos Santos2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/278010.3895/rbect.v8n4.2780Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780/2529Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/2780Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
title |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental Melo, Marcos Gervânio de Azevedo |
title_short |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
title_full |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
title_sort |
Dificuldades enfrentadas por Professores de Ciências para ensinar Física no Ensino Fundamental |
author |
Melo, Marcos Gervânio de Azevedo |
author_facet |
Melo, Marcos Gervânio de Azevedo Campos, Joanise Silva Almeida, Wanderlan dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Joanise Silva Almeida, Wanderlan dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Marcos Gervânio de Azevedo Campos, Joanise Silva Almeida, Wanderlan dos Santos |
description |
O objetivo deste estudo é verificar que obstáculos estão presentes no ensino de Física realizado por professores de ciências das escolas municipais que trabalham com alunos do ultimo ano do ensino fundamental na cidade de Alenquer localizada no oeste do Pará. Foi realizada uma entrevista com os professores de Ciências que trabalham com as turmas do 9º ano nas escolas do município. Observou-se que dos cinco professores entrevistados trabalhando em escolas do município de Alenquer e que lecionam Física no último ano do ensino fundamental, nenhum possui formação em Física. Verificou-se também que os professores trabalham priorizando conteúdos de mecânica. Percebeu-se que um ponto que certamente contribui para uma repulsa à disciplina de Física, por parte dos alunos, é a cultura intensificada quase sempre por professores que acreditam piamente que as aulas práticas devam ocorrer em laboratórios sofisticados e que a falta dos mesmos inviabiliza os procedimentos práticos na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780 10.3895/rbect.v8n4.2780 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n4.2780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2780/2529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871769763840 |